fbpx

O que devo considerar na hora de escolher a escola do intercâmbio?

Quando pensamos em fazer um intercâmbio, muitas dúvidas se passam pela nossa cabeça, não é mesmo? Você precisa decidir o destino, como irá se manter, quanto tempo irá ficar, se você precisará de um visto específico… Contudo, se você já passou por tudo isso e já optou por Malta, outra dúvida pode surgir: o que […]

Quando pensamos em fazer um intercâmbio, muitas dúvidas se passam pela nossa cabeça, não é mesmo? Você precisa decidir o destino, como irá se manter, quanto tempo irá ficar, se você precisará de um visto específico…

Contudo, se você já passou por tudo isso e já optou por Malta, outra dúvida pode surgir: o que devo considerar na hora de escolher a escola do intercâmbio?

E não se engane, apesar de ter pouco mais de 300km² de extensão, Malta tem diversas opções de escolas para quem vem aprimorar o idioma. Veja abaixo o que você deve considerar na hora de escolher a escola do intercâmbio.

 

Qual a localização da escola?

A depender do objetivo do seu intercâmbio, a localização é bastante importante!

Isso porque você deverá levar em conta situações como: deslocamento até a sua escola, proximidade com restaurantes, mercados e lojas em geral, e até mesmo proximidade com opções de entretenimento.

Assim, na hora de escolher sua escola, verifique sua localização exata; faça uma simulação no Google Maps (ou outro mapa de sua preferência) da distância até seu hotel/acomodação (caso você já tenha), e qual será a melhor forma de locomoção!

 

Quais são os valores?

A moeda oficial de Malta é o Euro e, com o atual alto valor de câmbio é necessário que esteja ciente de que provavelmente o seu maior gasto será com o curso.

Portanto, você deve fazer uma boa pesquisa de custos e benefícios até que chegue a duas ou três opções de escolas que mais te interessarem. Além disso, não custa pedir um desconto, não é mesmo?

Não se esqueça também de questionar o que está incluso nos valores (materiais, acomodação, passeios…) e quais são as formas de pagamento.

Se a escola ou agência pela qual estiver negociando o curso oferecer o pagamento parcelado, pergunte se não há um abatimento no valor pago à vista!

 

 

Quais os diferenciais e que serviços essa escola me oferece?

Muitas escolas de intercâmbio em Malta, a fim de atrair mais estudantes e proporcionar melhores serviços, oferecem alguns diferenciais que você também deve considerar antes de tomar sua decisão.

Abaixo citamos alguns desses diferenciais e serviços:

 

  • Promove excursões, passeios culturais: algumas escolas querem que o aluno tenha experiência reais com o idioma e que interaja mais com os demais estudantes, e nada melhor do que uma atividade de lazer para isso, certo?
  • Acomodação estudantil: existem escolas que além de oferecerem o curso, também oferecem opções de acomodação e isso pode ser um diferencial, pois além de você não precisar se preocupar com deslocamento ( grande parte das vezes a acomodação é bem próxima a escola ) tem um maior contato com os demais estudantes que ali vivem. Contudo, vale conferir outros tipos de acomodação e pesar os valores e benefícios.
  • Programas de intercâmbio em família: se você não pretende ir sozinho para Malta, uma boa ideia é verificar se a escola oferece programas de intercâmbio para famílias.
  • Estrutura da escola: salas de estudos, ar-condicionado, WIFI de graça e até piscina e sala de jogos podem ser alguns diferenciais que você encontra nas escolas de Malta;
  • Arquitetura da escola: sim, parece estranho, mas algumas escolas estão localizadas em prédios históricos, o que pode ser uma experiência bem legal para os admiradores dessas construções, não é?

Como já mencionamos, esses podem ser alguns dos diferenciais que você encontrará nas escolas de intercâmbio em Malta. Quando estiver fazendo sua pesquisa, não deixe de questionar absolutamente TUDO o que a escola pode lhe oferecer, ok?

