fbpx

7 locais para praticar Stand Up Paddle em Malta

A prática desse esporte, bastante popular na ilha, é uma alternativa divertida e emocionante de se conhecer alguns dos pontos turísticos mais belos de Malta. O SUP (abreviação de Stand Up Paddle, que em português seria algo como remo em pé) utiliza uma prancha semelhante à de surfe e um remo, necessário para se impulsionar […]

A prática desse esporte, bastante popular na ilha, é uma alternativa divertida e emocionante de se conhecer alguns dos pontos turísticos mais belos de Malta. O SUP (abreviação de Stand Up Paddle, que em português seria algo como remo em pé) utiliza uma prancha semelhante à de surfe e um remo, necessário para se impulsionar na água enquanto mantém o equilíbrio. 

Praticado por pessoas de todas as idades, os únicos requisitos para você ter uma sessão incrível de Stand Up Paddle são: estar munido do equipamento necessário e, caso seja iniciante, ter a companhia de um instrutor qualificado e experiente.

Reunimos os 7 lugares mais interessantes para você se apaixonar – ainda mais – por Malta e por essa atividade que reúne mar e aventura. Confira:

 

Blue Grotto

Chegamos à conclusão de que a Blue Grotto é fascinante de qualquer ângulo: seja vista de cima, a partir do mirante que existe pouco antes de chegar até lá; ou nos passeios de barco, que adentram em cerca de 7 cavernas da região. 

No passeio de SUP, por sua vez, é possível ter uma perspectiva ainda mais de perto de toda a sua beleza!

Águas cristalinas, cores vívidas e os detalhes das cavernas que foram esculpidas ao longo do tempo, pelo mar e pelo vento.

Alguns praticantes relataram visitas em pequenas cavernas encontradas dentro de uma caverna maior, espaços que são fáceis de serem acessados graças ao tamanho da prancha.

O litoral dramático é de tirar o fôlego em qualquer estação do ano, e o passeio pode ser uma opção caso você queira conhecer a Blue Grotto no inverno e não encontre mais excursões de barco disponíveis (eles geralmente fazem uma pausa nesses meses).

A única observação é com relação ao clima, que vez ou outra pode resultar num mar agitado, impossibilitando a atividade. 

Para um passeio completo geralmente são necessárias cerca de 3 horas, com pausas para fotos e mergulho.

A parte da manhã costuma ser a mais indicada para a atividade, pois é quando o interior das cavernas fica mais iluminado e bonito.

stand-up-paddle-malta

 

Popeye Village

A Vila do Popeye é um daqueles lugares que faz qualquer um se sentir como criança novamente. Um lugar colorido, de uma paz indescritível e um cenário que nem parece real!

Não é à toa que se tornou um dos pontos preferidos dos praticantes de SUP: águas calmas, transparentes e em boa parte rasas, perfeito para iniciantes no esporte que ainda estão aprendendo a se equilibrar e remar.

Os vários tons do mar Mediterrâneo podem ser vistos durante o trajeto em cima da prancha, além de incluir algumas pequenas cavernas e pontos para mergulho com snorkel. 

O passeio pelas redondezas começa na própria Popeye Village e costuma ter aproximadamente 3 horas e meia de duração pelo litoral. 

stand-up-paddle-malta

 

Coral Lagoon

Assim como acontece em St. Peter’s Pool, a Coral Lagoon atrai inúmeros turistas em busca da sensação de saltar de cima das rochas em direção ao mar.

No entanto, por estar localizada em alto mar, saltar da Coral Cave (como também é chamada) pode ser ligeiramente mais radical e requer uma certa experiência. 

Por esse motivo muitos preferem explorar esse pequeno oásis estando na água, em cima de caiaques ou de Stand Up!

A lagoa em formato circular é um paraíso a se perder a noção do tempo, ainda mais estando em contato direto com as águas transparentes e coloridas. Muitos aproveitam para mergulhar, nadar ou ficar apenas boiando na superfície. É um passeio imperdível e bem diferente!

