fbpx

Como levar dinheiro para o meu intercâmbio?

Em meio à tantos detalhes do planejamento do seu intercâmbio, uma das dúvidas mais frequentes antes da viagem é sobre como levar o seu dinheiro. É melhor levar o dinheiro em espécie, cartão de crédito…? Existem formas mais fáceis e baratas…? Neste post, vamos te mostrar as opções mais indicadas quando se fala em dinheiro […]

Em meio à tantos detalhes do planejamento do seu intercâmbio, uma das dúvidas mais frequentes antes da viagem é sobre como levar o seu dinheiro.

É melhor levar o dinheiro em espécie, cartão de crédito…? Existem formas mais fáceis e baratas…?

Neste post, vamos te mostrar as opções mais indicadas quando se fala em dinheiro para o intercâmbio.

Dessa forma, você conseguirá avaliar a que mais faz sentido pra você dentro das possibilidades.

Vamos lá?

 

Escolha mais de uma forma para levar seu dinheiro na viagem

A primeira dica, antes de listarmos as formas de levar o seu dinheiro no intercâmbio, é a importância de você escolher MAIS DE UMA forma.

Como você estará longe de casa e imprevistos podem acontecer, é essencial que você tenha sempre um plano B.

Então não confie 100% em apenas uma forma de levar seu dinheiro. Escolha pelo menos 2 para que você tenha opções caso alguma coisa dê errado.

Ninguém quer passar sufoco durante o intercâmbio né?! Então evite que esse seja um problema na sua viagem.

Falando em sufoco, caso você esteja muito perdido na hora de planejar o seu intercâmbio e gostaria de receber um suporte mais de perto para tirar o melhor proveito desse investimento, fale com a Blue Intercâmbios!

Eles são uma agência com escritórios em São Paulo e em Dublin, na Irlanda, e poderão ajudar a tirar o seu sonho do papel.

intercambio-em-malta

 

Opção 1: Dinheiro em espécie

Esta é a opção que sempre precisa estar entre suas escolhas por dois motivos.

  1. É a forma mais barata.
  2. É sua garantia caso perca seu cartão, ele não funcione ou você não encontre um caixa eletrônico por perto.

Trocar seus reais pela moeda local em espécie é a forma que você menos pagará taxas nas casas de câmbio. Isso significa que seu dinheiro valerá mais!

Recomendamos que sempre mescle essa opção com outra, justamente porque é muito importante ter pelo menos algum dinheiro na carteira para imprevistos.

Vai que o estabelecimento que você está só aceita dinheiro ou que você precise pegar um transporte público e não tenha máquinas para cartão?

São infinitas as possibilidades que fazem do dinheiro em espécie muito necessário e indispensável em qualquer viagem.

IMPORTANTE: lembre-se de que se você vai fazer um intercâmbio longo ou precisa levar uma quantidade grande de dinheiro em espécie, se você exceder o valor equivalente à R$10.000,00, você deverá declarar o dinheiro na Receita Federal.

Você pode fazer isso online, diretamente pela página da Receita Federal.

Caso você esteja levando dólares ou euro, você deve converter o valor em reais e este deve ser menor que R$10 mil para você não precisar declarar.

Sendo assim, para quem pensa em levar uma quantidade grande, deverá distribuir os valores em outras formas como cartões pré-pagos ou contas digitais.

 

Opção 2: Cartão pré-pago Visa Travel Money

Para intercâmbios curtos de 1 a 3 meses, o cartão pré-pago é uma ótima opção para não precisar levar tudo em dinheiro.

Este cartão funciona como um cartão de débito, onde você coloca o crédito na moeda local dentro do cartão e pode ir usando tranquilamente nos estabelecimentos – inclusive tirar dinheiro em caixas eletrônicos.

Caso durante o seu intercâmbio você viaje para um país com moeda diferente, ele fará a conversão automática para o moeda local, então não precisa se preocupar!

