fbpx

[FORA DA ROTA] Passeio em Gozo: Wied il-Ghasri e Wied il-Mielah

Para quem mora em Malta, apostar em rotas diferentes para curtir a ilha e fugir dos pontos mais badalados pelos turistas acaba sendo um tipo de passeio bem atrativo para curtir o final de semana. Por mais que Malta seja um país relativamente pequeno – do tamanho de muitas cidades do Brasil –, os pontos […]

Para quem mora em Malta, apostar em rotas diferentes para curtir a ilha e fugir dos pontos mais badalados pelos turistas acaba sendo um tipo de passeio bem atrativo para curtir o final de semana.

Por mais que Malta seja um país relativamente pequeno – do tamanho de muitas cidades do Brasil –, os pontos para visitar e escapar da rotina são vários! Cliffs para organizar um piquenique, praias escondidas e tesouros que só quem mora na ilha passa a vivenciar.

No post de hoje, vamos compartilhar um passeio rápido e muito gostoso para fazer em poucas horas em Gozo – ótima opção para quem quer fazer algo diferente no fim de semana e curtir uma praia durante o verão sem aquela muvuca de turistas.

Abaixo, o roteiro que fizemos para visitar Wied il-Ghasri e Wied il-Mielah, em Gozo.

 

Indo até Gozo

O primeiro passo é ir até o terminal de Cirkewwa para pegar o ferry até Gozo. O valor é de €4.65, pago somente na volta para a Ilha de Malta.

Independente de onde você esteja na ilha, as rotas 221, 103, 41 e 42 passam por lá. Quem está em regiões mais centrais como Sliema e St. Julians pode pegar um ônibus direto até Cirkewwa, e quem está mais ao sul, terá que fazer uma baldeação em Valletta.

Durante o verão há uma frequência maior de ferries, saindo de 30 em 30 minutos.

 

Quando mais cedo, melhor!

Durante os meses mais quentes e badalados da ilha, nossa dica é sair bem cedinho para começar o passeio, pois assim você evita o ferry muito cheio e ainda consegue curtir a vista do dia nascendo enquanto navega pela baía para chegar à Gozo.

Além disso, você conseguirá curtir a Wied il-Ghasri sem muita gente – principalmente pelo fato da praia ser bem pequena. Na maioria dos lugares, a partir de 10h30 as praias começam a encher.

 

Alugando um carro

Nada impede que você faça esse passeio utilizando o transporte público, mas precisará despender de algumas horas a mais!

Esses dois locais ficam mais afastados das rotas de ônibus. Para chegar na Wied il-Ghasri, por exemplo, você deverá pegar dois ônibus saindo do terminal de ferry, que demoram em torno de 1h para chegar. Já a Wied il-Mielah fica a 40 minutos de distância caminhando dessa praia.

Sendo assim, optamos por fazer esse passeio de carro e aproveitar mais os pontos de destino. Para você ter uma ideia, o que você demoraria para fazer de ônibus em 1h, de carro é possível chegar em apenas 30min.

Já fizemos um post sobre como alugar um carro em Malta, mas neste caso vamos compartilhar nossa experiência fazendo este roteiro de carro e qual foi a melhor opção de aluguel.

 

Aplicativo GoTo

Neste passeio, optamos por utilizar o GoTo, que é um serviço de aluguel de carros por aplicativo. Os pontos da GoTo estão espalhados por Malta inteira, inclusive em Gozo, e você poderá pegar um carro a poucos minutos de caminhada do terminal de ferry.

 

A GoTo oferece dois tipos de aluguel de carro: One-way e Roundtrip. Cada um deles se adapta melhor a um tipo de necessidade.

O One-way, por exemplo, é ideal para quem quer ir de um ponto a outro da ilha, por poucos minutos. Neste caso você irá pagar por minutos rodados.

Já o Roundtrip é indicado para quem quer ficar com o carro por mais horas, sem ter que se preocupar com os minutos passando no relógio. Você já reserva o carro pelo tanto de horas que gostaria de utilizar o serviço e depois devolve o carro no mesmo lugar que pegou.

Ambos os carros são automáticos e novos, perfeitos para curtir o passeio com conforto!

Para conferir os preços, como criar uma conta gratuita e utilizar o serviço, é só visitar o site oficial da GoTo.

 

De Mgarr à Wied il-Ghasri

O estacionamento do GoTo Roundtrip fica localizado no Grand Hotel Gozo a 400 metros do terminal de ferry. É só chegar ao lado do carro que você reservou pelo aplicativo, acessar o app e iniciar a corrida. As portas são destravadas diretamente pelo celular.

Saindo de lá, a primeira parada será Wied il-Ghasri, carinhosamente apelidada por nós de ‘praia do caminho’ por causa do seu formato.

São 30min de viagem, passando pela Capital Victoria. A estrada é bem tranquila durante todo o caminho, somente perto de chegar na praia que a rua começa a ficar bem estreita com passagem apenas para um carro.

Chegando lá, você encontra um espaço aberto que você poderá estacionar o carro sem problemas e, então, descer as escadas até a praia de pedras. O visual é incrível e a água é cristalina! Perfeito para começar o dia, nadar com tranquilidade e avistar vários peixes.

Uma dica, tanto para esta praia quanto para tantas outras em Malta, é comprar uma sapatilha própria para entrar no mar. As praias do arquipélago tem muitas pedras, e isso pode evitar que você se machuque e aproveite sem se preocupar.

Essas sapatilhas você encontra em diversas lojinhas espalhadas pela ilha ou em lojas de esporte como a EuroSport e a Decatlhon.

 

De Wied il-Ghasri para Wied il-Mielah

Depois de curtir a água refrescante dessa praia escondida, seguimos o caminho para o segundo e último ponto do passeio: Wied Il-Mielah. Aqui, o principal objetivo é curtir a vista antes de ir embora.

São 13min saindo da ‘praia do caminho’, passando por lindos cliffs na costa de Gozo (parada que vale a pena para apreciar a vista).

Lá, as opções de estacionamento são mais limitadas, mas chegando cedo, há chances de encontrar algumas vagas pela rua.

Para chegar no ponto turístico, será preciso seguir por uma escadinha estreita. Logo você poderá avistar essa magnífica formação rochosa com uma água azul incrível. Vale a pena ficar alguns minutos apreciando o visual e ouvindo o barulho do mar.

 

Voltando para Mgarr

De Wied il-Mielah para a região de Mgarr, onde fica o terminal de ferry, leva em torno de 33min de carro. De ônibus, demoraria em torno de 1h30.

No caso de estar utilizando o GoTo Roundtrip, basta estacionar novamente no mesmo lugar que pegou o carro e finalizar a viagem dentro do horário estipulado da reserva.

Agora, é só se despedir de Gozo e pegar o ferry de volta para a Ilha de Malta.

 

E aí, curtiu esse roteiro que fizemos para aproveitar a folga de uma forma diferente e sossegada? Recomendamos muito esse passeio para relaxar e curtir com os amigos.

Confira o vlog completo deste passeio:

 

Não esqueça de comentar aqui embaixo se fizer esse roteiro e depois nos conte como foi, beleza?

Participe também do nosso grupo do facebook de Brasileiros em Malta! Basta clicar aqui.

Até mais!

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');