fbpx

Onde mergulhar em Malta? Confira 12 locais incríveis

Malta está entre os principais locais de mergulho do mundo, com uma extensa variedade de pontos que vão de corais à cavernas submersas. O mais legal é que você não precisa ser um mergulhador em nível avançado para curtir essa experiência. Muitos locais podem ser visitados por mergulhadores iniciantes junto à empresa de mergulho. Se […]

Malta está entre os principais locais de mergulho do mundo, com uma extensa variedade de pontos que vão de corais à cavernas submersas.

O mais legal é que você não precisa ser um mergulhador em nível avançado para curtir essa experiência. Muitos locais podem ser visitados por mergulhadores iniciantes junto à empresa de mergulho.

Se você quer mergulhar em Malta, mas não sabe como começar, indicamos que você leia esse post:

Como começar a praticar mergulho em Malta: passo a passo

A seguir, listamos alguns dos principais locais de mergulho do arquipélago para que você tenha uma experiência incrível também embaixo d’água.

 

1. Blue Hole

O Blue Hole, localizado em Dweijra, na llha de Gozo,  é um dos locais mais populares para mergulho nas Ilhas Maltesas.

A aventura começa em uma piscina natural de 10m de largura, que leva a um buraco que se abre para o oceano.

O local abriga impressionantes formações rochosas e uma incrível vida marinha, incluindo polvos, moreias, douradas, lagostas e peixes-papagaio.

Indo até o recife, é feita uma passagem por uma fenda gigante chamada Chaminé. El começa em torno de 18m e sobre a aproximadamente 4m, onde ficam localizado o jardim de corais.

O Blue Hole é ótimo para todos os níveis de mergulhador, pois há diversas rotas a serem feitas dependendo de sua experiência e qualificação.

2. Blenheim Bomber

O Blenheim era uma aeronave britânica da Segunda Guerra Mundial, que agora está no fundo do mar em Xorb il-Ghagin. As asas e o motor do avião ainda estão intactos, no entanto, a fuselagem foi danificada e agora está em frente ao avião.

É um mergulho contínuo, com profundidade de 42 metros, por isso não adequado para iniciantes.

O naufrágio é o lar de uma vida marinha magnífica.

3. Filfla

A ilha Filfla é uma ilhota, árida e desabitada, situada a 5 quilômetros ao sul de Malta. Este é o ponto mais a sul do arquipélago.

Segundo a lenda, o nome vem do filfel, que é a palavra árabe para um grão de pimenta. Filfla tem uma área de apenas 6 hectares. O topo é um platô de pedra calcária em ruínas, cercado por falésias de 60 metros de altura.

Até 1971, a Marinha Real e a Força Aérea Real usavam a ilha para praticar tiro ao alvo. Tornou-se uma reserva de aves em 1980. Além disso, a Lei da Reserva Natural de Filfla, de 1988, implementou restrições ao acesso e uso.

Havia uma proibição de pescar dentro de uma milha náutica, devido à possibilidade de encontrar material bélico não explodido. Infelizmente, a pesca é permitida novamente desde 1990.

O acesso ao Filfla só é possível para fins educacionais, científicos e turísticos, incluindo mergulho recreativo (com permissão prévia do ministério responsável pelo meio ambiente). O mergulho em Filfla é de recifes, profundas águas azuis e a possibilidade de encontrar grandes predadores, como barracudas e atum.

Para visitar esta ilhota, você precisará de no mínimo a certificação Advanced Open Water.

 

5. Inland Sea

Devido à sua localização, o Inland Sea e o túnel podem ser feitos ao mesmo tempo ou no mesmo dia com o Blue Hole.

O Inland Sea e o Túnel são uns dos locais de mergulho mais lindos de Gozo, não apenas por causa de suas magníficas formações rochosas, vida marinha e coral, mas também por causa do efeito de iluminação impressionante.

Este mergulho começa dentro de uma enseada cênica de 60m de largura que é totalmente cercada por altas falésias, o que por si só já é muito inspirador.

O túnel tem cerca de 80m de comprimento. Quando você chega ao fim do túnel, a ‘luz no fim do túnel’ forma uma impressionante exibição colorida nas águas cristalinas. Depois de sair do túnel, você cai em um abismo, permitindo que você escolha entre pegar o lado direito ou esquerdo do túnel.

Qualquer que seja a sua escolha,ambos os lados do túnel você mergulhará pela costa, que abriga uma vida marinha abundante, incluindo John Dory, peixes-papagaio, polvos, peixes cardinais e muito mais.

 

6. Qawra Reef

O Qawra Reef está localizado ao norte de Malta. Este mergulho é perfeito tanto para mergulhadores iniciantes quanto para avançados, dependendo da rota que você escolher em torno do recife.

