Malta é um destino muito famoso para a prática de mergulho. São mais de 42 centros de mergulho espalhados pelo arquipélago com águas bem tranquilas que facilitam a prática. O mergulhador poderá não só desfrutar da observação de animais marinhos como também observar navios e aviões da Segunda Guerra Mundial que estão no fundo do […]
Malta é um destino muito famoso para a prática de mergulho. São mais de 42 centros de mergulho espalhados pelo arquipélago com águas bem tranquilas que facilitam a prática.
O mergulhador poderá não só desfrutar da observação de animais marinhos como também observar navios e aviões da Segunda Guerra Mundial que estão no fundo do mar. Porém, para realizar a atividade é preciso uma certificação específica que possibilita a prática da atividade.
A seguir, te explicamos tudo o que você precisa para começar a praticar mergulho em Malta e se encantar com suas belezas até do fundo do mar.
O mergulho é uma atividade muito comum em ilhas e nos países e cidades costeiras. Porém, para praticar essa atividade é preciso ter uma certificação, mesmo que seja para mergulhar como iniciante em um destino de férias.
Para mergulhar em qualquer país do mundo é preciso se inscrever numa escola de mergulho e realizar os treinamentos necessários para obter a certificação adequada.
Essa certificação é reconhecida internacionalmente e é necessária para realizar a atividade, pois a certificação atesta que a pessoa consegue manusear os equipamentos adequadamente e sabe lidar com imprevistos e com situações adversas à prática.
Essa certificação pode ser tirada em escolas especializadas em mergulho, tanto para pessoas que desejam tirar a certificação profissional, quanto para certificações básicas para mergulhos pontuais. A certificação básica pode ser tirada no Brasil ou mesmo no destino de férias, já que são poucas horas de curso.
Para realizar a atividade de mergulho é preciso se atentar a alguns pré-requisitos, tais como: ter a idade mínima para realizar a atividade (isso depende da escola, normalmente permitem a partir dos 10 anos), ter boa saúde física e saber nadar.
Caso o futuro aluno tenha algum problema de saúde é preciso apresentar um atestado médico à escola liberando para a prática da atividade.
Existem vários tipos de certificações para o mergulho, porém, para a maioria dos turistas que querem ter uma experiência de mergulho, a certificação ideal é a Open Water Diver, a mais popular do mundo e que é emitida pela Professional Association of Diving Instructors (PADI).
Essa certificação é de nível básico, e é válida internacionalmente para profundidades de até 18 metros sem supervisão de um instrutor.
Além dessa, existem mais de 30 especialidades de mergulho, como: mergulho de resgate, para instrutores, para mergulho noturno, entre outros. Essas certificações são vitalícias.
Os equipamentos de mergulho normalmente estão inclusos no preço do curso e depois poderão ser alugados nas empresas que oferecem os mergulhos. Para o curso, o aluno precisa ter máscara, nadadeiras, cilindro, roupa de neoprene, colete equilibrador e outros equipamentos que possam ser necessários.
O curso, normalmente, é dividido em três partes: uma teórica, uma prática na piscina e outra em mar aberto.
Primeiramente, o instrutor dá uma aula teórica com as principais regras do mergulho e com algumas informações teóricas de como funciona a atividade. Depois, é hora de treinar na piscina, que é o local onde o aluno aprenderá a utilizar o cilindro, tirar a água da máscara, aprenderá a respirar adequadamente, solucionar problemas e a utilizar adequadamente todos os equipamentos.
Após aprovado nesta etapa, é preciso fazer alguns mergulhos no mar junto com o instrutor para verificar se todas as informações foram aprendidas e se está apto para começar a mergulhar. Após passar por todas essas etapas, o aluno estará apto para realizar a atividade e poderá solicitar a emissão do certificado internacional.
Para mergulhar em Malta também é preciso ter o certificado de mergulho. Caso ainda não o tenha, não se preocupe! Basta dirigir-se a uma das diversas escolas de mergulho da ilha e se inscrever para obter a certificação básica de mergulho.
A maioria das empresas que oferecem a atividade na ilha também oferecem o treinamento para permitir que os turistas também vivam essa experiência memorável no mar da ilha.
Lembre-se de levar um atestado médico garantindo que pode realizar a atividade. A formação básica será dada e assim que for aprovado poderá solicitar o certificado e aproveitar o mar incrível que banha a ilha.
Existem diversas empresas de mergulho espalhadas pelas ilhas de Malta e Gozo, portanto poderá entrar em contato com uma delas e já garantir a sua vaga para assim que chegar na ilha. Veja duas opções de empresas que poderá entrar em contato em Malta:
O Divewise é uma empresa localizada em St. Julians e que possui quase 50 anos de serviço. O centro de mergulho possui 5 estrelas e é um dos melhores da ilha. O centro de mergulho oferece cursos (tanto para iniciantes quanto os mais avançados), pacotes de mergulho de diferentes tipos e dias de mergulho, aluguel de equipamentos e mais.
Localização: Westin Dragonara Complex, St. Julians, Malta
E-mail: info@divewise.com.mt
O Diveschak está localizado em Sliema e oferece cursos tanto para iniciantes quanto para os mais experientes, são vários níveis de certificações disponíveis. Para quem tem dúvida se entra no curso ou não, o Diveschak ainda oferece um “try-dive”, que é um mergulho de teste feito antes de se inscrever no curso Open Water Diver.
Endereço: 14a Qui Si Sana Seafront, SLM3111, Tas-Sliema, Malta
E-mail: info@divemalta.com
—
Experimente umas das melhores sensações do mundo! Conheça o fundo do mar, interaja com os animais marinhos e fique apto para mergulhar em qualquer cantinho de Malta e do mundo.
Participe também do nosso grupo do facebook de Brasileiros em Malta! Basta clicar aqui.
Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.