fbpx

Dicas na hora de contratar uma agência de intercâmbio

O intercâmbio é uma fase muito importante e desafiadora para a vida pessoal e/ou profissional dos futuros intercambistas. Por isso, na fase da decisão e da pesquisa pode surgir a dúvida de como realizar esse intercâmbio: sozinho ou por meio de uma agência de intercâmbio. Há vantagens e desvantagens na escolha de cada uma delas, […]

O intercâmbio é uma fase muito importante e desafiadora para a vida pessoal e/ou profissional dos futuros intercambistas. Por isso, na fase da decisão e da pesquisa pode surgir a dúvida de como realizar esse intercâmbio: sozinho ou por meio de uma agência de intercâmbio.

Há vantagens e desvantagens na escolha de cada uma delas, mas se você já decidiu fazer o seu intercâmbio com o auxílio de uma agência de intercâmbio, veja as nossas dicas para não cometer nenhum erro na escolha.

 

Escolha uma agência especializada no destino escolhido

Pesquisa é a palavra chave na hora de contratar uma agência de intercâmbio. Pesquise bastante e opte por uma agência especializada no destino escolhido.

Além da agência tratar de todos os procedimentos burocráticos, ela também deverá ser capaz de te oferecer todas as informações necessárias sobre o país em que fará o intercâmbio.

Você precisará não apenas de informações gerais, mas de dicas detalhadas que possam ser úteis quando chegar ao destino.

O lado bom de ter uma agência especializada é que ela te oferecerá todas as informações necessárias e tirará todas as suas dúvidas, por mais simples que pareçam.

Ela será capaz de te ajudar com dicas como: melhores bairros para morar, supermercados mais baratos, hábitos locais, o que fazer ou não fazer, ou seja, dicas que te ajudarão nas primeiras adaptações no país.

A Blue Intercâmbios, por exemplo, conta com consultores experientes e que já visitaram os destinos oferecidos pela empresa – inclusive Malta.

Além disso, representantes da Blue irão te receber aqui no país para te auxiliar logo nos primeiros dias após sua chegada.

intercambio-em-malta

 

Pesquise sobre a situação legal da empresa

Pesquisar sobre a situação legal da empresa é fundamental para saber se a empresa é realmente séria, se possui registro e se está realmente ativa e apta para realizar a atividade em que se compromete.

Nunca feche contrato com empresas com pendências legais ou que não possuam registros.

 

Avalie a sua credibilidade e atendimento

Além de pesquisar sobre a situação legal, busque também fóruns, grupos no facebook e outros locais com comentários de alunos ou ex-alunos desta empresa para saber sobre suas opiniões acerca do serviço prestado pela empresa.

Com a experiência de outros alunos você conseguirá filtrar o que deu certo e errado e também verificar se a empresa se preocupou em responder ou não, e como a empresa lidou com essas questões.

É óbvio que por vezes algo pode dar errado, muitas vezes até foge do controle da agência, mas a forma como ela resolve ou tenta resolver poderá dizer muito sobre ela.

Avalie o atendimento mesmo antes de fechar. Avalie se suas dúvidas foram respondidas, se recebe respostas rápidas, até porque isso te ajudará a saber se quando fechar com eles e precisar de alguma ajuda urgente no exterior eles te responderão rápido ou não.

 

Compare os serviços oferecidos

Ao fazer as suas pesquisas, avalie os serviços oferecidos por mais de uma empresa. Compare não apenas o preço, mas cada serviço incluso em cada uma delas. Avalie a qualidade de cada serviço, a quantidade, localização e vários outros aspectos.

Muitas pessoas ficam muito presas a preço e não avaliam que uma empresa pode oferecer um pacote um pouco mais caro, porém os serviços oferecidos são de qualidade superior.

Verifique as vantagens e desvantagens de cada pacote, avalie o que é mais importante para você na escolha do pacote e a qualidade no atendimento de cada empresa. Essa comparação te ajudará a começar a definir a agência de eleição.

Então, analisar com cuidado cada pacote e verificar qual é o mais vantajoso para si é fundamental para a sua decisão final.

 

Busque recomendações

Os tempos são outros, entretanto a propaganda boca-a-boca continua sendo uma das melhores na hora de escolher produtos e serviços.

Então, aproveite e busque informações com pessoas que já utilizaram os serviços das agências em que está pesquisando.

Busque recomendações confiáveis de pessoas que já passaram pela experiência, como estudantes que já estão no país, e pergunte muito e escute o que eles têm a dizer sobre a sua experiência.

Conhecer os pontos fortes e fracos da empresa e saber como eles lidam com as diversas situações poderá te ajudar a se precaver de algumas situações mais complicadas durante o intercâmbio e também de desgastes emocionais e até financeiros em certas situações.

 

Entenda os seus direitos e deveres

Antes de assinar o contrato e bater o martelo com a agência escolhida, leia com muito cuidado e atenção o contrato entregue pela empresa.

Nele você encontrará todos os seus direitos e deveres como intercambista, como eles te auxiliarão durante o seu intercâmbio e todos os serviços inclusos no seu pacote.

É importante verificar se há cláusulas para situações inesperadas como: cancelamento, adiamento da viagem, se quiser mudar de escola, mudar de horário, mudar de acomodação etc. Tudo isso deve ser considerado e descrito como eles poderão te ajudar.

Então o contrato deverá estar bem completo e com tudo detalhado do que está incluso e os detalhes de cada serviço. Verifique a questão da matrícula na instituição, se a instituição é reconhecida legalmente no país, se haverá recepção no aeroporto, qual o tipo de acomodação, etc.

Imagina só, você assina que fechou uma acomodação single (individual) e chegando lá te dão um quarto duplo. Você sabendo em detalhes o que assinou poderá entrar em contato com a agência e exigir que seja recolocado em um quarto da categoria em que foi acordado.

Assim como o contrário, caso tenha assinado sem ler atentamente e o quarto era duplo e pensava que era single, chegando na acomodação não poderá exigir um single se assinou um duplo. Por isso é tão importante ler e entender o que está assinando.

 

Cuidado ao relacionar preço com qualidade. Nem sempre o mais caro é melhor, pode ser que o mais barato tenha mais a ver com o que procura.

Por isso o trabalho de uma boa agência é importante, pois ela deverá ser capaz de te auxiliar na melhor escolha para o seu perfil.

Deste modo, a melhor dica na hora de contratar uma agência de intercâmbio é pesquisar bastante. Avaliar com cuidado o que as pessoas falam dos seus serviços, pesquisar a sua credibilidade no mercado e se de fato ela está legal para realizar esse tipo de atividade.

Buscar informações válidas te ajudará a ter mais cuidado e a não cair em armadilhas de empresas fajutas.

É importante também deixar todas as suas questões e conversas registradas no e-mail, pois caso haja algum problema e aleguem que isso não foi dito ou acordado você terá provas, o que ajudará a pressionar a mesma para resolvê-los ou ao menos, em casos extremos, servir como prova legal.

Mas não se preocupe, seguindo as nossas dicas conseguirá optar por uma ótima empresa de intercâmbio que te ajudará a realizar o seu sonho.

Participe também do nosso grupo do facebook de Brasileiros em Malta! Basta clicar aqui.

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');