Admirar o pôr do sol é um ritual que, desde sempre, se estende nos quatro cantos do mundo entre os mais diferentes povos. Observar a transição de cores, o cenário ganhando novas nuances e sentir na pele o calor dando espaço a uma leve brisa, são sensações que só um fã desse espetáculo natural pode […]
Admirar o pôr do sol é um ritual que, desde sempre, se estende nos quatro cantos do mundo entre os mais diferentes povos. Observar a transição de cores, o cenário ganhando novas nuances e sentir na pele o calor dando espaço a uma leve brisa, são sensações que só um fã desse espetáculo natural pode confirmar.
No entanto, queremos lhe mostrar algumas razões pelas quais essa é uma atividade imperdível quando se trata de Malta! Na verdade, são 7 lugares que provam como a ilha é um lugar privilegiado para se observar o pôr do sol!
Graças às elevadas altitudes, praticamente qualquer vista de cima seria extraordinária, mas destacamos opções para os mais variados gostos e estilos. Veja só:
Estilo: esporte, passeio
Acesso: intermediário
Situado na costa, os Dingli Cliffs são os famosos penhascos que ilustram grande parte dos cartões portais de Malta. Localizados bem próximo à Rabat, são um dos pontos mais altos da ilha (junto com Mdina) a 250 metros acima do mar.
Graças a sua altura e extensão, proporcionam uma visão panorâmica do cenário, com belas vistas do mar e da Ilha de Filfla, uma pequena ilha desabitada. No pôr do sol, a paisagem ganha um brilho dourado inconfundível enquanto céu e mar parecem se juntar. A impactante beleza vai até onde seus olhos puderem enxergar!
Apesar de o terreno ser praticamente plano, as falésias são o ponto final de uma caminhada de aproximadamente 25 minutos. Uma mochila com água, petiscos e toalhas são recomendados, assim como roupas e tênis confortáveis! O lugar não apresenta estrutura, e por isso as pessoas costumam esperar apenas o pôr do sol.
Para chegar até lá de ônibus, a maneira mais fácil é através da linha 52 sentido Dingli, que passa em Valletta e arredores. O trajeto dura em torno de 1 hora, portanto vale a pena se programar para chegar ao local com uma certa antecedência!
Estilo: passar o dia, várias idades
Acesso: fácil
A Baía Dourada, assim também chamada, não economiza elogios por parte de quem a visita. Uma das poucas praias com areia da ilha, a Golden Bay destaca-se pela limpeza e excelente infraestrutura, que vai de um pequeno restaurante a um luxuoso resort.
A atmosfera divertida com famílias e crianças que pode ser observada durante o dia, dá lugar a um clima mais intimista e romântico no fim de tarde, quando o sol de põe na água cristalina. Graças à alta popularidade, na alta temporada a faixa de areia fica abarrotada de pessoas e pode ser um desafio conseguir um espacinho para se fixar. Ainda assim, todo esforço vale a pena em se tratando de um dos mais bonitos pores do sol que você vai presenciar na ilha!
Por ser um espaço confortável e de fácil acesso, não é necessário o uso de roupas esportivas, a não ser que você queira caminhar pelas colinas de argila ao lado esquerdo. Caso contrário, aproveite a golden hour e faça lindas fotos registrando esse momento único. No transporte público, as linhas 44 e 225 fazem o trajeto até a praia!
Estilo: passeio
Acesso: fácil
Vizinha-irmã da Golden Bay, essa é a praia com a famosa escadaria cujas vistas são espetaculares tanto de cima quanto da areia! Por ser ligeiramente mais rústica do que a Baía ao lado, os turistas geralmente passam algumas horas relaxando por lá e depois se dirigem para um local com mais infraestrutura.
É uma praia bastante silenciosa e tranquila, além de contar com o background das enormes colinas moldadas pelo vento. Se você curte trekking, vale a pena se aventurar numa pequena caminhada e apreciar o pôr do sol em outro ângulo!
O sol se põe bem em frente à escadaria, mas o festival de cores e luzes estende-se por todo o horizonte, basta se certificar de acompanhar desde o início!
Para chegar, o trajeto de ônibus é o mesmo feito para a Golden Bay, com a diferença que na bifurcação a pé você deve virar à esquerda.
