Quando se fala em intercâmbio, muita gente já imagina adolescentes embarcando para um novo país, morando em repúblicas ou casas de família, e voltando depois de certo tempo para o Brasil, não é? Pois saiba que, cada vez mais, os adultos estão buscando fazer um intercâmbio para estudar um novo idioma. E você deve estar […]
Quando se fala em intercâmbio, muita gente já imagina adolescentes embarcando para um novo país, morando em repúblicas ou casas de família, e voltando depois de certo tempo para o Brasil, não é?
Pois saiba que, cada vez mais, os adultos estão buscando fazer um intercâmbio para estudar um novo idioma.
E você deve estar se perguntando: tenho mais de 30 anos, vale a pena fazer um intercâmbio? A resposta é clara: SIM, vale! Para comprovar isso, trouxemos alguns itens que podem te ajudar a ver como o intercâmbio é válido.
Muitas pessoas quando questionadas se gostariam de ter 18 anos novamente respondem que gostariam, mas que com a mentalidade atual! Ou seja, fisicamente as pessoas gostariam de ter 18 anos de novo, mas psicologicamente ficariam como estão.
E isso se deve a um fator chamado maturidade. Quando se está com seus 18 ou 20 anos, a pessoa, geralmente, não entende muito bem o que se passa. Os hormônios estão a todo vapor, a pressão da família e da sociedade para que se estude e escolha uma carreira, são grandes, não é?
Portanto, quando se chega aos 30, muitos já estão com uma visão de mundo muito mais consolidada e isso é simplesmente ótimo para quem quer fazer um intercâmbio!
A maturidade faz com que as pessoas consigam visualizar melhor as oportunidades que aparecem, conseguem tomar melhores decisões e aprendem a aproveitar mais o momento presente.
Aos que são do clube dos 30+, aproveite toda sua experiência e maturidade e não deixe de conhecer Malta e tudo o que ela tem a oferecer.
Tudo bem, muitos que chegam aos 30 ainda não tem uma estabilidade financeira, mas a maioria já não depende mais dos pais (ou de algum patrocinador) para poder bancar um intercâmbio.
E isso é excelente, pois traz ao intercambista uma sensação de liberdade maior. Além disso, saber que você se esforçou para juntar dinheiro para seu intercâmbio faz com que você valorize muito mais cada euro gasto!
É bastante comum as pessoas acharem que porque tem família e/ou filhos não é possível fazer um intercâmbio em Malta, por exemplo. Mas elas estão enganadas!
Há algumas formas de se programar para fazer um intercâmbio para os que já tem uma família constituída, veja:
Portanto ter filhos e família não impede que você estude no exterior. Demanda apenas uma melhor organização, principalmente financeira, mas é plenamente viável!
Um dos fatores que “prendem” as pessoas que sonham em estudar em Malta é o fato de terem um emprego fixo no Brasil, já que muitas pessoas acima dos 30 anos já tem uma carreira estável.
De fato, o medo de largar tudo é paralisante. Mas vamos te dar algumas sugestões caso você tenha um trabalho e tem medo de pedir demissão:
Às vezes as sugestões acima podem resolver seu receio e fazer com que você viaje mais seguro. Mas, na maioria das vezes, não tem jeito, a única saída é pedir demissão.
Antes de fazer isso, converse com pessoas que tiveram de largar seus empregos para fazer um intercâmbio em Malta, e ouça suas opiniões. Com certeza você verá que não está sozinho!
Um intercâmbio pode vir a se tornar muito mais que apenas o aprendizado de uma nova língua, como geralmente acontece quando se é adolescente. Se você já tem mais de 30, pode ser que surjam oportunidades profissionais durante esse período!
Estudar em outro país, ainda mais se for em Malta, faz com que você crie um networking mundial! São diversas pessoas, de diversos países e, em uma dessas oportunidades, uma vaga de emprego pode surgir, por que não?
Que o inglês é essencial, todo mundo já está cansado de saber. Mas poder colocar no seu currículo que você fez um intercâmbio, com certeza o engrandecerá muito!
Além de uma nova língua, coloque no seu currículo as experiência importantes que teve durante seu tempo em Malta.
Muitas das vezes as limitações que achamos que existem são mais psicológicas do que reais, não é mesmo?
Imagine só, se você sempre sonhou em fazer um intercâmbio, mas quando era adolescente não pode realizar esse sonho, qual é o impeditivo para que você o realize agora?
Independentemente da sua idade, um intercâmbio em Malta abrirá caminhos que você nunca imaginou antes. Como mencionamos, seu networking se expandirá, você conhecerá novas culturas, aprenderá uma nova língua, poderá viajar para outros países da Europa…
Você pode realizar tanta coisa, que, sinceramente, idade nenhuma pode impedi-lo de realizar esse sonho e ter essas experiências.
Então se você tem 30, 40, 50, 90 anos, apenas viva! Vem para Malta é não deixe de vivenciar essa experiência! Depois volte aqui e nos conte se valeu ou não a pena, combinado?
Participe também do nosso grupo do facebook de Brasileiros em Malta! Basta clicar aqui.
Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.