Clima em Malta

Informações Importantes:

Moeda: Euro €
Tomada: Tipo G
Fuso Horário: GMT+1
Eletricidade: 230v
Adaptador: Universal

Uma das principais razões para os turistas amarem Malta é o clima Mediterrâneo da ilha. O que torna o país ainda mais adorável, além de suas praias e paisagens paradisíacas, é a possibilidade de visitar todos os cantos de Malta em poucos dias. Não importa o quão longe você deseja ir, poderá chegar ao seu destino rapidamente.

Localizada ao centro do mar Mediterrâneo, os turistas são beneficiados por maravilhosas águas e temperaturas, além de poderem ficar tranquilos quanto à ameaças naturais como furacões e fortes chuvas tropicais como no Caribe, já que país também é cercado por continente, sendo a Europa ao norte e a África ao sul – o que também contribui para que Malta possua águas consideravelmente calmas e temperaturas moderadas durante todo o ano.

Estações do ano em Malta

O inverno em Malta continua consideravelmente quente se comparado com outros países do continente Europeu. Apesar de apresentar dias com temperaturas baixas, vento frio e moderado índice de chuva, é normal que o sol apareça e transforme dias de inverno em incríveis dias de lazer.

O inverno em Malta também é uma grande oportunidade aos que são apaixonados por história e gostam de visitar centros históricos, museus e demais atrações que não são a céu aberto.

Durante o ano você não precisará se preocupar muito com chuva, que permanece em torno de apenas 500 milímetros anualmente. Seguindo o padrão Mediterrâneo, a chuva em Malta se concentra entre os meses de Outubro e Março, enquanto nos outros meses quase não chove. Durante o verão será bem difícil enfrentar algum dia de chuva.

No período de primavera a temperatura passa a aumentar gradualmente. Março apresenta temperatura máxima por volta dos 17 graus, e em Abril por volta de 19 graus com dias chuvosos quase inexistentes. Já em Maio, a temperatura máxima aproximada passa a ser de 23 graus.

As principais atividades de verão em Malta se iniciam em Maio e vão até Outubro, com aproximadamente 12 horas diárias de sol durante o verão e mais de 3 mil horas de sol durante todo o ano.

Malta atrai milhares de turistas que se deliciam diariamente em suas praias e magníficas atrações turísticas como a Blue Grotto e a St. Peter’s Pool. Mergulho também é uma ótima opção de lazer durante o verão em Malta, são dezenas de pontos para a atividade além de diversas opções de empresas que oferecem atendimento, serviços e equipamentos impecáveis.

O Outono em Malta inicialmente apresenta temperaturas altas assim como no verão, que diminuem normalmente a partir da segunda metade de Setembro – período o qual também se inicia as chuvas, possivelmente acompanhadas por trovões.

O único ponto com a qual você deverá tomar cuidado é a umidade. Por ser uma ilha cercada pelo oceano, a umidade combinada com o forte sol de verão pode ser desagradável e até perigoso. Portanto, não esqueça do seu protetor solar e evite permanecer por muito tempo embaixo do sol, principalmente entre as 12:00 e 14h.

Os ventos que sopram em Malta no verão são conhecidos como Sirocco. Severamente quentes e secos, os ventos se originam no deserto do Saara, no continente africano, e são responsáveis pelo grande aumento de temperatura durante os meses de verão – além de trazerem consigo pó e areia.

Temperatura média durante o ano em Malta

Melhores meses para viajar para Malta

Malta pode ser um ótimo destino a qualquer época do ano. Você apenas deve considerar quais serão seus principais planos e analisar as características que tornam uma viagem perfeita levando o clima em consideração.

Aos que procuram incontáveis dias de sol, festa e não se incomodam com altas temperaturas, sem dúvidas consideramos os meses de Junho, Julho e Agosto como as melhores opções.

Aos que preferem que o fluxo de pessoas seja um pouco menor, com temperaturas um pouco mais amenas (porém ainda quente), e desejam unir a visita à praias com longas caminhadas e outros pontos turísticos ao ar livre, consideramos os meses de Maio e Setembro como melhores.

Já aos que pretendem visitar as atrações de Malta com mínimo fluxo de pessoas e não se importam com temperaturas mais baixas e possíveis dias de chuva, consideramos Abril e Outubro como os melhores meses para visita.

Afinal, qual a melhor época para visitar Malta?

Contudo, certamente há meses em que, considerando todas as possibilidades e interesses, são sem dúvida os melhores para visita – e não seria uma dica concreta de quando vir para Malta, caso mantivéssemos 7 meses como melhores opções. Por conta disso, elegemos Maio e Setembro como melhores meses para visitar Malta.

 

Por quê?

Maio e Setembro são meses onde a precipitação ainda é mínima e as temperaturas são um pouco mais baixas, porém ficam em torno de 26 graus, tornando mais viável e confortável não só a visita a locais abertos, como também a locais fechados (e o fluxo de turistas da ilha já não é tão intenso como nos meses de Junho, Julho e Agosto).

Porém, devido as boas temperaturas, nesses meses ainda há uma boa movimentação de turistas, todos os serviços de alta temporada permanecem funcionando e você terá maiores chances de encontrar acomodações com valores mais acessíveis.

Confira nossos posts mais recentes:

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.