Ter esse cartão pré-pago é bastante prático para você acompanhar seu gastos diretamente pelo aplicativo no celular e evitar levar grandes quantias em dinheiro na mala.

O único porém desta opção, é que você deverá pagar IOF para colocar dinheiro neste cartão. Isso significa que ficará um pouco mais caro do que trocar seu dinheiro em espécie. A escolha será mais por comodidade e segurança.

Para fazer um cartão Visa Travel Money, basta dirigir-se a qualquer casa de câmbio de sua confiança ou conversar diretamente com o seu banco.

 

Opção 3: Cartão de crédito

Para quem faz uso de cartão de crédito, esta é uma ótima alternativa para viagens mais curtas, principalmente pela praticidade.

O que você deverá ficar de olho, no entanto, são as taxas aplicadas pela sua operadora e o quanto essa opção valerá a pena financeiramente. Lembre-se também de que é necessário desbloquear o seu cartão para uso internacional.

Outra coisa que você precisa ficar de olho é na bandeira do seu cartão. Visa e Mastercard são encontradas no mundo todo, então não terá problemas.

Além disso, seus gastos serão convertidos automaticamente no câmbio do dia com incidência de IOF, e podem sofrer flutuações até o fechamento da fatura dependendo do seu banco.

Este acaba sendo o maior problema, já que o valor gasto pode variar até que seja o momento de fazer o pagamento. Então para quem pretende planejar os gastos à risca, esta talvez não seja a melhor opção!

 

Opção 4: Cartão de débito TransferWise

Esta é uma das grandes novidades que veio para facilitar a vida dos intercambistas que pretendem ficar no mínimo de 6 meses a 1 ano em outro país.

A TransferWise é uma empresa reconhecida mundialmente para transferências internacionais. Você pode facilmente transferir dinheiro da sua conta no Brasil para uma conta estrangeira, pagando um valor muito menor caso fizesse isso diretamente pelo seu banco.

Para quem tem a intenção de ficar um tempo maior fora do Brasil, você poderá criar uma conta digital na TransferWise e solicitar um cartão de débito.

Funciona como uma conta pré-paga e você não pagará nada mensalmente para manter essa conta ativa. Basta recarregar a sua conta com o valor na moeda que escolher para começar a usar o cartão, inclusive tirar dinheiro em caixas eletrônicos.

A vantagem é que você contará dados locais da conta como se fosse um banco físico para receber transferências de outros bancos sem maiores problemas.

Caso você vá ficar pouco tempo, esta não é a alternativa mais adequada, já que você precisará de um endereço no exterior para a entrega do seu cartão – e ele pode demorar de uma semana a 15 dias para chegar.

Outra vantagem é que, por mais que você abra sua conta em euro ou dólares, você poderá usar o cartão em qualquer país do mundo, pois ele converterá para o moeda local no momento da compra.

Quer ganhar uma transferência gratuita de 500 libras (ou o equivalente em outra moeda) na TransferWise? Basta criar a sua conta pelo nosso link.

 

Qual é a forma mais indicada no seu caso?

Como falamos no início do post, sempre considere o dinheiro em espécie como uma das suas opções. É muito importante que você tenha a moeda local na carteira para qualquer necessidade no aeroporto ou durante a viagem.

Para intercâmbios de 1 a 3 meses:

As melhores opções seriam o dinheiro em espécie combinado com cartão pré-pago ou cartão de crédito.

Se for ficar 15 dias, por exemplo, recomendamos que traga somente dinheiro em espécie, já que não pagará IOF e fará mais economia.

Para intercâmbio acima de 4 meses:

A melhor opção seria optar por um cartão de débito TransferWise, juntamente com dinheiro para as primeiras semanas antes do seu cartão chegar.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que você tenha esclarecido essa questão e que agora fique muito mais fácil de você fazer suas escolhas.

Se tiver qualquer dúvida, é só deixar nos comentários!

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');