Guia de vistos em Malta

Informações Importantes:

Moeda: Euro €
Tomada: Tipo G
Fuso Horário: GMT+1
Eletricidade: 230v
Adaptador: Universal

Independente da finalidade da sua viagem, caso você pretenda ficar por um período mais longo aqui em Malta ou até mesmo imigrar com a sua família, será necessário aplicar para um visto de residência.

Abaixo, listamos os principais tipos de visto para brasileiros com e sem passaporte europeu.

Visto de turismo

Brasileiros que ficarão até 90 dias em Malta não precisam de visto. Malta faz parte do Espaço Schengen, o que implica a livre movimentação de brasileiros entre os países membros durante o período máximo de 3 meses.

Sendo assim, se você está vindo a turismo para Malta ou fazer um intercâmbio de curta duração, você não precisará de visto para ficar no país durante este período.

Mesmo sem a necessidade de visto, é importante lembrar que para entrar no país você deverá ter:

  • Passaporte válido por até no mínimo 6 meses;
  • Seguro viagem no valor de €30 mil;
  • Certificado internacional de vacina de febre amarela.

Visto de estudante

Brasileiros podem aplicar para este visto sendo estudantes de idiomas ou de curso superior/profissionalizante que possuam carga horária semanal mínima de 15h, e que estudarão por um período superior a 90 dias.

Caso seja de seu interesse fazer um curso por um período maior do que 12 semanas, você deverá aplicar para o visto de estudante em até no máximo 4 semanas antes de vencer o visto de turista de 90 dias, podendo aplicar a partir do seu 21º dia em Malta.

A validade do visto será de acordo com o período do curso e garante o direito do estudante trabalhar até 20h semanais.

Obs: Em grande parte dos casos a agência contratada ou a própria escola te auxiliará para a extensão do visto, portanto não se esqueça de se informar previamente caso já tenha a intenção de vir para Malta e ficar por mais de 3 meses estudando, ou se após as 2 ou 3 primeiras semanas houver interesse de prolongar o visto.

Para entender como funciona a aplicação para o visto de estudante com permissão de trabalho e todo o passo a passo do processo, leia este artigo.

Visto de trabalho

Esta é uma das formas mais comuns de imigrar para Malta: por meio de uma vaga de emprego. A residência é renovada anualmente e está conectada diretamente ao seu empregador.

É possível sair do Brasil com a sua vaga garantida ou aplicar enquanto estiver em Malta no seu período como turista.

A permissão de trabalho é comumente fornecida tanto para vagas consideradas de sub-emprego, como para oportunidades que requerem diploma de graduação.

Com a permissão de residência via trabalho você terá um ID Card, que se iguala à um RG no Brasil.Leia tudo sobre trabalho em Malta e como funciona o processo de aplicação para residir no país. (link)

Visto de Autossuficiência

O visto de autossuficiência se encaixa tanto para brasileiros com cidadania europeia, quanto para brasileiros sem passaporte europeu. A diferença está nos pré-requisitos para aplicação de cada uma.

Este visto é ideal para quem pretende residir em Malta sem estar ligado à estudo ou trabalho, geralmente aposentados, pensionistas e até mesmo nômades digitais.

Com a permissão de residência como autossuficiente você terá um ID Card, que se iguala à um RG no Brasil.

Confira o checklist de documentos para aplicar como auto-suficiente em Malta sendo brasileiro sem passaporte europeu.

Leia mais detalhes sobre o processo de aplicação para ambos e documentação para o cidadão europeu.

Para dúvidas e informações, entre em contato com o departamento responsável pelo e-mail: eresidence.ima@gov.mt

Visto de membro da família

Caso você seja familiar de um cidadão europeu ou brasileiro que irá residir em Malta, é possível dar entrada em uma permissão de residência como membro da família.

Esta permissão aplica-se para:

  • Cônjuges
  • Namorado(a) há mais de 2 anos
  • Filhos
  • Pai/mãe
  • Outros dependentes

Esta permissão estará diretamente ligada ao visto do familiar residente em Malta, seja por meio de trabalho ou auto-suficiência, por exemplo.

Independente do brasileiro possuir cidadania europeia, ele deverá obrigatoriamente se registrar para morar em Malta – principalmente se pretende trazer familiares que não possuem passaporte europeu.

Leia sobre o processo de aplicação para:

Com a permissão de residência como membro da família você terá um ID Card, que se iguala à um RG no Brasil.

Para dúvidas e informações, entre em contato com o departamento responsável pelo e-mail: eresidence.ima@gov.mt

____

Existem outros tipos de visto para residir em Malta dependendo da finalidade. Acima, selecionamos os mais comuns e acessíveis.

Para mais informações sobre outros formas de adquirir a permissão de residência em Malta, acesse a página oficial do Identity Malta.

Confira nossos posts mais recentes:

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.