Estilo: tranquilo, sereno
Acesso: fácil
Quem disse que todo pôr do sol precisa ser acompanhado do mar? Localizado em Valletta, o Hastings Garden foi um projeto idealizado pelo arquiteto Adriano Devina em homenagem ao ex-governador e comandante-chefe de Malta, Francis Edward Rawdon-Hastings. O jardim público está numa altura bem elevada, no topo dos Bastiões de São João e São Miguel, num amplo e confortável espaço.
Por ser menos movimentado, pode ser a escolha ideal se você busca um momento de tranquilidade e relaxamento! Imagine só: sentar-se em um dos vários bancos do jardim, contemplar as belas árvores e monumentos históricos enquanto vê o sol se despedindo no horizonte. Sensação maior de calma não há!
E como o jardim fica em Valletta, vale a pena combinar outras atrações por lá no mesmo dia e finalizar com essa experiência maravilhosa do pôr do sol.
Estilo: rústico, passeio
Acesso: intermediário
Pode não ser necessariamente um ponto turístico, mas e se dissermos que esse local oferece uma das vistas aéreas mais completas do país? Localizado em uma pequena aldeia típica de Malta – e uma das últimas ainda existentes! – esse adorável lugar rural fica no topo de uma colina, entre dois vales. A paisagem agrícola oferece excelentes cenários em qualquer horário do dia, mas no pôr do sol ganha um toque especial.
De um lado desse spot conhecido como Topo do mundo, é possível ver o espetáculo do sol enquanto do outro, o belo litoral. Outro fato interessante é que exatamente naquele lugar ficam as linhas Victoria (ou a Grande Muralha), uma linha defensiva de 12 quilômetros de extensão que divide Malta de leste a oeste.
Apesar de aparentemente inóspito, existem bancos suficientes por lá para receber a todos e espaços agradáveis para fazer um piquenique também.
Para chegar, é só procurar pelo ônibus 46 que sai de Valletta e leva em torno de 1 hora para chegar ao destino.
Estilo: glamour, jovem
Acesso: fácil
Famoso em todo o mundo graças a abertura do primeiro clube, em Ibiza, o conceito do Café Del Mar é justamente oferecer música eletrônica durante o entardecer, as chamadas sunsets.
A ideia original se manteve e hoje o clube recebe as melhores festas e DJs que concentram multidões. Ainda assim, o horário em que todos parecem vibrar no mesmo ritmo é quando se fecha a piscina de borda infinita para receber o espetáculo do pôr do sol, onde é possível ver os reflexos colorido em laranja, rosa e púrpura refletidos na água.
A vista completamente livre em contraste com as pedras naturais de Malta são um show de estilo e diversão. Ao longe, ainda pode-se avistar Comino, Gozo e a Ilha de São Paulo.
O Café Del Mar fica a norte da ilha, na região de St. Paul’s Bay, em um relativamente curto trajeto a partir de Valletta de aproximadamente 1h20 de ônibus.
Estilo: passeio, casual
Acesso: fácil
A antiga capital fortificada possui dezenas de atrações e curiosidades, mas fato é que as deslumbrantes vistas da cidade sempre chamam a atenção!
Mdina está em um dos pontos mais altos da ilha, nos bastiões do alto da cidade, e por isso permite que avistemos algumas maravilhas medievais como a Mosta Dome.
Mas é no pôr do sol que a cidade ganha cores quentes e muito, muito interessantes, especialmente se vistas de cima do terraço da Fontanella Tea Garden, popular lanchonete famosa por seus bolos e refeições tipicamente maltesas.
Bem, o que podemos dizer é que é impossível não se apaixonar pela visão 360º proporcionada a partir das muralhas cheias de história da cidade!
Agora que você já conhece os pores do sol mais incríveis da ilha, não se esqueça de conferir o horário de entardecer de cada mês antes de colocar o pé na estrada, ok? Esse site é excelente para isso!
Ainda tem alguma dúvida de que Malta é o lugar perfeito para o seu intercâmbio? Solicite um orçamento sem compromisso com a Blue Intercâmbios, agência parceira do VIVAMALTA, para conhecer os pacotes para estudar inglês na ilha.
Tenha todo o suporte de uma equipe especializada que fala a sua língua! Clique no banner abaixo:
Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.