fbpx

Contratar ou não uma agência de intercâmbio?

Uma das grandes dúvidas de quem está pensando em fazer intercâmbio, é se devem ou não contratar uma agência para ajudar (…)

Uma das grandes dúvidas de quem está pensando em fazer intercâmbio, é se devem ou não contratar uma agência para ajudar nos preparativos. Planejar um intercâmbio envolve muitos detalhes e, claro, dinheiro!

Por isso, muita gente acaba optando por deixar de lado as agências para tentar economizar. Mas será que essa é a melhor decisão? Quais são as vantagens e desvantagens de organizar um intercâmbio sem ajuda profissional?

A seguir, listamos alguns pontos que envolvem o planejamento de um intercâmbio e como contratar ou não uma agência pode influenciar em toda a organização. Com isso, ficará muito mais fácil decidir qual das duas opções é a melhor no seu caso e fazer o sonho da sua viagem se tornar realidade!

 

1. Escolhendo o seu destino de intercâmbio

A primeira fase de qualquer viagem é decidir qual o destino do intercâmbio. Obviamente esta é uma decisão que só depende de você e dos seus gostos. O Google está aí para tirar diversas dúvidas, coletar opiniões e ajudar em diversos aspectos da escolha.

Mas, com tanta informação é muito fácil se perder e não chegar à conclusão nenhuma! Não é novidade que certos destinos têm suas particularidades e, ouvir a opinião de profissionais que trabalham com intercâmbio todos os dias pode ser muito importante.

Em uma agência de intercâmbio você poderá ver todas as opções disponíveis de acordo com o seu perfil, desejos e orçamento. Se você está buscando por um país que fale inglês, tenha boas opções de escolas de idioma e some tudo isso à um clima agradável, sem dúvidas os agentes de viagem conseguirão filtrar aquilo que mais de encaixa nas suas expectativas.

É claro que muitas coisas conseguimos achar na internet, mas pode ser que determinadas escolhas não ofereçam aquilo que você está procurando, como muitas vezes um curso em uma área diferente, uma característica cultural que você não conhecia e por aí vai.

Portanto, neste primeiro momento do planejamento do seu intercâmbio, você precisa estar muito certo e ter avaliado todos os aspectos que irão envolver sua viagem antes de fazer a escolha definitiva. Busque ajuda profissional se as dúvidas são muitas! Você não irá pagar nada para fazer uma visita em uma agência de intercâmbio e avaliar as opções.

 

2. Mantendo-se dentro do orçamento

Este é provavelmente um dos pontos que norteiam a maioria dos intercâmbios: orçamento. Será que o meu destino dos sonhos é possível dentro da minha realidade? Ou quanto dinheiro precisarei juntar para fazer o intercâmbio acontecer?

Quando temos auxílio de uma agência de intercâmbio este ponto acaba ficando bem mais fácil, já que são feitos pacotes com valores fechados. Ou seja, é aquilo que você irá pagar e fim de papo!

Já quando planejamos um intercâmbio por conta, muitas surpresas poderão acontecer no caminho. Você deverá contratar todos os serviços separadamente, como escola, acomodação, seguro saúde e tudo mais. Portanto, se você não tem noção do preço de cada um desses itens, ficará muito mais difícil ter uma ideia exata do valor final do seu intercâmbio.

Além disso, quando organizamos um intercâmbio com intermédio de uma agência, temos a possibilidade de fazer o parcelamento do pacote de viagem. Fazendo por conta, as parcelas podem ser maiores ou menores para cada serviço e, principalmente no momento de escolher uma escola de idiomas em outro país, por exemplo, você deverá pagar diretamente à instituição na moeda local para reservar o curso. Isso significa fazer uma transferência internacional no valor integral do seu curso, o que sem dúvidas sairá muito mais caro.

Nesse caso, com uma agência, você não precisará se preocupar com nada disso! Ela ficará encarregada de fazer a reserva do seu curso, organizar questões de pagamento e, quando necessário, comunicar-se na língua nativa com as empresas envolvidas.

Se você já fez um intercâmbio antes, por exemplo, muitas vezes já tem ideia de como as coisas funcionam, dos gastos médios, imprevistos e a fluência no idioma já está mais afiada. Então, as chances são boas das coisas saírem como o planejado!

 

agencia-intercambio-malta

 

3. Precisarei de visto, e agora?

Não temos como fugir do lado burocrático de qualquer intercâmbio, e a obtenção do visto é um deles. As regras são específicas para cada destino escolhido, e é muito importante sabermos exatamente como proceder para ficar dentro da lei e não ter nenhum problema na imigração.

Na maioria dos casos essas informações estão todas descritas no site oficial do governo do país. É o local mais confiável para você ter certeza das documentações necessárias e informações sobre aplicação, mas é claro que ter uma ajudinha nessa parte não é nada mal e evita qualquer erro no percurso.

Falar com alguém que já passou por essa experiência é uma boa alternativa caso você esteja fazendo por conta, mas lembre-se de que cada caso é um caso, e sua situação pode ter alguma especificidade que a outra não tinha.

Por isso, quando fechamos um intercâmbio com uma agência, esse processo fica muito mais simples. Em alguns países como a Austrália, por exemplo, você precisa obter um visto de estudante enquanto ainda está no Brasil. É preciso entrar em contato com o departamento de emissão de vistos de lá, fazer a solicitação e enviar os documentos necessários.

Já em Malta, se você ficará por até três meses no país, você não precisará de visto. Mas, caso esse prazo for estendido, você deverá entrar com um pedido de visto junto ao Identity Malta.

