fbpx

Dá para melhorar o inglês em 1 mês de intercâmbio?

30 dias parece pouco para aprender um novo conhecimento, mas no caso de uma nova língua, ainda mais se você já tem alguma noção, é o tempo ideal para quem não tem meses ou anos para aprender um inglês com vivência diária. No Brasil, a maioria dos cursos de inglês é semanal e duram anos, […]

30 dias parece pouco para aprender um novo conhecimento, mas no caso de uma nova língua, ainda mais se você já tem alguma noção, é o tempo ideal para quem não tem meses ou anos para aprender um inglês com vivência diária.

No Brasil, a maioria dos cursos de inglês é semanal e duram anos, e aí aquela pergunta aparece: como aprender dois anos em trinta dias? Será que é possível? A grosso modo, é assim que pensamos, mas na nossa mente e na capacidade de adquirir conhecimento, a qualidade fica maior que a quantidade.

Isso porque VIVER o inglês é diferente de APRENDER o inglês. Quando somos ‘obrigados’ a falar outro idioma para coisas básicas, como pedir um lanche, chamar um táxi ou entrar em um ônibus, tudo muda de figura. Isso ajuda na memorização, acostuma nosso cérebro a situações rotineiras, fazendo com que nós fiquemos craques nisso!

Hoje vamos trazer algumas dicas para quem já tem alguma noção de inglês e quer dar um “xeque mate”, ou seja, aprender de forma rápida, eficaz e estar em outro país e tem pouco tempo para isso. Pode parecer rápido, mas a experiência de umintercâmbio será inesquecível e irá te abrir portas no futuro profissional, sem dúvidas!

 

Escolha uma agência de intercâmbio

Procurar por conta própria é uma parte importante do processo, mas a segurança que uma agência confiável oferece é primordial. Pesquise um bom país, que tenha a ver com você e depois escolha uma boa empresa que irá te dar todo o suporte. Para ser interessante, o preço precisa caber no seu orçamento e essa empresa terá que organizar as datas, locomoção, estadia e conseguir o melhor curso de inglês da ocasião.

Priorize na hora de escolher, quem tem os melhores benefícios e te ofereça suporte caso tenha algum problema, além de observar, é claro, se é uma empresa conhecida e bem conceituada.

Lembre-se de procurar uma agência que irá te oferecer um certificado válido. Ele é muito importante para oportunidades futuras, que com certeza é um dos motivos que te fez procurar por um intercâmbio. Por isso, é importante pesquisar muito antes de escolher.

 

Abra o leque!

Para intercâmbio, é inegável que Inglaterra e EUA são os destinos mais escolhidos, mas também os mais caros. Só que a gente esquece mais de 60 países também têm o inglês como língua oficial. Já pensou em fazer um intercâmbio em Malta? A Ilha de Malta tem sido um dos destinos mais bonitos e procurados por estudantes, e por lá, o Maltês e o inglêssão os idiomas oficiais. Isso porque Malta já foi colônia da Inglaterra.

Malta, nos últimos anos, passou a ser opção para quem quer aprender inglês e pagar um pouco menos do que os países mais conhecidos para estudar. O custo de vida é baixo e as paisagens maravilhosas, aliando conhecimento e turismo.

Outra facilidade, é o visto. Brasileiros podem ficar 90 dias no país sem pedir visto com antecedência.

 

Viva o idioma

Por um tempo, esqueça um pouco o português. Estude muito e priorize conversas com quem fala o idioma nativo. Se encontrar brasileiros, não precisa ignorar, é claro, mas faça o máximo de amizades com quem é do país ou se coloque em situações que você não terá alternativa a não ser falar inglês.

Quando tiver no seu curso, se dedique. Caso precise estudar após as aulas, ou durante os fins de semana, não exite: esteja o máximo que puder em contato com o inglês, ou seja, respire e viva esse idioma.

 

Fique com uma família

Não há experiência melhor de convívio do que ficar com uma família, acostumada a receber intercambistas, é claro. Ela fará de tudo para você aprender e se sentir acolhido naquele país. Todo começo é difícil, mas é interessante para os dois lados se dedicar ao aprendizado.

Quando quiser voltar, terá sempre um cantinho pra ficar. Normalmente, são famílias descoladas, que tentam ao máximo ser sua segunda família mesmo. Essa relação irá se perdurar e também são novas oportunidades que surgem para você continuar praticando o inglês.

 

Conheça a cultura

Caso você escolha a Ilha de Malta, para seu intercâmbio, não vá só para aprender o idioma! Se sentir incluso em uma sociedade diferente, com cultura única, também é importante para se sentir parte do lugar e aprender ainda mais sobre os costumes e as maneiras de falar o idioma. Em Malta, paisagens históricas e construções medievais são as opções de passeios.

Quanto mais próximo do povo, mais fica fácil de assimilar os novos conhecimentos. Através da cultura, você se sente inserido e a sede por aprender ainda mais, aumenta. Aproveite, passeie, conheça pessoas novas e ponha em prática todo dia o inglês.

 

E depois dos 30 dias?

Tudo fica mais fácil, pode ter certeza. Você precisa apenas se forçar a continuar praticando o que aprendeu, mesmo no Brasil. Entenda qual foi a necessidade do intercâmbio e procure maneiras de deixar o novo idioma presente na sua rotina de alguma forma.

Por fim, saiba que não dá apenas para melhorar o inglês durante o mês do intercâmbio, mas levá-lo como seu segundo idioma para sempre. A experiência de vida é gigante, sem falar que é outra coisa aprender o inglês com nativos. Priorize uma boa agência de intercâmbio, e organize sua viagem.

A dica é se preparar muito antes de dar essa grande passo. Faça pelo menos um ano de curso no Brasil, aprenda sobre o local e como você irá viver em outro país. Pode parecer fácil, mas é uma mudança de 360 graus na sua vida, ainda mais se você for jovem e inexperiente em viver sozinho.

Caso você queira ter a experiência para sua vida profissional, aproveite para fazer contatos. Quem sabe não gostam de você como intercambista e você possa morar para sempre naquele país que te proporcionou essa experiência única? Use bem esses trinta dias para aproveitar ao máximo cada oportunidade e registrar bem tudo o que viveu e aprendeu!

Participe também do nosso grupo do facebook de Brasileiros em Malta! Basta clicar aqui.

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');