Malta, uma ilha mediterrânea repleta de história e beleza natural, esconde muitos segredos entre suas paisagens únicas. Um desses tesouros é a deslumbrante Victoria Lines, uma série de fortificações que se estendem por 12 quilômetros ao longo do coração da ilha. Construída durante o reinado da Rainha Vitória do Reino Unido, no século XIX, essa […]
Malta, uma ilha mediterrânea repleta de história e beleza natural, esconde muitos segredos entre suas paisagens únicas.
Um desses tesouros é a deslumbrante Victoria Lines, uma série de fortificações que se estendem por 12 quilômetros ao longo do coração da ilha.
Construída durante o reinado da Rainha Vitória do Reino Unido, no século XIX, essa imponente linha defensiva foi construída para proteger a ilha contra invasões do Império Otomano.
Composta por fortificações, trincheiras e postos de vigia estrategicamente posicionados, a Victoria Lines é um testemunho do engenho militar da época.
Hoje, essas antigas fortificações oferecem aos visitantes uma oportunidade única de explorar a história de Malta enquanto desfrutam de uma vista deslumbrante da paisagem.
É possível iniciar a caminhada em várias entradas ao longo do percurso, proporcionando flexibilidade para explorar diferentes trechos dessa magnífica obra.
Sendo assim, se não se sente preparado para fazer uma longa caminhada que pode chegar até 15 quilômetros, fique à vontade para escolher pontos específicos para explorar individualmente.
Caso você queira fazer a trilha completa, indicamos começar pela vila de Gharghur, próximo ao Top Of The World. Logo no início você já terá uma bela vista da muralha e do horizonte.
A seguir, criamos um passo a passo completo para que você consiga explorar a Victoria Lines da melhor maneira, sem se preocupar com o percurso no mapa.
Siga cada uma das partes e pontos indicados, e você não terá problemas em se perder pelo caminho.
Após o passo a passo, você encontrará o mapa com todos os pontos citados, tudo pronto para você seguir durante sua aventura.
A trilha tem início bem ao lado do Top Of The World, em Gharghur. Este é o ponto exato para começar: https://maps.app.goo.gl/6QqePtDWtKpTpMPZ6
Neste trajeto inicial, não tem mistério. Basta seguir pela muralha até o final, que cairá em uma avenida movimentada.
Este é o ponto final desta primeira parte: https://maps.app.goo.gl/nct9kR9jZsowodMA7
Neste momento, você não verá mais a muralha. O caminho deverá ser feito na calçada que segue junto à avenida.
Atravesse a rua ao lado da rotatória e siga em direção a Mosta Bridge: https://maps.app.goo.gl/zGhZnMCyQB31J1ew7
Em meio a este caminho, você avistará um lindo vale com uma capela construída em uma caverna chamada Chapel of St. Paul The Hermit.
É possível descer neste vale, caso queira explorar e chegar pertinho da capela, além de avistar uma paisagem bonita com a Mosta Bridge de fundo.
Descer no vale não faz parte da Victoria Lines em si, porém achamos uma super experiência para quem gosta de se aventurar.
Caso queira descer no vale, este é o ponto da trilha que leva até a capela: https://maps.app.goo.gl/BihxNPtRTHVbtq9Z6
Depois, basta seguir na trilha demarcada por baixo da ponte até subir novamente na avenida.
Saindo de Mosta Bridge, você deverá entrar novamente na trilha de Victoria Lines. Para chegar na entrada, coloque a seguinte localização no mapa: https://maps.app.goo.gl/eBvYQd3n8SwXaqz9A
Neste ponto do trajeto, você acabará passando por dentro da cidade de Mosta até conseguir retornar para a trilha em si.
No caminho, você passará ao lado do Green Open Campus, onde você encontra mesas para fazer uma pausa e/ou comer. Este é o local: https://maps.app.goo.gl/fhvu4abwNhvtgMif9
Logo ao lado, você já encontrará a entrada novamente para a Victoria Lines. Neste ponto, você pode optar por ir rente à muralha ou por dentro do Mosta Bride Garden.
O ponto final desta parte é no Targa Gap, novamente uma avenida movimentada. Atravesse no sinal e siga para a próxima parte do trajeto.
Você deverá iniciar esta parte da trilha nesta rua exata: https://maps.app.goo.gl/psZjxAku3sDEFu9A6
Esta parte da trilha é por uma rua asfaltada, seguindo ao lado da muralha de Victoria Lines. Siga reto até chegar em uma próxima avenida.
Atravesse a avenida e siga pela pequena rua que você avistará do outro lado. Este é o início do caminho que você deverá percorrer nesta quinta parte: https://maps.app.goo.gl/B4GQXPaoWULSF2p5A
A trilha é bem intuitiva neste ponto, apenas siga reto até Dwejra Lines. Neste caminho encontrará uma área de piquenique com mesa para fazer uma pausa, caso necessário.
O ponto final desta parte está aqui: https://maps.app.goo.gl/v7FBXkZW4VBDutqd6
Esta é uma das partes mais famosas de Victoria Lines, onde se encontra uma parte bem preservada da muralha.
O caminho de Dwejra Lines até Bingemma Gap passa pela ponte fotogênica até cair em uma rua asfaltada com uma placa de indicação da Victoria Lines.
O início desta parte é novamente por uma trilha estreita, no ponto a seguir: https://maps.app.goo.gl/aqZwssMMBBWPepsF7
Siga a trilha junto a muralha até chegar ao Fort Bingemma: https://maps.app.goo.gl/2NsvaKHbeUNLvxRb7
A última parte da trilha é feita através de uma rua asfaltada, não caminhando ao lado da muralha em si. O caminho dura em média 30 minutos.
Siga até a capela de Kuncizzjoni para finalizar próximo a sombra, com bancos para sentar e um ponto de ônibus caso queira retornar de transporte público.
Este é o ponto final do trajeto: https://maps.app.goo.gl/xZdWP6FuqAkMwqV18
Diversos pontos da muralha não estão em boas condições e em vários momentos você deverá caminhar em rodovias para voltar ao caminho. Então não se engane de achar que todo o caminho será andando ao lado dos muros de Victoria Lines.
Com isso, a trilha se torna bem desafiadora caso você não tenha um mapa para te guiar. É muito fácil de se perder do caminho correto.
Abaixo, criamos o mapa para seguir o passo a passo citado anteriormente, podendo assim acompanhar pelo Google Maps para percorrer o trajeto da trilha sem erros.
Além de sua importância histórica, a Victoria Lines também oferece uma oportunidade incrível para os amantes da natureza.
A trilha corta através de áreas de beleza natural, incluindo vales verdejantes e colinas rochosas, proporcionando um cenário espetacular para uma caminhada tranquila ou um piquenique relaxante.
Portanto, se você estiver planejando uma viagem a Malta e estiver interessado em explorar sua rica história e deslumbrante beleza natural, não deixe de incluir uma visita à Victoria Lines em seu itinerário.
Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.