E para quem ainda tinha dúvidas de que Malta é um destino completo, no blogpost de hoje vamos tirar todas as dúvidas com relação ao visto de estudante que dá direito a trabalhar na ilha! É isso mesmo, além de poder aperfeiçoar o seu inglês e turistar pelo país, atualmente também é possível trabalhar legalmente […]
E para quem ainda tinha dúvidas de que Malta é um destino completo, no blogpost de hoje vamos tirar todas as dúvidas com relação ao visto de estudante que dá direito a trabalhar na ilha! É isso mesmo, além de poder aperfeiçoar o seu inglês e turistar pelo país, atualmente também é possível trabalhar legalmente por aqui enquanto realiza seu curso.
Por se tratar de uma lei relativamente recente – do começo de 2018 – o assunto ainda gera insegurança e medo entre quem não conhece muito bem o processo, mas ao final desse texto você vai ver como esse tipo de visto não é um bicho de sete cabeças!
Antes de mais nada, um detalhe que pode acabar passando batido é de que, graças ao Tratado de Schengen, brasileiros entram em Malta/Europa com um visto de turista, o C-Visa, ainda que a razão da viagem seja a realização de um curso, e ele é válido por até 12 semanas.
Após esse período de 12 semanas (ou 90 dias) é possível permanecer no país através da prorrogação dos estudos e a solicitação do visto de estudante, que é concedido estando em Malta. Automaticamente essa permissão, chamada D-Visa, possibilita o trabalho legal na ilha a partir da sua 13ª semana por aqui, que é quando o seu visto de turista expira.
A aplicação para esse visto é um dos motivos de Malta ter se tornado tão popular nos últimos anos, já que até então apenas destinos como Irlanda, Austrália e Canadá ofereciam essa possibilidade de estudo e trabalho simultâneos. Então, basicamente a ordem a ser seguida para quem deseja estudar e obter a licença de emprego é:
Todo o trâmite de papelada da sua viagem para Malta deve ser feito normalmente como se você fosse ficar os 3 meses na ilha. Já publicamos uma série de posts que dão uma baita ajuda nessa preparação, como você pode ver aqui e aqui.
Conforme informações do site do governo de Malta, para solicitar o visto de estudante o aluno precisa entrar em contato com a Central Visa Unit com no máximo 21 dias antes do vencimento do visto de turista (aquele de 90 dias, lembra?) com todos os documentos necessários para tal.
Atenção: a concessão do visto de estudante não costuma demorar muito para sair, porém, se deseja trabalhar logo a partir da sua 13ª semana na ilha, precisará cumprir outras etapas que tomam algum tempo e que, se deixadas pra última hora, podem prejudicar o seu processo e colocar tudo a perder.
Recomendamos então que você aplique para o visto de estudante depois de 21 dias que está no país, diretamente na Central Visa Unit, localizada em Floriana, portando os documentos abaixo:
Central Visa Unit
80, 88 Triq Il-Wied Ta’ L-Imsida, Msida
visa.ima@gov.mt.
Horário de funcionamento para entrada no visto:
De segunda à sexta-feira, das 9h às 12h.
Como não existe agendamento e há fila, é melhor chegar cedo.
E assim que o visto for concedido, parabéns! Você já está apto para seguir para a próxima etapa, que é relacionada à permissão de trabalho.
A melhor forma de procurar um emprego é através da plataforma de empregos de Malta: www.jobsplus.gov.mt. No site é possível filtrar as oportunidades por área ou carga horária, lembrando que o visto de estudante permite que o aluno trabalhe no máximo 20 horas por semana, ou seja, é necessário buscar anúncios que sejam part time (meio período).
Ao encontrar a vaga ideal, basta preencher os dados solicitados e enviar a solicitação de emprego ao Jobsplus, que funciona como um canal entre empregador e empregado, ao qual o empregador preencherá um formulário com detalhes da posição pretendida.
Com a proposta formal de emprego conforme orientamos no item anterior, o aluno pode agora dar entrada no pedido de permissão de trabalho, que também é realizado pelo Jobsplus por ser o órgão que regulariza o emprego no país.
A licença de emprego pode levar de 4 a 6 semanas para ser concedida – por isso a importância de se planejar e iniciar as etapas o quanto antes – e existe uma taxa de € 230 a ser paga.
Importante: a autorização tem muito mais chances de acontecer se a oferta de emprego estiver relacionada à área de estudos e/ou experiências do aluno.
Após a resposta (que vamos torcer para ser positiva!), caso ainda não tenha completado os 90 dias de permanência na ilha, basta aguardar e se preparar para começar a sua nova rotina!
Ah, é imprescindível continuar atendendo no mínimo 15 horas de aula por semana, ok? Uma vez que a permissão do trabalho está diretamente relacionada à frequência na escola, que deve ser superior a 75%. Em casos de mudança de emprego/empregador, é preciso solicitar uma nova licença junto ao novo empregador, e refazer esse último item.
E então, viu só como providenciar o visto de estudante é mais simples do que você imaginava? Você já fez ou pretende tirar esse visto enquanto estiver aqui? Compartilhe, vamos adorar saber!
Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.