fbpx

Vale a pena fazer um intercâmbio de curta duração em Malta?

Essa resposta parece tão simples que nós poderíamos até ir direto ao ponto: sim! Vale muito a pena fazer um intercâmbio de curta duração em Malta. Ué, fim do post? Claro que não! Hoje, queremos te contar 7 motivos pelos quais fazer um intercâmbio de curta duração em Malta é a melhor decisão que você […]

Essa resposta parece tão simples que nós poderíamos até ir direto ao ponto: sim! Vale muito a pena fazer um intercâmbio de curta duração em Malta.

Ué, fim do post?

Claro que não! Hoje, queremos te contar 7 motivos pelos quais fazer um intercâmbio de curta duração em Malta é a melhor decisão que você pode tomar esse ano.

 

1. É uma experiência transformadora

Malta é um país repleto de história e cultura, que passou por diversas invasões e domínios até a sua independência em 1964. Ou seja, estamos falando de um território de história milenar. Ter a oportunidade de viver – mesmo que por um tempo limitado – em um país tão rico culturalmente é, sem dúvidas, uma experiência transformadora.

Por isso, digo, sem pestanejar, que a primeira vantagem de estudar inglês em Malta é o crescimento pessoal. Independentemente do nível de inglês que você irá atingir, já chegará ganhando: à sua volta estará um país multicultural, com infinitas possibilidades de aprendizado, vivências e interações a cada esquina.  Malta é um museu ao ar livre com memórias que vão enriquecer seu repertório pessoal e profissional para o resto da vida.

Além disso, você vai embarcar em uma jornada de autoconhecimento. Um intercâmbio nos permite conhecer nossas próprias limitações, gostos e aptidões. Com o passar dos dias, a insegurança vai embora, a nossa autoestima tende a aumentar e os medos em relação ao desconhecido já não parecem tão assustadores.

Você começará a se sentir mais curioso, vai querer sair e tentar conversar com as pessoas, conhecer a vizinhança, os pontos turísticos, a vida noturna das cidades. Tudo isso enquanto aprende inglês.

Quando praticamos uma língua estrangeira, colocamos o nosso cérebro à prova e o forçamos a resolver conflitos. Fazendo isso, fortalecemos nossas habilidades cognitivas. Você notará, por exemplo, como ficará mais fácil resolver problemas do dia-a-dia, executar várias tarefas ao mesmo tempo e vai tomar decisões com muito mais propriedade.

Vai se tornar também muito mais empático, afinal, vai conhecer pessoas em situação semelhante à sua e outras com histórias muito diferentes. A empatia começa com a compreensão e o caminho para alcançá-la é através da comunicação. Em inglês, é claro.

Todo essa evolução vem com um plus: um intercâmbio de curta duração é capaz de transformar você para sempre, sem que você precise mudar sua vida inteira. Se você é do tipo que adora viajar, mas acha reconfortante saber que a sua vida continua nos eixos e esperando por você quando voltar, viver em Malta por quatro semanas é o seu tipo ideal de viagem.

 

2. Dá tempo de aprender inglês

Um mês é, sim, um tempo razoável para atingir um bom nível de inglês. Se está começando do zero, vai ter a chance de absorver uma imensa quantidade de vocabulário. Se já está partindo de um nível intermediário, pode voltar com uma independência impressionante no idioma. O inglês é uma das línguas oficiais de Malta, então você não terá outra opção para se comunicar se não se propuser usá-lo na prática.

Cada pequena experiência – fazer compras, usar o transporte público, jantar em um restaurante –  vira um verdadeiro mergulho na cultura do país. Com o tempo, você vai notar como as suas palavras passam a fluir com naturalidade. O fato de falar inglês todos os dias e perceber, pouco a pouco, os seus progressos dará uma bela turbinada na sua autoconfiança. E, a partir daí, o céu é o limite: o inglês vem de forma totalmente espontânea.

 

3. É possível fazer nas férias

Intercâmbios de curta duração se encaixam perfeitamente no período das férias acadêmicas ou de trabalho. Então, não precisa se preocupar em atrasar um semestre da faculdade ou pedir demissão do emprego para realizar o sonho do intercâmbio. Relaxa, quando voltar pra casa, sua vida seguirá normalmente, com a diferença de que você vai chegar com as malas cheias de histórias pra contar, muita cultura pra compartilhar e um inglês maroto pra impressionar.

