fbpx

Onde fica Malta? A encantadora ilha do Mediterrâneo

Para quem nos acompanha, sabe que Malta rende diariamente assuntos dos mais variados possíveis: o que fazer, onde se hospedar, melhores épocas para viajar e atrações imperdíveis são alguns dos assuntos mais pedidos por aqui e pelo nosso Instagram (se ainda não segue a gente, corre lá @vivamaltaoficial). O que muita gente nem imagina, no […]

Para quem nos acompanha, sabe que Malta rende diariamente assuntos dos mais variados possíveis: o que fazer, onde se hospedar, melhores épocas para viajar e atrações imperdíveis são alguns dos assuntos mais pedidos por aqui e pelo nosso Instagram (se ainda não segue a gente, corre lá @vivamaltaoficial).

O que muita gente nem imagina, no entanto, é a respeito da localização da ilha! Mais precisamente, das três ilhas principais que compõem Malta. Mesmo sendo o destino dos sonhos de turistas e estudantes, o país parece se esconder no vasto azul do Mediterrâneo, o que alguns ciumentos por Malta AMAM – a tal da exclusividade, né? HEHE.

Então fique por aqui para conhecer todas as coordenadas antes de fazer a mala! 

onde-fica-malta

“Mas a ilha é pequena mesmo?”

Sim, caros leitores, a área total do arquipélago de ilhas que constitui o país tem exatos 316 km², o que faz com que seja menor do que vários estados e cidades brasileiras (menor até do que Ilhabela, famosa região no litoral de São Paulo).

Ainda por conta de seu tamanho, muitos ainda acreditam que Malta pertence à Itália! O que não é tão absurdo se pararmos para pensar que o país conquistou sua independência há apenas 57 anos! 

Antes de tornar-se Estado e fazer parte da União Europeia (em 2004), as ilhas maltesas foram habitadas pelo Império Bizantino, por fenícios, romanos, gregos e árabes em diferentes momentos do tempo, há mais de 5 mil anos! Mais recentemente, era a Grã-Bretanha quem tinha o controle do país, desde 1814, até a independência acontecer em 1964. 

A quantidade de povos que passaram pelo país é o motivo pelo qual Malta carrega tamanha história, cultura e misticismo. E com isso, deu-se a formação do povo maltês, que carrega em si a força e superação de todos esses anos. 

E se você está se perguntando o motivo de tantas invasões e passagens de diferentes povos no passado, basta pensar que Malta tem uma posição muito estratégica politicamente falando: acima da ilha temos a Sicília (Itália), ao sul Líbia, a leste Grécia e a oeste a Tunísia. 

Dentro do pequeno país existem 4 regiões principais, entre as quais estão algumas das cidades e pontos turísticos mais visitados:

  • Região norte: engloba cidades como Mosta, Rabat, Mellieha e San Paul’s Bay, e é onde está localizada a Popeye Village e o Ferry que vai para Gozo. 
  • Região central: é a porção que podemos ver Birkirkara, Msida, Sliema e Pieta.
  • Região sudeste: onde estão cidades como Swieqi, Floriana, Marsaskala, Valletta e St. Julians, que sempre mencionamos por aqui!
  • Região sul: encontram-se as cidades de Qormi, Zurrieq e Birzebugga e atrações como os Templos Megalíticos Hagar Qim e os Dingli Cliffs. É também onde está o Aeroporto Internacional de Malta!

Além disso, é claro que ainda temos Gozo, a segunda maior ilha do país com uma infinidade de coisas para se fazer (confira mais aqui), e Comino, a menor das ilhas e anfitriã da adorada Blue Lagoon

E uma excelente notícia se você é do tipo desbravador (a): é extremamente fácil conhecer os 4 cantos de Malta em poucos dias, já que o tamanho e a distância entre as cidades por aqui são como bairros no Brasil, e dá tranquilamente para fazer alguns trechos a pé 😉

onde-fica-malta-marsaskala

Talvez esteja aí o porquê de Malta ser um país tão em conta para se viajar e morar, considerando outros locais com os mesmos atributos. Os pontos mais importantes como custo de vida, locomoção, atrativos, diversidade cultural e possibilidade de estudo são mais fáceis de serem administradas em menor escala do que em territórios maiores como a Austrália, por exemplo! 

Além disso, a qualidade de vida na ilha é indiscutível, uma vez que não tem o estresse e o trânsito de grandes capitais e possibilita que você more a poucos metros do litoral sem precisar pagar um absurdo por isso!

 

Malta, o paraíso para estudar inglês na Europa

Além de uma experiência única de imersão em culturas jamais imaginadas antes (como russos, coreanos, árabes e mexicanos), o estudo da língua inglesa em Malta pode ser o ideal se você:

  • Quer o desafio de compreender sotaques de várias línguas;
  • Não se vê em um destino já manjado e popular entre brasileiros;
  • É apaixonado por praia, calor e não abre mão da vida social;
  • Pensa em conhecer outros países nos seus dias de folga;
  • Quer se comunicar em inglês para além da sala de aula;
  • Quer economizar e ainda assim contratar escolas que são referências em todo o mundo.

Milhares de pessoas, todos os anos, encontram em Malta a solução para conseguirem destravar o inglês – estando elas no nível mais básico da comunicação ou nos níveis avançados, que também requerem muita conversação!

Isso porque a diversidade na ilha faz com que elas se conectem com todas as possibilidades, e consigam, dentro das suas rotinas e lifestyle, quebrar as barreiras que as impediam de formular uma frase em inglês estando no Brasil. 

Se você quiser solicitar um orçamento para estudar inglês em Malta, indicamos conhecer a nossa agência parceira Blue Intercâmbios.

Consultores experientes que já foram intercambistas e poderão te ajudar com todas as suas dúvidas e questionamentos a respeito do destino de intercâmbio – além, é claro, de ótimas condições nos valores dos pacotes! Solicite seu orçamento clicando no banner abaixo:

intercambio-em-malta

 

Oportunidade de emprego em Malta

Malta é também um excelente lugar para dar um up na carreira quando o assunto é trabalho. O desafio de acrescentar no currículo um país que não seja o seu e a riqueza de experiências que essa oportunidade traz, é algo que recomendamos fortemente que você aproveite se possui esse sonho! 

Enquanto nesse post falamos sobre a dinâmica de mesclar estudo e trabalho através do visto de estudante, saiba que o caminho inverso também é possível! São inúmeras as chances de conseguir um work permit em Malta, seja em trabalhos que se relacionem com a sua área de formação ou até mesmo em subempregos. 

Esse é na verdade um dos melhores atrativos da ilha, já que torna possível a mudança do visto de estudante para o visto de trabalho com direito a residir no país no conforme o contrato da empresa (que é geralmente de 1 ano).

E muito diferente do que acontece em países como a Irlanda, por exemplo, onde os brasileiros precisam manter o visto de estudante para conseguir morar e trabalhar no país em subempregos, em Malta o processo de work permit é aplicado pela maioria das empresas, independente de ser um trabalho que exija qualificação ou não.

Se despertou um interesse por aí, saiba que as áreas mais recorrentes por lá são as de TI e iGaming. Também vale dar uma espiada no www.jobsplus.gov.mt, site oficial do Governo para busca de emprego.

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');