fbpx

Vale a pena investir em um intercâmbio em Malta?

Alguns anos atrás, tanto o intercâmbio como o turismo em Malta eram tópicos muito pouco explorados pelas principais agências de viagem. Devido a pouca quantidade de material disponível sobre o arquipélago, muitas pessoas acabavam não se arriscando rumo ao país, o que ganhava ainda mais força pelo fato de que outros destinos de intercâmbio como […]

Alguns anos atrás, tanto o intercâmbio como o turismo em Malta eram tópicos muito pouco explorados pelas principais agências de viagem. Devido a pouca quantidade de material disponível sobre o arquipélago, muitas pessoas acabavam não se arriscando rumo ao país, o que ganhava ainda mais força pelo fato de que outros destinos de intercâmbio como a Irlanda e a Inglaterra já estavam consolidados como populares há décadas.

Acontece que, graças ao tempo, à independência da ilha (que só aconteceu há 56 anos) e à expansão das redes sociais, Malta foi se tornando cada vez mais conhecida e caindo no gosto dos viajantes, ao mesmo tempo em que investiu-se na infraestrutura e na variedade de escolas de línguas e atrativos em geral.

Responder sim ou não para a pergunta: “vale a pena investir em um intercâmbio em Malta?”  é uma missão um tanto quanto subjetiva, já que o principal fator na escolha de qualquer destino de viagem está muito mais relacionado a você alinhar as suas expectativas com o que o país em questão tem a oferecer, do que determinar o que é bom ou ruim pra você.

Sendo você um perito em viagens ou não, deve se lembrar que todo destino tem seus pontos positivos e negativos, e driblar essas questões, como por exemplo buscar formas de amenizar o que seria negativo para você, é uma característica adquirida que qualquer intercâmbio em qualquer lugar do mundo vai te proporcionar. Afinal, existe alguma outra situação em que você aprende e cresce TANTO como em um intercâmbio?

Bom, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

 

É possível realmente aprender bem o inglês em Malta? 

Tá aí uma questão que ronda 24h por dia a mente de quem está decidindo o destino do intercâmbio – principalmente se esse for o objetivo primordial da sua viagem! Ou seja, se você sente dificuldades no ensino de inglês no Brasil e sente que só a vivência no exterior vai te proporcionar o que muitos chamam de desbloqueio da língua; ou se você depende de um avanço significativo no inglês pra conseguir um trabalho melhor; ou então se você já tem uma boa noção e gostaria de praticar o listening e o speaking de forma ininterrupta dia após dia ou ainda caso o seu intercâmbio seja de até 1 mês: talvez Malta realmente não seja o melhor destino para você.

E as razões são bem simples: apesar de os malteses terem a língua inglesa como oficial – e mandatória desde o ensino infantil – a maioria dos nativos só fala em maltês uns com os outros (sendo que a língua maltesa também é oficial). E no que isso pode atrapalhar o seu aprendizado? Bem, quando alguém faz um intercâmbio de línguas é normal esperar que o “mundo exterior” seja um complemento do que se está aprendendo em sala de aula.

E por mais intensas que sejam as suas lições na escola, ao pisar na calçada a realidade acaba sendo outra – diferentemente da Irlanda ou Inglaterra, por exemplo, em que o contato com o inglês nas ruas é muito maior. Na Irlanda, por exemplo, apenas 2% da população fala irlandês, enquanto o restante da população têm o inglês como língua oficial (apesar de alguns estudantes dizerem ser de difícil entendimento quando comparada ao inglês americano).

 

No entanto, lembra que comentamos sobre driblar as situações negativas, certo? Pois bem, uma forma de contornar esse detalhe é procurar se cercar de pessoas de nacionalidades diferentes, mesmo pós-aula, pois assim você se obriga a pensar, ouvir e falar inglês durante todo o tempo e, assim, será quase imperceptível ouvir a língua maltesa. 

 

É importante ressaltar que todas as comunicações em Malta, como cinemas, menus, propagandas, placas, outdoors, entre outras, são escritas em inglês, o que significa que você não terá nenhuma perda nesse sentido.

Agora, no oposto de todos os quesitos acima, se o que você espera de um intercâmbio vai além do aprendizado de inglês, ou então se você dispõe de um período maior no país, Malta é sim um lugar que proporciona o aperfeiçoamento e/ou o primeiro contato com a língua. 

 

A ilha é um lugar bacana para estudar e aproveitar? 

Sem sombra de dúvidas, Malta se tornou a queridinha dos viajantes por oferecer estudo de qualidade e curtição para todas as idades. Isso porque as escolas de inglês mais renomadas (que inclusive possuem unidades em outros países) têm programas de cursos específicos para cada faixa etária, sendo eles de curta ou longa duração.

Ou seja, se a ideia for fazer um intercâmbio em família, saiba que todos os membros voltarão pra casa super realizados e ainda com a certeza de terem economizado um bocado, já que os valores dos cursos na ilha são inferiores aos da Irlanda e Inglaterra, por exemplo.

No que diz respeito aos estudos, fica a seu critério optar por fazer um intensivo ou distribuir a carga horária do curso ao longo dos meses. Ah, o legal é que a maioria das escolas conta com atividades extraclasse, o que significa poder participar de eventos, bate-papos, jogos, passeios e muito mais, com outros alunos que estão na mesma vibe que você. Isso acaba sendo excelente para praticar a pronúncia, como um real life test!