 

Que tipos de turmas estão disponíveis?

Além de tudo que já mencionamos, prestar atenção nos tipos de turmas que a escola oferece também é fundamental. A depender do seu objetivo é importante que você esteja em uma turma que se encaixe no seu perfil.

Por exemplo, existem escolas que oferecem programas exclusivos para pessoas com mais de 30 ou 50 anos. Outras escolas, podem também, trabalhar com turmas menores ou ainda oferecer cursos intensivos de inglês ou voltados para negócios.

 

Nacionalidade dos alunos

Pode parecer besteira pensar na nacionalidade dos demais alunos, não é? E dizemos: não é! Sabe por quê? Pois a depender dos seus objetivos, estudar com pessoas de nacionalidades diferentes da sua pode ser um aprendizado e tanto!

O que queremos dizer é que, se você vai para um intercâmbio em Malta, para aprender uma língua nova e estudar em uma sala com muitos  alunos brasileiros (ou que tenham a língua materna sendo o português) pode não fazer diferença para alguns porém pode prejudicar outros que são mais inseguros quanto a prática do inglês e isso é normal – muitos estudam o idioma por anos no Brasil e de fato possuem conhecimento da língua, porém ao se depararem com uma situação real em um país estrangeiro acabam travando pela falta segurança e prática cotidiana.

 

 

Nós somos habituados a achar atalhos para resolver os problemas, certo? O que você acha que aconteceria na primeira dificuldade com uma língua nova se estivesse em uma sala cheia de brasileiros? É possível que recorra a outro conterrâneo impedindo a si próprio de se esforçar mais para entender ou dizer o que precisa.

Agora, se você está em uma sala com pessoas que não falam português, a chance de se esforçar mais sem recorrer a ninguém, sem dúvidas é maior. As pessoas poderão usar sinônimos para te explicar, por exemplo, ou até mímica! Mas você gravará muito mais fácil a lição!

Você pode estar se perguntando se deve fugir dos brasileiros, certo? A resposta é: depende da sua personalidade e você deve ser sincero consigo mesmo já que decidiu se entregar de corpo e alma a essa grande aventura e compromisso de fazer um intercâmbio em Malta!

Se você é mais tímido, nunca saiu do país ou sente insegurança na hora de falar o inglês mesmo tendo conhecimento, procure escolas com menos brasileiros, isso exigirá mais de você e não tenha medo pois todos ali estão com o mesmo objetivo; você será colocado em uma turma com alunos que possuem o mesmo conhecimento da língua que você e lembre-se é a sua chance de errar e crescer próximo a pessoas que não conhece e que não vão te julgar de alguma forma – Convença a si mesmo do quanto é capaz!

Além de que conviver com pessoas de outras nacionalidades pode te enriquecer culturalmente e fazer com que consiga se virar com o inglês mais rápido.

 

 

De qualquer forma, há também um grande ponto positivo em estar perto de brasileiros: somos um povo muito acolhedor não é mesmo? E quando estamos longe de casa, qualquer brasileiro que encontramos logo tratamos como se fosse da família.

E ter contato com brasileiros é importante quando se passa muito tempo longe de casa! Ter com quem conversar sobre as coisas que foram deixadas para trás, alivia um pouco a saudade do lar!

Aqui em Malta facilmente encontrará conterrâneos através dos grupos do Facebook e caso precise de alguma ajuda nós do VivaMalta estaremos sempre dispostos, não se esqueça!

Então, analise bem o seu perfil e objetivo! E mesmo que você fique em uma turma com alguns brasileiros, basta se esforçar para falar apenas em inglês, mesmo fora da sala de aula e com certeza terá ótimos resultados!

 

Gostou das nossas dicas do que considerar na hora de escolher a escola do intercâmbio? Se você tem alguma sugestão ou dúvida, entre em contato conosco, será um prazer lhe ajudar!

Participe também do nosso grupo do facebook de Brasileiros em Malta! Basta clicar aqui.

 

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');