fbpx

Como escolher uma escola de idiomas em Malta?

Malta tem se tornado um destino cada vez mais procurado por intercambistas por causa da ótima relação custo-benefício que o arquipélago proporciona. Muitas escolas oferecem cursos de inglês para todas as idades e níveis a preços bem atrativos. Então, como escolher a escola ideal? Em primeiro lugar, você deve definir suas necessidades para uma temporada […]

Malta tem se tornado um destino cada vez mais procurado por intercambistas por causa da ótima relação custo-benefício que o arquipélago proporciona. Muitas escolas oferecem cursos de inglês para todas as idades e níveis a preços bem atrativos.

Então, como escolher a escola ideal?

Em primeiro lugar, você deve definir suas necessidades para uma temporada em Malta. Nem sempre as escolas mais caras são sinônimo de alta qualidade. Outros critérios devem ser levados em consideração e é isso que veremos em detalhes a partir de agora.

 

Verifique as credenciais da escola em Malta

No site oficial da escola de seu interesse, deve constar a certificação do ELT Council, o órgão de referência em ensino de língua inglesa em Malta. O Conselho reúne representantes das seguintes instituições:

  • Ministério da Educação,
  • Conselho Nacional de Educação Superior,
  • Ministério do Turismo,
  • Departamento de Turismo de Malta,
  • FELTOM (Federation of English Language Teaching Organisations), a Federação das Organizações de Ensino de Língua Inglesa, que agrupa cerca de vinte escolas
  • Escolas de idiomas.

O ELT Council está vinculado ao Ministério da Educação desde 2015 e é responsável pela certificação das instituições desde 1996. Suas missões são:

  • a atribuição de licenças e certificados a escolas de idiomas.
  • a garantia da qualidade dos cursos de inglês.
  • uma auditoria anual
  • certificação de professores

O selo da FELTOM também garante a qualidade do padrão de ensino oferecido pela escola de idiomas, uma vez que certifica que ela passou por um rigoroso processo de credenciamento. Seu objetivo é desenvolver continuamente a qualidade da educação oferecida aos estudantes internacionais em Malta.

 

Uma boa localização é meio caminho andado

Já que você vai precisar ir à escola praticamente todos os dias, é melhor que ela seja bem localizada (embora o transporte em Malta seja bem eficiente e acessível).

Uma boa localização é primordial porque define o desenvolvimento de toda a sua experiência durante o curso. Uma escola próxima à sua acomodação, por exemplo, é bem mais econômica e garante que você participe de todas as atividades extraclasse com mais comodidade.

A maioria das escolas fica em Sliema ou Saint Julian’s. Elas são o epicentro de Malta, onde tudo acontece. É o lugar escolhido pela maioria dos intercambistas, já que a vida noturna é mais movimentada, as atividades são infinitas e a maioria dos ônibus e barcos dão acesso a toda a ilha.

Então, pense com carinho na localização! Mais que aulas de inglês, é importante ter uma vida social ativa, próxima aos eventos, às atividades escolares e oportunidades reais de praticar o seu inglês.

 

Escolha um curso em Malta sob medida para as suas necessidades

Depois de confirmar a boa reputação da escola e definir a localização, escolha uma modalidade de curso e compare conteúdos e preços em várias escolas antes de fazer sua decisão final.

Normalmente, existem três tipos de modalidades clássicas de curso:

  • Apenas cursos de inglês.
  • Curso de inglês + acomodação inclusa (hotéis, apartamentos compartilhados, casa de família)
  • Pacotes completos = aulas de inglês + acomodação + atividades extraclasse/lazer

Além dos cursos convencionais, você pode optar por cursos específicos como preparatórios para exames de proficiência, inglês para o ambiente de trabalho, inglês para negócios, curso de preparação para professores, entre outros.

 

As aulas são maravilhosas, mas busque sempre um PLUS!

Uma escola de idiomas não deve se limitar às aulas de inglês. Fora do horário de estudo, é ideal que ofereça também vários benefícios e serviços aos alunos.

Muitas vezes, são realizadas atividades em grupo ao ar livre para desbravar a ilha, visitas a pontos turísticos, monumentos e até festas para promover uma maior interação entre os alunos. Verifique também se sua escola oferece descontos estudantis para restaurantes, atividades esportivas, cinemas, lojas e muito mais.

 

O mix de nacionalidades pode ser um diferencial pra você

Isso é muito importante, pois um ambiente internacional, com estudantes de diferentes países aprimora a sua experiência no idioma e incentiva você a falar inglês o tempo todo. Muitas escolas oferecem uma excelente mistura de nacionalidades e um mínimo de 15 nacionalidades diferentes, incluindo italianos, franceses, alemães, espanhóis, turcos, russos, entre outros Suas aulas e happy hours vão parecer uma verdadeira reunião das Nações Unidas!

 

Quantidade nem sempre (ou quase nunca) significa qualidade!

Dê preferência às escolas de médio porte. Um curso com salas e corredores lotados nem sempre é um sinal de qualidade. O ideal é que o grupo na sala de aula não exceda 12 alunos, o que torna o aprendizado muito mais personalizado.

 

Se fizer sentido pra você, procure escolas com turmas para alunos acima dos 30 ou 50 anos

Se você faz parte dessas faixas etárias, essa dica vai pra você.

Talvez esse nem seja um critério tão importante para algumas pessoas. Muitos, por exemplo, adoram estudar em classes heterogêneas, com pessoas de diferentes idades.

Algumas escolas são mais frequentadas por estudantes recém-saídos do ensino médio ou jovens universitários (entre 18 e 25 anos), enquanto outras são ocupadas por um público mais “maduro”.

Dependendo dos seus objetivos e da sua idade, esse pode ser um fator a considerar. Não temos a mesma maneira de aprender aos 20 e aos 30 anos. Nossos objetivos não são os mesmos, nossas experiências de vida também.

Portanto, é perfeitamente normal querer estar com estudantes da mesma idade para manter a homogeneidade em grupos e aprender com mais rapidez e eficiência.

Mas, se você prefere a troca de experiências entre gerações diferentes, com certeza é algo que a sua escola também pode proporcionar.

Leia mais: Tenho mais de 30 anos, vale a pena fazer intercâmbio?

 

Aproveite tudo e mais um pouco!

Uma vez escolhida a escola, tire o máximo proveito de tudo que ela tem a oferecer. Seja assíduo nas aulas, realize as atividades dos livros, tire dúvidas com o seu professor, converse com os colegas, faça amizade (principalmente, com estudantes de língua nativa diferente da sua), interaja com os funcionários, participe dos eventos, passeios e festas. Tudo isso vai turbinar o seu inglês de maneira impressionante. E, a partir daí, a fluência será uma questão de tempo.

Espero que essas dicas sejam úteis na hora de decidir a escola ideal. Seja qual for a sua escolha, o intercâmbio será uma experiência que você guardará no coração para o resto da vida.

Participe também do nosso grupo do facebook de Brasileiros em Malta! Basta clicar aqui.

Ficou interessado em estudar inglês em Malta? Chama a Blue Intercâmbios.

intercambio-em-malta

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');