Outra vantagem de Malta com relação ao aprendizado é o contato multicultural com os demais intercambistas, que em sua maioria são espanhóis, chineses, árabes, e também com o corpo docente, cujos professores acabam vindo de outros países – inclusive da Inglaterra. Isso te ajuda a conhecer e conviver com diversos sotaques!

E sobre aproveitar, acho que não precisamos falar muito, né? Diferente de outros destinos europeus populares entre quem gosta de agito, a ilha se destaca por ter atrações a preços baixos ou ainda gratuitos o ano todo, como é o caso das baladas em Paceville, uma famosa região na cidade de St. Julians. Fazendo uma breve comparação, enquanto alguns pubs irlandeses vendem cerveja a €6, em Malta a maioria dos pubs e baladas oferecem free drinks. 

Graças ainda à enorme quantidade de natureza (é sério, você se depara com a beleza do mar Mediterrâneo praticamente toda hora), a maioria dos passeios envolve simplesmente conhecer alguma praia ou caverna, o que vai te custar praticamente zero reais – ou euros, hehe.

E outro ponto em que Malta sai na frente é devido a sua extensão territorial: dá pra sair da escola, pegar um ônibus e em questão de minutos chegar em algum dos lugares mais famosos do país, sem precisar esperar o final de semana pra isso. Para se ter uma ideia do quão compacta é a ilha, seriam necessárias 222 dela para chegar no tamanho da Irlanda!

 

Outros pontos para levar em consideração:

Você já pensou na influência que o clima pode ter no seu intercâmbio? Pode parecer exagero, mas enquanto algumas pessoas simplesmente ficam tristes e desanimadas nos dias frios, outras se incomodam com as altas temperaturas e o suor, por exemplo.

Por isso que, aos que estão acostumados com o clima tropical brasileiro, Malta ou Austrália não representariam surpresas negativas nesse sentido. Já ao escolher a Irlanda ou Inglaterra, tenha em mente que os casacos e luvas serão seus melhores amigos durante a viagem!

Geralmente o custo de vida entre um destino e outro são mais impactantes quando se pretende morar e trabalhar naquele país. Para curtos períodos como até 6 meses, a diferença no bolso existirá, mas não será tão gritante. Ela acontece principalmente nos gastos com a escola, transporte, alimentação, aluguel, passeios e comprinhas para trazer de lembrança.

Então vai de cada um eleger as prioridades: pretende morar bem localizado e dispensar transporte público? Prefere conforto e tranquilidade em um bairro mais afastado e não se importa em pegar ônibus todos os dias para ir à escola? Sabe cozinhar e se imagina fazendo mercado toda semana ou depende de comidas prontas/industrializadas?

Em todo caso, Malta se destaca pelos aluguéis mais baixos mesmo nas grandes cidades e custos com escola também inferiores aos praticados na Inglaterra e Irlanda. No caso do transporte público, enquanto em Malta você paga o ticket do ônibus por trecho, na Irlanda e Inglaterra o valor do ticket varia conforme a distância percorrida e depende da cidade (em Londres os valores são mais altos). Já quando se fala em compras, principalmente de eletrônicos, a ilha de Malta não está tão preparada para oferecer preços competitivos com os demais países da Europa.

E por fim, se tratando de visto, países como Malta e Irlanda dispensam essa parte burocrática antes de embarcar. Como não há consulado maltês no Brasil, no caso de você não possuir cidadania europeia, entrará no país com o visto de turista, no qual pode permanecer por até 3 meses.

Após esses 90 dias é possível prorrogar a sua estadia aplicando para um visto de estudante (no qual, é claro, precisa comprovar a aquisição de um curso), o que também te dará direito de trabalhar legalmente.

Já na Irlanda, a permanência enquanto turista é permitida por até 90 dias, seja para turismo ou estudo. Porém, caso o aluno deseje estudar e trabalhar ao mesmo tempo, ele tem até 1 mês a partir do desembarque no país para providenciar os itens que darão direito ao chamado Stamp 2, que é o visto de estudante com permissão de trabalho de até 20h semanais.

Segundo o Dicionário Aurélio, intercâmbio significa troca, permuta; relações de comércio ou culturais. Baseado em tudo o que você conhece sobre Malta e outros possíveis destinos de viagem, com certeza todos os requisitos acima de troca e relações culturais serão contemplados!

Por isso, sempre indicamos que você busque uma agência de intercâmbio para te auxiliar em todo o processo. A Blue Intercâmbios é parceira do VIVAMALTA e oferece pacotes de intercâmbio com ótimas condições de pagamento para você estudar em Malta.

Além disso, a Blue trabalha com outros destinos com consultores que possuem vivência no exterior. Assim, ficará muito mais tranquilo de fechar seu intercâmbio com uma empresa séria e que entende exatamente as suas dúvidas e necessidades.

Clique no banner abaixo para solicitar um orçamento gratuito!

intercambio-em-malta

Mas agora conta pra gente se o blogpost de hoje ajudou você a se decidir, ou ao menos aproximou você da sua escolha, e até a próxima!

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');