Este é um mergulho em terra e pode ser acessado facilmente. Este impressionante recife de coral tem uma queda de 40m e oferece uma experiência de mergulho pelos grandes paredões e várias cavernas para explorar.

As cavernas nesta área correm sob o recife e são fáceis de entrar, pois são bem largas. No local há um grande número de vida marinha, incluindo caranguejos-aranha, lagosta-espinhosa, lagosta-chinelo, peixes de recife, nudibrânquios e ermitões.

Se você é um mergulhador experiente e deseja seguir a queda de 30 a 40m, abre-se uma nova variedade de peixes, incluindo barracuda, atum, amberjack, dentex e também é o lar da esponja de dedos do Mediterrâneo.

Este local de mergulho não é tão conhecido como alguns dos outros locais em torno de Malta, o que significa que o coral está em ótimo estado.

 

7. Ghasri Lapsi

Ghar Lapsi é uma vila de pescadores na costa sul. Em maltês, ‘għar’ significa caverna.

A poucos passos do ponto de entrada, há um sistema raso de cavernas subaquáticas iluminadas com raios de sol pelas inúmeras saídas. A área de Għar Lapsi está na faixa de 15 a 20 metros de profundidade e oferece uma grande área de recifes e depressões paralelas com a maioria da fauna marinha típica do Mediterrâneo.

 

8. Madonna Statue

A estátua Madonna é um ótimo local de mergulho e é adequado para todos os níveis de mergulhador.

A estátua Madonna foi colocada na entrada de um pequeno local de mergulho, cerca de 18m abaixo da superfície, por um clube de mergulho local, há mais de 25 anos.

Para os iniciantes, mergulha-se em torno de um platô com uma profundidade máxima de 10m. Se você é um mergulhador mais experiente, pode mergulhar nos planaltos por cerca de 30m.

O muro oferece várias rotas de mergulho com uma vida marinha incrível, incluindo barracuda, peixe-escorpião, valete-âmbar e, se tiver sorte, poderá ver peixes-gatilho.

 

9. HMS Maori

O local é encontrado abaixo do Forte St. Elmo, em frente a um café que tem suas paredes externas cobertas com vários Destroyers pintados, entre eles o HMS Maori.

O HMS Maori foi inaugurado em 1937. Em 12 de fevereiro de 1942, estava ancorado na entrada de Dockyard Creek, quando recebeu um golpe diretamente em sua casa de máquinas.

Eventualmente, ele foi colocada no fundo da baía de St. Elmo, no fundo arenoso, a uma profundidade de cerca de 18 metros. Suas armas foram removidas e os arcos e popa sumiram, mas parte da ponte elevada ainda está lá.

Os mergulhadores podem entrar nos destroços com bastante facilidade, com saídas através de grandes orifícios no lado de estibordo. Embora assoreado, existem muitos tipos diferentes de peixes e outras criaturas dentro e entre os destroços.

 

10. Santa Maria Caves

As cavernas de Santa Marina são um conjunto fascinante de 10 cavernas, cada uma com sua beleza. Algumas oferecem a possibilidade de nadar, outras estão metade na água, metade fora.

Este é um local de mergulho bastante popular ao longo do ano. Portanto, se você planeja explorá-lo, chegue lá mais cedo no dia anterior à chegada da multidão. Todas as cavernas são relativamente rasas, oferecendo casas incríveis para douradas, nudibrânquios, donzelas e moreias.

Se você está procurando aventura e um lugar para explorar enquanto mergulha, este é o local perfeito! Adequado para todos os níveis de mergulhador, este ponto oferece incríveis oportunidades de fotografia, então não esqueça de levar sua GoPro.

 

11. P29

O P29 em Cirkewwa é um local de mergulho que combina exploração de um naufrágio com a descoberta de uma belíssima vida marinha.

O mergulho no naufrágio P29 é realizado em torno do ex-limpador de minas da classe Kondo de 62m de comprimento, 16m de altura e 7m de largura, que foi afundado em 2007.

O P29 está situado a 150 m da costa de Cirkewwa Point e é facilmente acessível a partir da costa e marcado por uma bóia. O local de mergulho P29 é muito popular entre moradores e turistas, sendo ideal também para mergulhadores experientes.

 

12. Xlendi Reef

O Xlendi Reef está localizado no meio da Baía de Xlendi. Parte do recife forma um pináculo, que alcança até um metro da superfície. O recife é coberto por algas e peixes pequenos.

Pode-se ver também um grande número de libelinhas, pequenos grupos de tainhas cinza, bem como várias espécies de gramíneas e dourados.

 

Ficou com vontade de explorar o fundo do mar em Malta? Então comece a se planejar para que a sua aventura seja incrível durante seu período na ilha!

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');