fbpx

Feriado Santa Marija em Malta: quando acontece e o que esperar

Muito similar aos brasileiros, os malteses também não economizam nas festividades! Prova disso é o feriado Santa Marija, ou em português feriado de Nossa Senhora de Assunção. As celebrações em torno da data atingem o seu ápice em 15 de agosto (feriado nacional) quando o país inteiro cai na festa, mas na realidade os eventos […]

Muito similar aos brasileiros, os malteses também não economizam nas festividades! Prova disso é o feriado Santa Marija, ou em português feriado de Nossa Senhora de Assunção.

As celebrações em torno da data atingem o seu ápice em 15 de agosto (feriado nacional) quando o país inteiro cai na festa, mas na realidade os eventos começam bem antes, em 31 de julho, estendendo-se até 22 de agosto. 

O período é o pico da temporada de verão e um importante marco no calendário maltês, e, portanto, vale a pena conhecer um pouco a história por trás desse feriado e tudo o que acontece na ilha durante essas semanas. 

 

Afinal, como surgiu esse feriado?

Como se sabe, Malta foi fortemente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, motivo pelo qual o país sofreu com a escassez de alimentos, equipamentos de combate e outros suprimentos básicos, fatos que teriam obrigado a nação se render caso os ataques não cessassem. 

Em vista da situação, o Reino Unido montou a Operação Pedestal, um comboio com quatorze navios que salvaria o povo maltês dos dias difíceis, em especial por conta do petroleiro Ohio, carregado com óleo, combustível e querosene, sem os quais Malta não sobreviveria.

Contudo, esse comboio foi interceptado pelos países do Eixo, que causou a destruição de nove dos quatorze navios que viajavam rumo a Malta. Os navios sobreviventes chegaram ao arquipélago nos dias 13 e 14 de agosto, mas ainda não havia sinal do petroleiro Ohio, apenas sabia-se que o mesmo tinha sido torpedeado, incendiado, sofria com falhas nos motores e havia perdido caldeiras. 

Com a esperança que restava ao povo maltês, eles rezaram e oraram a Santa Marija por um milagre, até que na manhã do dia 15 de agosto de 1942, durante a festa de Nossa Senhora de Assunção, o Ohio conseguiu chegar ao Grand Harbour, descarregou sua carga de mais de 10.000 toneladas, e, assim que os suprimentos foram todos extraídos, o navio afundou e pousou no fundo do mar: como se tivesse cumprido a sua missão. 

Esse dia ficou para sempre marcado na memória do povo maltês e por isso foi incorporado ao calendário de feriados nacionais!

 

Como é a comemoração?

As festas maltesas são conhecidas por suas decorações de rua, procissões, barracas com iguarias locais, muita música e fogos de artifício. E esse feriado, claro, não poderia ser diferente! A data é uma das mais populares do país, sendo celebrada em oito cidades: Għaxaq, Gudja, Attard, Mosta, Mqabba, Qrendi, Birkirkara e Victoria, Gozo.

Ainda que a maioria dos malteses prefira viajar para Gozo e assistir as celebrações que acontecem em Victoria, nas demais sete cidades da ilha o que não faltam são eventos e espetáculos durante as duas semanas que antecedem o dia 15 de agosto. 

Há uma competição (saudável) entre as paróquias das cidades, que disputam para ver quem produz a maior e mais colorida celebração! Entre elas, a famosa Mosta ou Rotunda, a Parish Church e a Cathedral of the Assumption são alguns destaques da festa, que ganham atrações com bandas, decorações, luzes, comidas típicas e muita folia!

Seja celebrando a tradicional festa ou aproveitando o feriado para tirar uma folga do trabalho, fato é que a ilha estaciona e você quase não verá pessoas seguindo normalmente com a sua rotina.

Portanto, se estiver na ilha nesse período, programe-se e anote na agenda alguns eventos que você não pode perder:

  • 10 de agosto – Concerto anual de música clássica e moderna da Banda King George V, em Mgabba;
  • 13 de agosto – Festa de rua em Ghaxaq, a partir das 22h;
  • 14 de agosto – Espetáculo de fogos de artifícios que podem ser vistos em qualquer ponto da Valleta Road, em Mgabba, Mosta, Mdina (um dos pontos mais altos da ilha) ou ainda Gnien il-Gibjun em Zurrieq, um lugar menos conhecido com vista privilegiada do sul da ilha;
  • 14 e 15 de agosto – Feira agrícola na Villa Rundle, Victoria;
  • 15 de agosto – Clímax da festa com a procissão pelas ruas centrais com a estátua artística da Nossa Senhora de Assunção.

Apesar de ter um cunho mais religioso, a emoção em torno dessa data é indiscutível e provavelmente vai contagiar você também! 

Então, você já tinha ouvido falar desse feriado na ilha? Compartilhe com a gente aqui ou nas nossas redes sociais! 

intercambio-em-malta

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');