 

4. Falando em férias…

Sabemos que é uma viagem de estudos, mas que parece férias…ah, parece!

Os cenários paradisíacos de Malta dispensam apresentações. A vida nessa ilha encantadora tem muito a oferecer: desde animados festivais até opções de esportes ao ar livre. O Festival de Jazz acontece em julho, seguido pelo Festival de Verão, com feiras gastronômicas e exibições de fogos de artifício. As praias são um espetáculo à parte e você pode desfrutar de passeios de barco, praticar mergulho ou desbravar cavernas escondidas (sounds like vacation to me).

Paceville e St Julian’s estão repletas de nightclubs de todos os tipos, os restaurantes e cafés servem delícias tradicionais, como o pastizzi e Pão Ftira. Imagina quantos lugares incríveis você pode descobrir em 30 dias?

Ok, depois dos estudos, claro…

 

5. “Ô, sol, vê se enriquece a minha melanina…”

Essa música poderia ter sido perfeitamente escrita para Malta.

Com cerca de 300 dias de sol por ano, a chance da chuva estragar seus compromissos é mínima. Malta é a opção perfeita para quem quer estudar na Europa, mas prefere manter distância do frio.

O ambiente ensolarado também é um convite ao aprendizado. É difícil acordarmos de mau humor com tanta beleza ao nosso redor. Você vai se sentir energizado e cheio de disposição para aprender coisas novas todos os dias. Falando nisso, um estudo da USTC (University of Science and Technology of China) descobriu que a exposição moderada à luz solar melhora a nossa memória e o processo de aprendizado. É o universo conspirando para que você aprenda inglês bem rapidinho.

Então, prepare-se para 30 dias de muita luz. Então, não esqueça os óculos de sol e o protetor solar.

 

6. Amizades para toda a vida

Em um intercâmbio de curta duração, nos esforçamos para interagir com o máximo de pessoas o mais rápido possível.  Por isso, é comum criarmos laços intensos de amizade com nossos colegas de escola e essa é uma das maiores recompensas que um intercâmbio pode proporcionar.

Surge, ali, uma relação de confiança e companheirismo únicos e algo incrível acontece: pessoas que antes eram completamente desconhecidas passam a ser melhores amigas em questão de 2 ou 3 dias. E o mais bonito de tudo é que, quase sempre, essas amizades extrapolam o intercâmbio. Quando voltar pra casa, você terá amigos para continuar praticando inglês e, quem sabe, planejar outras viagens ou até projetos profissionais juntos.

 

7. Você economiza no bolso e na saudade de casa

Se o maior obstáculo para a realização do seu intercâmbio é a questão financeira, um curso de curta duração em Malta pode ser a solução perfeita para você. Imagina ter praticamente os mesmos benefícios de um intercâmbio de longa duração por menos da metade do preço e do tempo?

Intercâmbios curtos são mais econômicos e uma opção viável pra quem tem um orçamento limitado para viajar. Você faz economia também na saudade. Para quem tem dificuldades em passar muito tempo fora ou tem muito apego à família, um mês é um tempo suportável e relativamente fácil de lidar.

Sem a menor dúvida, um intercâmbio de quatro semanas em Malta pode oferecer aquela imersão cultural que você está buscando sem o comprometimento de meses ou um ano longe de casa. Acreditamos que, nesse caso, a qualidade é capaz de superar a quantidade e você pode obter resultados incríveis, dependendo do seu nível de imersão.

“Tudo que é bom dura o tempo suficiente para se tornar inesquecível”.

É bem provável que você já tenha visto essa frase espalhada em algum Powerpoint por aí. Não conheço o autor, mas tenho a leve impressão que quem a escreveu, certamente estava pensando em um intercâmbio de curta duração em Malta.

Quer concretizar o seu intercâmbio em Malta? Entre em contato com a Blue Intercâmbios.

Participe também do nosso grupo do facebook de Brasileiros em Malta! Basta clicar aqui.

intercambio-em-malta

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');