fbpx

7 sobremesas maltesas que você precisa experimentar

Que atire a primeira pedra quem nunca comeu um docinho com a justificativa de melhorar o humor e devolver aquela gostosa sensação de bem-estar! Fato é que, graças às raízes italianas presentes em milhares de brasileiros, aprendemos desde cedo que uma boa sobremesa é a cereja do bolo dos nossos encontros, reuniões e claro, das […]

Que atire a primeira pedra quem nunca comeu um docinho com a justificativa de melhorar o humor e devolver aquela gostosa sensação de bem-estar! Fato é que, graças às raízes italianas presentes em milhares de brasileiros, aprendemos desde cedo que uma boa sobremesa é a cereja do bolo dos nossos encontros, reuniões e claro, das refeições diárias.

E se você é do tipo que ama borboletas no estômago, daquelas que surgem numa experiência gastronômica pra lá de especial, vai adorar conhecer a seleção de sobremesas tipicamente maltesas que preparamos a seguir!

Ah, e caso você tenha perdido, a gente já fez uma lista dos 5 pratos típicos de Malta que você também precisa experimentar.

Imqaret

Também chamados de date cakes, a tradicional sobremesa maltesa leva a fruta tâmara como um de seus principais ingredientes, ou seja, a palavra em inglês date, nesse contexto, significa tâmara!

A receita bastante adocicada é um folheado de massa fina, levemente crocante, geralmente cortado e servido em fatias, recheado com tâmaras e finalmente, frito! Você encontra a iguaria em praticamente todas as festas locais e mercados de rua, e com certeza vai viciar no sabor desse pequeno, porém interessante doce. E olha, é super válido reservar um espaço na sua mala para trazer alguns pra casa!

 

Qaghaq tal-Ghasel (ou honey rings)

Apesar do complicado nome, a curiosa sobremesa é bastante simples, a começar pelo seu formato de anel. Os honey ringseram biscoitos tipicamente natalinos, mas acabaram caindo no gosto dos malteses e agora são encontrados durante todo o ano e em todos os cantos da ilha.

Originalmente, o recheio dos biscoitos era feito com mel. Ou, melhor dizendo, um subproduto do mel conhecido como l-qastanija, que é uma espécie de xarope bastante doce – já que na época não haviam métodos para a extração do mel. Hoje, as pessoas utilizam o melaço e a receita segue sendo uma das mais consumidas por todo arquipélago.

Para acompanhar a sobremesa, os honey rings ficam ainda mais saborosos com uma boa xícara de chá ou chocolate quente no lanche da tarde.

 

Kannoli Tal-Irkotta (ou cannoli)

Similares aos doces da sua ilha prima, a Sicília, a sobremesa na versão maltesa ganhou uma dose extra de personalidade: os cannoli são uma casca espessa de massa crocante recheados com ricota doce, chocolate amargo ou meio amargo, nozes (já falamos que os malteses amam nozes e derivados?) e um mix de frutas para completar, geralmente com cerejas glaceadas.

Um excelente lugar para encontrar e experimentar essas delícias, nas suas mais diferentes variações, é na feira de rua que acontece todos os domingos em Marsaxlokk!

 

Helwa Tat-Tork

Uma herança da culinária vizinha, de quando a ilha estava sob o domínio árabe, é o helwa tat-tork, um doce suave que consiste basicamente na mistura do tahini com amêndoas e que atualmente já está incorporado na cozinha maltesa.

Este fudge, cuja textura é sequinha por fora e cremosa por dentro, é feito a partir da dissolução do tahine e do açúcar em água, dando origem a uma pasta densa. Depois, são cravejadas amêndoas torradas e trituradas por toda a sua superfície, e então o doce é cortado em pequenos pedaços e servido após o almoço ou jantar, normalmente saborosamente apreciado com café!

 

Prinjolata 

Este bolo preparado especialmente para o carnaval (que em Malta é celebrado dias antes da quarta-feira de cinzas) é instantaneamente reconhecido por seu formato incomum, que lembra uma pequena montanha.

A origem do nome prinjolata vem do termo prinjol, que em maltês significa pinhão – e que é o ingrediente principal da receita. O seu preparo inclui a combinação de pão-de-ló com cerejas, cascas de frutas cítricas, biscoitos triturados e claro, pinhões. Para a cobertura, tradicionalmente é utilizado um merengue, creme ou glacê. E para os amantes de chocolate, gotas de chocolate ou chocolate derretido completam a experiência mega colorida e divertidíssima desta sobremesa!

 

Kwareżimal

Como você já deve ter percebido, o que não falta em Malta são receitas sazonais, datadas de muitos anos atrás, cujo costume e religião maltesa endossam ainda mais o hábito de se deliciar com essas iguarias na época certa!

E não muito diferente, o nome dado a esses biscoitos, kwareżimal, tem origem no termo quaresma, cujos ingredientes ecoam a simplicidade das comidas durante aquele período.

Eles são preparados com uma combinação de amêndoas trituradas, farinha, cacau, açúcar, raspas de frutas cítricas, água de flor de laranjeira e diversos temperos como canela ou cravo (à gosto). Antes de assá-los, são untados com mel e posteriormente polvilhados com lascas de amêndoas. E olha que interessante: a ausência de laticínios nesses biscoitos os torna uma ótima opção para veganos.

intercambio-em-malta

 

Torta tal-marmurat 

E por último, mas talvez uma das mais relevantes dada a sua exclusividade, esta torta de amêndoas e chocolate é bastante difícil de ser encontrada em padarias e docerias, sendo um prato das famílias tradicionalmente maltesas que carregam a receita ao longo das gerações. Então, se tiver a oportunidade de compartilhar uma refeição com um maltês, você já sabe né?

A iguaria combina chocolate, amêndoas e especiarias doces e é revestida com chocolate preto derretido. Também leva baunilha, geléia de laranja e raspas de limão no seu preparo. A apresentação dispensa comentários e é de se comer com os olhos! Algumas famílias optam pela versão individual, assando a torta em pequenas formas como se fossem cupcakes, porém o mais comum é a utilização de formas grandes e redondas.

Se este artigo despertou a formiguinha que habita em você, comente aqui para a gente saber qual das sobremesas você mais amou e não vê a hora de provar.

E até o nosso próximo encontro!

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');