Se você é um entusiasta da história maltesa, certamente já ouviu algo sobre as Three Cities, onde foram construídas as primeiras cidades fortificadas da ilha, em 1530! Fato é que, para muito além da arquitetura, a herança deixada pelos Cavaleiros de São João ultrapassa o campo material e faz da região – formada por Birgu, […]
Se você é um entusiasta da história maltesa, certamente já ouviu algo sobre as Three Cities, onde foram construídas as primeiras cidades fortificadas da ilha, em 1530!
Fato é que, para muito além da arquitetura, a herança deixada pelos Cavaleiros de São João ultrapassa o campo material e faz da região – formada por Birgu, Senglea e Cospicua – um destino de apreciação e um fascinante resgate da cultura maltesa.
Quer saber por que esse é um passeio imperdível durante sua estadia em Malta? Continue acompanhando!
As Three Cities formam um verdadeiro palco de onde ocorreram grandes fatos históricos, a começar pela instalação dos Cavaleiros de São João após terem peregrinado por sete anos! Quando os Cavaleiros finalmente nomearam Malta como seu novo lar, estabeleceram-se em Birgu, a tempo suficiente da então capital presenciar o Grande Cerco de 1565.
Os Cavaleiros defenderam a região por quatro meses, até que as cidades estavam prestes a serem tomadas pelo exército Otomano. Felizmente recapturada pelos Cavaleiros sob o comando do Grão-Mestre Jean Parisot de la Valette, Malta recebeu os reforços da Sicília e fez com que os otomanos abandonassem o cerco.
Toda essa trajetória fez com que as cidades recebessem diferentes nomes durante as últimas décadas, portanto não se espante ao se deparar com as variações:
Localizadas bem em frente ao Grande Porto de Valletta, as cidades estão distribuídas em duas penínsulas voltadas para a capital. Se tiver a possibilidade, suba até os Jardins Upper Barraka, em Valletta, para ter uma vista panorâmica das penínsulas sendo banhadas pelo azul do mar e do céu. É de tirar o fôlego!
Donas de uma atmosfera mais autêntica da vida maltesa, as cidades não recebem tantos turistas como as vizinhas Valletta e Sliema, por exemplo. Ainda assim, o transporte até lá é regular e conta com várias opções para você se locomover:
As três cidades se assemelham à Mdina no que tange a locomoção, é por isso que ao chegar lá rapidamente você vai perceber o quão mais fácil é desbravar as ruelas estando a pé!
A distância entre as cidades – que mais se assemelham a bairros – não levará mais do que 30 minutos entre cada uma delas, o que é bem tranquilo de se percorrer levando em consideração um trajeto com diversos spots para fotografar, cafés e museus para visitar.
O tempo não é uma preocupação, já que a maioria dos pontos turísticos ficam próximos uns aos outros, e é possível fazer um bom passeio nas Three Cities em aproximadamente meio período.
Contudo, um transporte revolucionário tornou-se o queridinho para passear por lá sem preocupações – e dores nos pés: os rooling geeks! Trata-se de carros elétricos auto dirigíveis, com GPS programado, que levam até 4 pessoas em cada ponto de visitação e ainda explicam sobre ele em algumas línguas como inglês e espanhol.
É uma maneira inovadora de fazer uma excursão mais intimista e totalmente personalizada, já que é possível abrir mão da programação e mudar a rota se desejar. Os passeios de 2h começam em € 65 para 1 a 2 pessoas e você pode incluir alguns extras como cadeira de bebê e snacks de viagem.
Em Senglea, você não pode perder:
Em Cospicua, você não pode perder:
Em Birgu, você não pode perder:
Nas proximidades, também valem a visita:
O clima pitoresco das cidades de fato não combina com restaurantes elegantes, vida noturna ou cafés gourmet. Em contrapartida, a culinária local se destaca e ganha um forte apreço nas tavernas maltesas e nas lojas de vinho! A dica é aproveitar a oportunidade e somar a experiência local com a culinária típica do arquipélago: e você vai pedir bis!
Alguns excelentes restaurantes para se deliciar são:
Quando for explorar as cidades, já sabe: corre aqui no VIVAMALTA pra conferir esse roteiro! O que você mais gostou de saber sobre as Three Cities?
Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.