Brasileiros que pretendem trabalhar em Malta, sem estarem atrelados à um visto de estudante, poderão dar entrada no chamado Work Permit ou permissão de trabalho. Com o Work Permit em mãos você terá permissão de residir e trabalhar em Malta.
Para outros tipos de visto para residir em Malta, confira a página vistos.
Para que seja possível dar entrada no seu Work Permit, você deverá seguir os seguintes passos:
Abaixo, você pode conferir os principais sites para buscar emprego em Malta.
Você poderá fazer isso estando em Malta ou não, uma vez que muitas empresas conduzem entrevistas online e você poderá dar entrada no processo mesmo não estando em Malta ainda. Tudo dependerá do tipo de vaga para a qual estará aplicando.
O JobsPlus é o principal site para busca de emprego em Malta, pois é o site oficial do governo. Neste site você encontrará vagas tanto de meio período quanto período integral.
Outros sites:
Uma dica muito válida é sempre manter o seu LinkedIn atualizado e ativo, uma vez que é muito possível encontrar vagas e recrutadores através da plataforma – principalmente em áreas de tecnologia. Esta pode ser uma ótima oportunidade de encontrar vagas em empresas maltesas.
Além disso, nós aqui do VIVAMALTA oferecemos consultoria exclusiva de trabalho com profissional brasileira experiente na área para te ajudar nesta busca – além de dicas importantes sobre a montagem do seu CV para aplicações em Malta.
Preencha o formulário para mais informações sobre a consultoria de trabalho.
Após entrevista bem sucedida e resposta positiva do empregador em relação à vaga, será necessário dar entrada nos documentos exigidos para a emissão do seu cartão de residência.
Para brasileiros que não possuem passaporte europeu, será necessário dar entrada durante os primeiros 3 meses como turista em Malta – caso tenha a intenção de buscar emprego já estando na ilha.
Você deverá apresentar os seguintes documentos em formato original:
A taxa para dar entrada no processo de permissão de residência através de trabalho é de €280.50. Esta taxa pode ser paga tanto pelo empregador, quanto pelo aplicante. Isto vai depender do acordo feito entre você e o empregador.
Leia também: Qual a média de salários na área de TI em Malta?
O tempo para que você receba o seu e-residence card, ou seja, a sua identidade aqui de Malta, é de 1 a 3 meses.
A sua permissão de trabalho e residência tem validade de 1 ano e é renovada junto ao empregador para os anos seguintes, se for o caso.
Alguns setores ganham destaque quando falamos em oferta de emprego em Malta, sendo eles: iGaming, Tecnologia da Informação, Finanças e Turismo.
As áreas de iGaming e T.I. estão entre as que mais possuem oportunidades na ilha, consequentemente atraindo muitos profissionais brasileiros.
O iGaming, por exemplo, é uma área pouco conhecida, mas que tem sido a porta de entrada de muitos intercambistas e imigrantes no mercado de trabalho maltês. Nada mais é do que o setor de jogos de aposta online, ou seja: casino online, jogos de poker, aposta esportiva etc.
Profissionais de diversas nacionalidades são contratados para embaralhar cartas, apresentar partidas em frente às câmeras e muito mais.
O interessante é que a maioria das empresas oferece treinamentos para ingressar no cargo, com horários e rotina flexíveis.
Malta apresenta crescentes no setor a cada ano e não é para menos, já que é a área que mais contrata estrangeiros no país.
É bem comum encontrar brasileiros que trabalham com T.I na ilha e, cada vez mais, conterrâneos vêm se interessando em largar suas vagas no Brasil para seguir carreira por aqui.
O legal é que de certa forma ainda é simples conseguir o visto de trabalho em Malta para trabalhar na área. Isso não só abre portas no país, como também oferece experiência e conhecimento internacional que podem facilitar sua carreira em outros países.
O setor financeiro é o que mais cresce na economia de Malta. O país é conhecido internacionalmente pelos seus bancos de primeira linha, investimentos em imóveis e gestores de fundos.
O compromisso do governo em apoiar e sustentar o setor construiu um conjunto de leis que regulam os serviços financeiros e fornecem um quadro favorável para a prestação desses serviços.
Quais as principais vagas de emprego no setor finaceiro?
O setor de turismo está entre os principais contribuintes para o PIB do país, e vem crescendo ano após ano. Hoje, o turismo toma conta de aproximadamente 27% de toda a renda interna do país – o que é muito alto, já que a média no resto da Europa é de 10%
O setor de turismo de Malta projeta que até 2028 a porcentagem chegue a 33% do PIB nacional.
Quais as principais vagas de emprego em Turismo?
Por mais que estas sejam as áreas mais fortes em Malta em termos de oferta de emprego, nada impede que você consiga atuar em outras áreas por aqui.
O importante é sempre estar aberto às oportunidades e, claro, afiar cada vez mais o seu inglês para desenvolver sua carreira no exterior.
Nossa dica é que você fique sempre de olho nos sites de emprego que citamos no início deste conteúdo. Assim você consegue observar como está a oferta de emprego na sua área, os salários, exigências e outros detalhes.
Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.