fbpx

5 lições que você aprende durante o intercâmbio

São meses de ansiedade até o tão esperado dia do embarque. Malas prontas e muito para viver neste tempo fora do Brasil, longe da família e dos amigos. O que você ainda não sabe é o quanto essa experiência mudará a sua vida e a sua forma de perceber o mundo para sempre. O misto […]

São meses de ansiedade até o tão esperado dia do embarque. Malas prontas e muito para viver neste tempo fora do Brasil, longe da família e dos amigos. O que você ainda não sabe é o quanto essa experiência mudará a sua vida e a sua forma de perceber o mundo para sempre.

O misto de emoções é gigante, principalmente no primeiro dia que você pisa no seu destino e no dia de dizer adeus ao local que você chamou de casa.

Acho que ainda não há palavras para descrever de fato o que é o intercâmbio. Para cada pessoa ele é único e mexe com a nossa vida de uma maneira muito particular.

Mas hoje, trouxemos 5 lições que com certeza você vai viver e aprender durante o intercâmbio.

Se você já fez o seu intercâmbio, sem dúvidas irá se identificar. Se você está planejando o seu, você vai começar a ter uma pequena ideia do que isso vai significar na sua jornada.

 

É difícil, mas libertador sair da zona de conforto

Muitos de nós deixa a casa dos pais ou vende tudo para realizar o sonho do intercâmbio. É muito difícil dizer adeus para a casa confortável, para a vida rodeada da família e dos amigos, do carro que você pega até para ir na padaria e dos privilégios mais simples que você possa ter.

Quando chegamos em um novo país, você não é o filho(a) do fulano ou amigo(a) da ciclana. Você não conhece seus vizinhos, sua rua e o seu bairro. Você não fala a mesma língua nativa dos que vivem ali e não está 100% confortável com a cultura que você acabara de emergir.

Serão desafios diários, seja com o idioma, com o processo de fazer amigos, na convivência com pessoas totalmente diferentes debaixo do mesmo teto e até mesmo a primeira ida no supermercado.

Mas, por mais que tudo isso seja difícil no início, com o tempo você começa a perceber as coisas de forma de diferente. Para muitos é a primeira oportunidade de sair da zona de conforto e enfrentar o mundo sem apoios – e isso é libertador!

 

Faz parte dizer adeus

A palavra “até breve” provavelmente será a que você vai mais falar durante o seu intercâmbio. Os colegas de sala vem e vão, os amigos da acomodação e todos aqueles que você fez um vínculo durante seus meses no país.

Você começa a se acostumar e a entender que isso é normal e faz parte da nossa jornada. Pessoas chegam e pessoas vão embora todo o tempo, mas a magia está nos momentos que vocês viveram juntos e que ficarão para sempre na memória.

Por mais que a saudade aperte, aprendemos a conviver com esse sentimento dolorido e transformá-lo em gratidão por tudo o que foi e ainda será vivido.

 

Amizades são um dos bens mais preciosos

Costumamos dizer que os amigos são nossa família no intercâmbio, e isso não poderia ser mais verdade! Sem eles, nada faz sentido. Todas as experiências que você tiver no país, sem dúvidas serão ao lado de pessoas que você lembrará para sempre.

Aniversários longe de casa, Natal sem a família, domingos sem o churrasco com a sua galera… mas tudo fica mais leve na companhia de amigos que preencherão esse papel tão importante – e que você jamais irá esquecer.

Seja nos momentos tristes ou felizes, ter amigos é o que nos traz equilíbrio. Todos ali provavelmente estarão na mesma situação que você, vivendo o sonho do intercâmbio e querendo tirar o máximo de proveito de tudo.

Valorize quem está ao seu lado e tenha por perto pessoas que estão na mesma sintonia que você.

 

A experiência é mais importante que o título

Quando você chega em uma sala de aula para aprender inglês em um país diferente, com pessoas de todos os cantos do mundo, não importa de você é advogado, dentista, secretário ou carpinteiro. Ali, todos estão unidos por um único objetivo: aprender inglês.

No intercâmbio, dificilmente você irá trabalhar com o que você estava acostumado no Brasil, principalmente se você não domina o idioma.

Este é o momento para valorizarmos outras profissões e nos moldarmos a diferentes realidades. Isso é crescer. Coloque-se em situações que você provavelmente não viveria no conforto da sua casa e do seu país. Essa pode ser a única oportunidade de viver algo diferente e encarar novos desafios.

Na sua volta para casa, você verá que somente aprender um novo idioma não foi seu único aprendizado. As lições de vida são ainda mais importantes durante o processo e nos fazem crescer como seres humanos – e isso sem dúvida é muito mais valioso do que qualquer diploma de conclusão de curso.

 

Não existe nada melhor que viajar

Morar em um novo país abre portas para conhecermos outros lugares, principalmente países vizinhos como acontece na Europa. Tantos lugares a voos curtíssimos e com valor acessível.

Para muitos, o intercâmbio é a primeira experiência no exterior e ter a facilidade de viajar em um curto espaço de tempo para diversos outros países é surreal!

Cada desembarque em um país diferente, com uma cultura e uma língua totalmente novas, é algo que abre a mente de uma forma sem igual. Nos faz perceber o quão pequenos somos diante do mundo e o quanto ainda temos para conhecer desse planeta.

A conclusão não poderia ser diferente: não tem nada melhor no mundo do que viajar!

Também quer viver esse sonho, mas não sabe por onde começar? Chama a Blue Intercâmbios para que eles possam te mostrar os pacotes de Intercâmbio em Malta ou qualquer outro destino! Basta clicar no banner abaixo:

intercambio-em-malta

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');