Ou seja, cada lugar possui um processo diferente e precisamos estar com a documentação em ordem para evitar quaisquer surpresas indesejadas. Então, voltamos à dizer que se você já tem experiência, com certeza irá tirar de letra! Mas, se você gostaria de receber auxílio durante todo o processo, contratar uma agência é a melhor opção.

 

4. Escolhendo a melhor instituição de ensino

Dentro do processo de decisão do destino de intercâmbio, escolher a escola de idiomas ou uma universidade para o seu curso é um dos fatores principais para se manter dentro do seu objetivo – seja ele aprimorar um idioma ou fazer uma especialização fora do país.

Mas, qual a melhor instituição dentro do que você está procurando? Em alguns casos, intercambistas preferem optar por turmas com faixa etária específica +40, por exemplo, e somente algumas escolas de idioma oferecem essa opção. Ou quem sabe um determinado curso que pode ou não estar disponível na universidade local.

O processo de pesquisa é longo e, se você não tem domínio do idioma do país, as coisas podem ficar um pouco mais complicadas. Então, na hora de avaliar se você deve ou não contratar uma agência de intercâmbio, analise se você está apto a entrar em contato com as escolas e informar-se corretamente sobre os requisitos de aplicação para cada instituição. Se sim, então você não terá maiores problemas em fazer as escolhas por conta.

Por outro lado, se você não tem ideia por onde começar, um agente de intercâmbio com certeza te apresentará todas as opções disponíveis. A vantagem é que, em agências de qualidade, a seleção de escolas já é mais filtrada e você corre menos riscos de escolher uma escola sem certificação ou que não seja aquilo que você esperava.

 

5. Acertando detalhes da acomodação e transporte

Outro ponto que faz parte do planejamento do intercâmbio é a acomodação e o transporte. A escola de idiomas que você irá ficar possui residência estudantil disponível? Ou quais são as opções de acomodação que se encaixam melhor no seu orçamento?

Quando você fecha um pacote com uma agência, em praticamente todos os casos esse item está incluso – ou seja, você não precisará se preocupar em ir atrás de apartamento ou residência estudantil. No caso de organizar a viagem por conta, este é um item que deverá ser acertado com antecedência!

E quanto ao transporte do aeroporto para a acomodação? Muitas agências disponibilizam transfer para os intercambistas, facilitando o momento da chegada. Isso poupará qualquer estresse caso você não fale o idioma muito bem para pegar um táxi ou quem sabe encontrar uma empresa que faça transfers sem um preço abusivo para turistas.

 

agencia-intercambio-malta

 

6. Comprando passagens de avião

Um detalhe muito importante é o momento da compra da passagem de avião. Se você terá tempo de ficar buscando as melhores ofertas, vá em frente e economize com taxas de serviço das agências. Mas, se tempo é um problema, com certeza contratar um profissional para lidar com todo esse processo é o ideal.

Além disso, lembre-se de que se você está indo para estudar, existe a possibilidade de fazer a compra de uma passagem de avião com taxas muito mais baixas para estudantes. Ao fazermos esse processo com uma agência de intercâmbio, eles possuem parcerias com as empresas aéreas para conseguir emitir passagens dessa modalidade.

As passagens de estudante são ideais para quem vai fazer intercâmbio a partir de 6 meses, pois isentam as taxas de mudança da passagem que geralmente são necessárias para a data de volta.

Para viagens longas, geralmente não é possível comprar uma passagem com a data de volta muito distante, portanto será necessário fazer essa alteração. Com uma passagem comum, você deverá pagar uma taxa para essa mudança, já com a passagem de estudante, você não pagará nada a mais por isso – o que é ótimo!

 

7. Suporte pré e pós-viagem

Talvez este seja um dos aspectos que mais fazem diferença quando estamos analisando se contratamos ou não uma agência de intercâmbio. Quando somos intercambistas de primeira viagem, as dúvidas são muitas – o tempo todo! Isso significa que ter alguém para recorrer a qualquer momento é muito importante, principalmente caso aconteça algo quando você já estiver no país.

Já pensou se você tem algum problema com a escola de idiomas, acomodação etc? No momento do desespero, ter alguém para resolver isso para você pode te poupar estresse e dinheiro.

Sabemos que ao viajar com uma agência de intercâmbio os custos podem ser um pouco mais elevados, mas o quanto essa diferença no orçamento realmente impactará caso você precise resolver imprevistos, correr atrás de informações e se incomodar?

Isto deverá ser levado em conta, principalmente se você nunca viajou para fora do país e não tem muita experiência com viagens. O barato pode sair caro no final das contas!

 

intercambio-em-malta

 

E por fim… como está o seu tempo?

Planejar um intercâmbio demanda tempo e esforço, e tudo isso deverá fazer parte da sua rotina durante a organização da viagem. Isso significa reservar seu tempo livre para resolver questões burocráticas, fazer pesquisas, entrar em contato com empresas e ainda preparar seu estado psicológico.

Analise se você está realmente preparado para fazer tudo isso sozinho. É claro que essa escolha impacta no nosso orçamento – e esse é o principal motivo para ficarmos na dúvida se contratamos agência ou não –, mas será que você não estará colocando em risco a sua experiência?

Para quem já possui um bom domínio da língua nativa do país, já fez viagens internacionais por conta e sabe como funciona todo o processo, a indicação é que realmente personalize o intercâmbio do seu jeito, sem interferência de agências. Mas, se essa é sua primeira vez, talvez contar ajuda profissional seja o mais indicado para aproveitar ao máximo cada minuto da sua viagem.

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');