Apesar da atração estar em alto mar, não há motivo para medo: o percurso geralmente acontece ao lado dos penhascos Mellieha, próximo à borda, e inclui visita a outras pequenas cavernas e riachos. De nível médio, o trajeto dura cerca de 3 horas.

stand-up-paddle-malta

 

Mellieha Bay

Partindo da gigante Baía Mellieha, esse tour é uma maneira fácil e divertida de ficar longe das multidões que lotam a areia da praia durante o verão, além de você poder ter uma vista fantástica do mar e da natureza em cima da sua prancha. 

Remando sempre ao lado das falésias rochosas, a pouco mais de um quilômetro e meio está a Slug’s Bay, um local onde comumente os praticantes de SUP aproveitam para fazer uma pausa, dar um mergulho e relaxar na pequena e isolada praia. 

O mar nos arredores costuma ser muito calmo e ter poucas ondas, tornando-se um lugar ideal para iniciantes. O único risco é realmente se apaixonar pela prática e não querer mais sair do mar!

stand-up-paddle-malta

 

Santa Marija Caves, Comino

Nem só a Blue Lagoon é responsável pela fama de Comino! Ano após ano, mergulhadores exaltam as impressionantes cavernas de Santa Maria, que são na verdade um complexo de 10 grutas cada uma com sua beleza particular e algumas com túneis subaquáticos (acessados somente por profissionais experientes).

Com a luz que incide especialmente na parte da manhã, o complexo se transforma em um espetáculo, que inclusive conquistou o título de um dos mais belos sistemas de cavernas do mundo!

O cenário é magnífico e tem uma vida marinha muito diversificada, com polvos, lagostas, enguias, moreias e caranguejos, além dos pequenos peixes, que já se acostumaram com as pessoas e chegam muito perto para ganhar alimento. 

No passeio de SUP, você verá águas tão limpas que permitem enxergar o fundo do mar, apesar da grande profundidade. A dica é chegar cedo no local para evitar a movimentação dos barcos que chegam na ilha. 

O percurso não é demorado e depende muito do tempo em que se deseja conhecer as grutas, mas recomendamos que você inclua também a Blue Lagoon no mesmo passeio. 

stand-up-paddle-malta

 

St Paul’s Island

Tradicionalmente tido como o lugar exato em que o apóstolo Paulo naufragou, a ilha (ou ilhas, por conter uma estreita passagem de terra que divide os dois lados do mar) fica perto da costa nordeste de Malta. 

Atualmente a porção de terra não é habitada, desde quando seu último morador, um fazendeiro chamado Vincenzo Borg, abandonou a casa em que morava pouco antes da Segunda Guerra. O que se vê hoje na ilha são apenas ruínas dessa construção. 

Ainda assim, o passeio de SUP nos arredores de St. Paul’s Island é bastante convidativo e fácil, especialmente se esta for a sua primeira vez em cima da prancha. Nós do VIVAMALTA já estivemos no local para praticar Stand Up, mas infelizmente no dia em questão o tempo não estava legal, sendo necessário mudarmos o roteiro.

stand-up-paddle-malta

 

Manoel Island

Bem diferente das demais paisagens, subir em cima da prancha nos arredores de Manoel Island é uma forma única de conhecer Valletta e Sliema em um ângulo inusitado.

Você estará cercado pelas construções das cidades, no calcário típico maltês, enquanto explora a vida marinha, o horizonte e por que não, um belo pôr do sol!

Alguns tours estendem-se também pelo porto de Marsamxett, ao redor da Ilha Manoel, e as vistas são fantásticas! Por ser uma zona menos selvagem do que os anteriores (Coral Lagoon, por exemplo), o nível de dificuldade é fácil e são muito bem-vindas pausas para mergulhos e visitas aos recifes. 

A duração num trajeto desse costuma ser de 2 horas, a combinar com o instrutor. 

stand-up-paddle-malta

 

E por falar em instrutor, depois de mostrarmos a você alguns dos lugares mais incríveis para praticar Stand Up Paddle pela ilha, se liga nesta novidade: estamos com uma parceria incrível para passeios de SUP, snorkeling e trekking, com preços especiais para leitores do VIVAMALTA!

Os passeios podem ser contratados em grupo ou individualmente, e todos contam com instruções e medidas de segurança independentemente da sua experiência. 

Saiba mais acessando a aba serviços, no topo da página inicial do site!

intercambio-em-malta

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');