Quando se planeja um intercâmbio é preciso se preparar para os gastos que terá durante esse período. Saber controlar as finanças é um grande passo para o sucesso do intercâmbio, principalmente se optou por não trabalhar. Para planejar os gastos durante o intercâmbio é preciso tomar algumas ações que te ajudarão nesse processo. A seguir, […]
Quando se planeja um intercâmbio é preciso se preparar para os gastos que terá durante esse período. Saber controlar as finanças é um grande passo para o sucesso do intercâmbio, principalmente se optou por não trabalhar.
Para planejar os gastos durante o intercâmbio é preciso tomar algumas ações que te ajudarão nesse processo. A seguir, te ajudamos com as melhores formas de levar seu dinheiro e algumas dicas para não fugir do orçamento!
Existem algumas possibilidades para levar o dinheiro para o exterior, entre elas levar em espécie e em cartões pré-pagos (como o Visa Travel Money). É recomendável levar uma quantia menor em dinheiro para alguma emergência e a maior parte no cartão. Abaixo, te explicamos o porquê!
É recomendável levar o cartão de crédito apenas para emergências, pois o valor da taxa de IOF pode ser bem alta, normalmente superando os 6%.
Uma opção melhor que o cartão de crédito são os cartões pré-pagos, pois você recarrega com o valor que quiser e o câmbio é feito no momento da recarga. Deste modo, no momento da compra você conseguirá ter ideia de quanto cada coisa vale em reais, pois a conversão já foi feita na recarga e não precisará esperar por surpresas no fechamento do cartão de crédito.
No caso do cartão pré-pago, o ideal é sempre optar por comprar via débito durante o intercâmbio ou fazer um saque maior uma vez por mês, pois a cada saque é cobrado uma taxa – assim você leva tudo no cartão e usa em dinheiro aqui em Malta tranquilamente, sacando em qualquer caixa eletrônico.
Já o dinheiro em espécie também possui a taxa de IOF que é cobrada no ato da compra, mas as taxas são bem menores que do cartão pré-pago, cerca de 1%. Porém, é mais arriscado andar com grandes quantidades de dinheiro.
O ideal é levar uma pequena parte em papel moeda e a maior parte no cartão pré-pago, pois em caso de perda ou roubo é possível recuperar o valor.
É preciso ficar atento, pois valores acima de 10 mil reais precisam ser declarados à Receita Federal.
Nos primeiros meses você terá mais ideia dos seus gastos mensais. Para isso, faça uma planilha de custos para saber dos seus gastos durante o intercâmbio.
Essa planilha pode ser no Excel ou mesmo em um dos vários aplicativos de finanças existentes. Lá você coloca todos os seus gatos do mês, tanto os fixos como aluguel, alimentação e contas, quanto os variáveis como lazer e viagens.
Essa planilha te ajudará a entender como funciona os seus gastos mensais e com o tempo você poderá fazer alguns ajustes durante os meses, por exemplo, ver onde está gastando mais, ou até onde poderia investir mais dinheiro.
Quando se vai fazer um intercâmbio é bom que vá com dinheiro mais folgado e não tão contado para os meses de permanência. A experiência do intercâmbio é maravilhosa, porém perderá toda a graça se começar a passar dificuldades ou não puder aproveitar a experiência em sua totalidade.
É importante que separe o dinheiro para as despesas fixas mensais, mas que também tenha uma certa folga para algumas atividades não planejadas que possam surgir, como passeios da escola, festas de amigos, entre outros.
Também é possível surgir algumas questões inesperadas pelo caminho que podem custar mais do que esperava, então imagina ter que tirar esse dinheiro das suas contas mensais?
Para administrar bem os gastos durante o intercâmbio é recomendável estabelecer uma média de gastos mensais. Separar uma certa quantidade para os gastos mensais fixos (aluguel, contas, alimentação, transporte, lazer etc.) e também para os variáveis. É recomendável deixar um valor guardado para eventuais emergências.
Seguindo esse planejamento você conseguirá ter ideia do que já gastou e quanto ainda falta gastar até o final daquele mês, e isso te ajudará a não gastar mais do que o planejado.
Além disso, quanto mais você economiza nos seus gastos diários, mais chances você terá de realizar uma viagem no final de semana para outro país.
Como economizei em Malta e consegui visitar 2 países durante o intercâmbio
Assim que chegar ao destino já procure saber onde e como poderá tirar a sua carteirinha de estudante. Assim como no Brasil, a carteirinha de estudante é muito útil e pode te dar descontos em vários locais, como: restaurantes, cinemas, transporte público e muito mais.
Então vale a pena investir nela e ter sempre com você durante o intercâmbio. Se vai ficar mais tempo em Malta, considere fazer um cartão de ônibus para estudante e economize nas passagens!
Para fazer um cartão de estudante em Malta válido internacionalmente, dê uma olhadinha nesse site: http://www.maltaisic.com
O ideal é que todas as despesas do intercâmbio tenham sido pagas antes de embarcar. Deste modo, os gastos que terá serão apenas no destino, com passeios, alimentação etc.
No início pode ser difícil se controlar com tantas lojas diferentes e o desejo por comprar pode ser tentador, mas tente se controlar! No início é tudo novidade e você pode acabar se descontrolando com todo um mundo novo pela frente.
Veja nossas dicas para gastar menos no dia a dia:
Evite fazer muitas compras no início, até porque como ainda não conhece bem o lugar ainda não saberá quais são as melhores lojas e com preços mais baixos. Deixe para comprar presentes e itens para levar de volta mais para o final da viagem, pois assim terá mais noção de quanto dinheiro tem disponível para essas compras.
Evite comer na rua todos os dias! Compras no supermercado saem muito mais barato do que comer em restaurantes. Determine um dia da semana para comer fora, nos outros capriche nas marmitas e lanches para o dia a dia.
Aproveite as promoções nos supermercados e faça os cartões de fidelidade se o local oferecer (normalmente dá descontos). Procure comprar a marca do supermercado, pois quase sempre tem a mesma qualidade e o preço é muito mais em conta.
Logo de início procure se informar como funciona o transporte público no país e cidade onde está. Veja se existe algum desconto para estudante e/ou algum desconto semanal ou mensal, pois costumam compensar mais do que os bilhetes diários.
Procure por programações gratuitas. Veja se a cidade possui algum boletim mensal com as atividades gratuitas e aproveite! Além do mais, confira se existe algum dia gratuito nos museus e outros centros culturais, normalmente existe um dia na semana que oferecem entrada free.
—
Com um planejamento correto seu intercâmbio será maravilhoso! Um dos maiores problemas é justamente a falta de planejamento. Alguns intercambistas não têm muito controle dos seus gastos e acabam por gastar quase o dinheiro todo nos primeiros meses.
Pesquise bastante sobre o custo de vida, leve um dinheiro bom que dê para as despesas mensais que ainda sobre para emergências e aproveite essa experiência única sem dores de cabeça!
Participe também do nosso grupo do facebook de Brasileiros em Malta! Basta clicar aqui.
Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.