fbpx

Trilha para conhecer a Ta’ Marija Cave

Por menor que seja o país, Malta reserva uma infinidade de lugares para visitar e curtir ao ar livre – dos mais conhecidos aos mais inusitados. Pode ser que você nunca tenha sido muito fã de trilhas, mas ao chegar em Malta esta pode ser uma das formas mais incríveis de conhecer cantinhos pouco explorados […]

Por menor que seja o país, Malta reserva uma infinidade de lugares para visitar e curtir ao ar livre – dos mais conhecidos aos mais inusitados.

Pode ser que você nunca tenha sido muito fã de trilhas, mas ao chegar em Malta esta pode ser uma das formas mais incríveis de conhecer cantinhos pouco explorados da ilha e dignos de suspiros.

Um destes lugares sem dúvidas é a Ta’ Marija Cave, uma caverna esculpida ao longo dos milênios pelo mar e pelo vento, totalmente intocada por humanos.

Engana-se quem acha que o ponto alto da trilha é apenas a caverna. Ao longo do caminho a vista panorâmica é de cair o queixo, juntamente com baías secretas de pedra e de água cristalina.

É possível visitar a Ta’ Marija Cave de duas formas:

  1. A pé através da trilha;
  2. Pelo mar com caiaque, stand up paddle ou barco.

Confira abaixo o caminho completo da trilha até a Ta’ Marija Cave e, na sequência, nossa recomendação do melhor horário para fazer o passeio.

 

Início da trilha

A trilha para a Ta’ Marija Cave tem início na Ġnejna Bay, em Mġarr. A Ġnejna Bay fica localizada quase ao lado da Għajn Tuffieħa – famosa praia para ver o pôr do sol em Malta.

Caso esteja planejando ir até a praia de carro, saiba que o local conta com um estacionamento público.

Olhando no mapa, a princípio a trilha pode parecer simples, mas o caminho é um tanto confuso uma vez que não existem placas de direcionamento.

Abaixo, você encontra o mapa com o caminho que indicamos fazer para curtir a vista da costa durante a aventura.

ATENÇÃO: A marcação no mapa é aproximada, tendo em vista que não é possível visualizar a exata ramificação da trilha a partir do Google Maps.

O que você precisa ficar atento são os pontos-chave que falaremos a seguir e que você precisa passar durante a trilha para saber que está no caminho certo. De resto, basta seguir e curtir a vista.

 

mapa-trilha-ta-marija-cave-malta

 

No Google Maps você consegue visualizar dois caminhos que saem da parte de cima da Ġnejna Bay, mas indicamos fazer o caminho da costa para ter uma vista mais bonita durante a trilha.

Para começar, você deve se dirigir até o final da praia e andar próximo às garagens com vista para o mar. Siga pela calçada das garagens até o final onde encontrará uma escada.

Suba a escada e continue andando, inclusive passando pelo terraço das últimas garagens da costa.

Quando finalizar esta parte de concreto, você verá que se inicia uma trilha. Este será o seu ponto de partida. Siga o caminho aberto que verá no chão, tendo em vista que terão momentos em que deverá passar por rochas até entrar novamente na trilha.

Não se preocupe em errar, pois este início é bastante intuitivo.

 

Aaron’s Cove

Lembra que falamos que você precisa ficar atento aos pontos-chave da trilha para saber que está na direção certa?

Este é o primeiro ponto: a Aaron’s Cove, uma pequena baía de pedras com água cristalina.

Assim que você avistar a baía, siga em sua direção e desça até a baía entre as pedras. Contorne a baía por baixo, próximo à água, e siga até o final dela para retomar o caminho.

Novamente o caminho será intuitivo até o próximo ponto da trilha.

 

Pullicino’s Cove

Depois de continuar a caminhada você chegará até a Pullicino’s Cove, outra baía encantadora de pedras.

Este é um momento decisivo da trilha e que a maioria das pessoas acaba errando, portanto fique atento!

Há dois caminhos aparentes:

  1. Subir a ladeira
  2. Seguir pela costa

O caminho subindo a ladeira parece o mais convincente e menos perigoso, mas é o caminho errado. Dessa forma você chegará ao topo da rocha da caverna e não terá como descer.

Se você quiser uma dose de aventura e uma vista panorâmica da baía, vá em frente, mas tenha em mente que deverá voltar para este ponto novamente para chegar até a Ta’ Marija Cave.

Agora, como a maioria quer chegar logo na caverna, o caminho que você deve fazer é pela costa.

Não tem como você errar: assim que você chegar na Pullicino’s Cove você automaticamente verá uma rocha alta e esbranquiçada.

Siga pela parte lisa, como você pode ver na foto, passe pelo caminho acima das pedras escuras e continue descendo as pedras até chegar na base da rocha.

 

Na base da rocha

Quando você achar que a aventura acabou, saiba que ainda tem uma dose extra até o destino final.

Após continuar seguindo pela costa, você deverá descer entre as pedras para que chegue até a base da grande rocha esbranquiçada.

Neste momento você deverá percorrer o paredão lado a lado com o mar.

CUIDADO: este ponto do caminho é bastante escorregadio. Ande devagar e o mais longe possível de onde a água sobe para evitar se machucar.

 

Finalmente na Ta’ Marija Cave

Após percorrer a base da rocha não tem erro: seu destino final será a Ta’ Marija Cave!

O espaço para ficar não é muito grande, mas caso esteja vazio é bastante tranquilo para sentar e aproveitar algumas horinhas.

A água tende a ser bem gelada, mas pular para recarregar as energias é mais do que uma recompensa depois do caminho percorrido.

 

Como voltar da Ta’ Marija Cave?

O caminho da volta é o mesmo feito para chegar. Infelizmente não há atalhos!

O melhor de tudo é que o tempo da volta geralmente acaba ficando menor, já que estamos mais seguros de onde devemos passar. Portanto, não há com o que se preocupar.

 

Qual é o melhor horário para fazer a trilha?

A Ta’ Marija Cave está localizada ao lado da ilha em que o sol se põe. Isso significa que o melhor período para visitar a caverna e ainda ver a cor incrível da água iluminada dentro da caverna é à tarde.

Isso não quer dizer que o passeio pela manhã não seja tão bonito quanto, mas você corre o risco de pegar sombra dentro de toda a caverna e não ter um visual tão interessante da água no seu interior.

 

Quanto tempo leva?

A trilha até a Ta’ Marija Cave leva em torno de 45 minutos, podendo demorar um pouco mais dependendo da velocidade e das paradas no meio do percurso.

Para ver em vídeo a nossa aventura até a caverna, basta visualizar o destaque “trilhas” no Instagram @vivamaltaoficial.

intercambio-em-malta

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');