fbpx

10 restaurantes para experimentar a culinária maltesa

Está de visita à Malta e quer aproveitar a oportunidade para conhecer uma culinária super diversificada, digna de agradar a gregos e troianos? Pois então você precisa visitar um (ou mais!) dos lugares que selecionamos! Antes de tudo, é legal saber que a cozinha maltesa é uma mistura seleta dos melhores pratos da Itália – […]

Está de visita à Malta e quer aproveitar a oportunidade para conhecer uma culinária super diversificada, digna de agradar a gregos e troianos? Pois então você precisa visitar um (ou mais!) dos lugares que selecionamos!

Antes de tudo, é legal saber que a cozinha maltesa é uma mistura seleta dos melhores pratos da Itália – devido a proximidade com a Silícia – com influência da cozinha Árabe, da culinária francesa (pelo período em que a França ocupou o país) e por fim, da cozinha britânica (dada a época da colonização inglesa).

Uma combinação dessas não poderia dar errado, né?

Entre coelhos, raviólis, ftiras e pastizzis, Malta carrega muitas histórias culinárias que os restaurantes que listamos abaixo conseguem traduzir em (muito!) sabor.

Confira!

 

NO.43

Começando pela capital, que possui uma infinidade de restaurantes bem turísticos e outros mais tradicionais, como o NO.43.

A especialidade deles, segundo o próprio website, é de que são uma espécie de café (pela informalidade e agilidade) com culinária mediterrânea e europeia.

O NO.43 é uma opção perfeita para comer o famoso “pão de malta”, a ftira, ou degustar uma das mais de 20 variedades de saladas disponíveis com ingredientes da ilha.

Vale super a pena apesar da pequena fila que se forma à frente – próxima à praça da Co-Catedral de São João – pois o serviço é bem ágil e eficiente!

 

Ambrosia

Também em Valleta, o Ambrosia já foi destaque em vários guias do país por oferecer comida maltesa de qualidade como risotto de camarão, frutos do mar, guisado de polvo e claro, coelho!

Porções bem generosas fazem parte do cardápio que se intitula como culinária mediterrânea, vegetariana e gluten free.

Para acompanhar a experiência, peça pela carta de vinhos e delicie-se sem culpa, uma vez que os valores são super razoáveis.

 

Rubino

Bastante popular entre turistas e moradores, o Rubino fica próximo à zona hoteleira de Valletta e, por esse motivo, implica que os visitantes façam reserva para terem a oportunidade de provar a deliciosa comida local.

Inaugurado em 1906, o local começou como uma confeitaria comandada por Vincenzo Rubino, da Sicília, e com o tempo, o restaurante se estabeleceu como um dos melhores da ilha.

Segundo os proprietários, é possível encontrar uma enorme variedade de pratos que vão do italiano ao mediterrâneo, e carregam o toque único da culinária maltesa.

 

Legligin

O cantinho “escondido e aconchegante”, como definem os próprios turistas, é palco de um menu degustação maltês inesquecível. Para quem busca conhecer a culinária da ilha em poucas (mas inúmeras) porções, o Legligin é super indicado.

Bastante elogiado pelos visitantes, a equipe do restaurante destaca-se por carregar uma enorme paixão e orgulho pela culinária, e sentem prazer em explicar como a comida é preparada até que chegue no seu prato. Simplesmente inesquecível!

 

Ta’ Kris

Localizado em Sliema, uma das cidades com maior concentração de comércio da ilha, o Ta’ Kris fica próximo ao movimentado calçadão de lojas.

Possui uma decoração acolhedora e rústica, e um cardápio que apesar de enxuto, contém boas opções de massas e risotos a um preço justo.

Os garçons costumam recomendar uma entrada com aperitivos locais enquanto você aguarda o prato principal – que serve tranquilamente duas pessoas. Destaque para a vitela e a sopa de melão com hortelã!

 

Ta’ Kolina

Em busca de um lugar com apresentação de pratos digna de Masterchef? Então você precisa conhecer o Ta’ Kolina, localizado em uma charmosa esquina no coração de Sliema.

A típica arquitetura e decoração maltesa conferem ainda mais elegância aos pratos, que são meticulosamente preparados. No local, você encontra opções italianas, mediterrâneas, britânicas e internacionais.

 

Gululu

Ir à St. Julians e fazer uma refeição no Gululu é um caminho sem volta, pois vicia! O Gululu é um dos mais famosos restaurantes da ilha, contemplado por uma das melhores localizações, bem em frente à Spinola Bay.

A casa de dois andares conta com ambientes espaçosos e confortáveis e está sempre lotada, portanto programe-se! Destaque para a ftira em que você pode escolher cerca de 8 tipos de cobertura.

 

Maltese Mama

Também em St. Julians, mais precisamente em Paceville, o Maltese Mama é uma ótima pedida para fazer uma boquinha a caminho da agitada vida noturna do local.

A decoração intimista combina com o sabor dos pratos que têm um toque caseiro – e de fartura! O risoto de camarão é famosíssimo, mas não fica atrás do espaguete com frutos do mar e a vitela recheada. Vale a pena!

 

Haber 16

Famoso por sua participação na série Restaurantes em risco, o Haber 16 fica simplesmente localizado à beira-mar em Marsaxlokk, uma das mais famosas cidades para se comer peixe em Malta graças à sua tradição pesqueira.

O dono é Justin Haber, famoso goleiro do futebol maltês, que decidiu abrir o restaurante sem saber absolutamente nada sobre o ramo, mas tem se mostrado cada vez mais dedicado em encantar seus clientes. O investimento na decoração e no menu fizeram do Haber 16 passagem obrigatória para quem passa por Marsaxlokk.

 

Ta’ Marija

Localizado no centro da ilha, em Mosta, o Ta’ Marija é certamente um dos mais tradicionais em termos de temperos malteses, ainda mais por estar localizado em uma área fora dos grandes pontos turísticos.

O local também é palco de celebrações como jantares, comemorações e casamentos, e conta com uma programação (tipicamente maltesa) às quartas e sextas-feiras, com músicas e danças.

O serviço fantástico e elegantérrimo – como por exemplo jantar com guardanapos no colo – estão à altura dos pratos, dos quais você precisa provar o ravióli caseiro e o cesto de fígado de coelho.

Deu água na boca por aqui! Por aí também? Então conta pra gente qual desses restaurantes você não vê a hora de conhecer!

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');