fbpx

Dicas para melhorar o inglês durante o intercâmbio

Um intercâmbio, independente de sua duração, tem o potencial de dar um upgrade no seu inglês, em qualquer nível que ele estiver. Mas, algumas boas práticas tem a capacidade de otimizar o seu aprendizado, não só teórico, como prático. Abaixo, trouxemos algumas dicas que irão fazer com que seu inglês melhore ao máximo durante o […]

Um intercâmbio, independente de sua duração, tem o potencial de dar um upgrade no seu inglês, em qualquer nível que ele estiver. Mas, algumas boas práticas tem a capacidade de otimizar o seu aprendizado, não só teórico, como prático.

Abaixo, trouxemos algumas dicas que irão fazer com que seu inglês melhore ao máximo durante o intercâmbio!

 

Estudar antes de ir

Sabemos que é possível fazer intercâmbio em todos os níveis de proficiência, até mesmo aqueles bem básicos. Porém, quanto mais base você tiver da língua, mais aproveitará todas as experiências que o intercâmbio pode te oferecer!

Estudar um pouco mais de gramática, ainda no Brasil, te dará a oportunidade de treinar bastante sua conversação enquanto estiver no seu país de destino. Você poderá conseguir um emprego com mais facilidade, conversar com menos nervosismo e dar saltos de conhecimento muito maiores.

 

Ir nas programações dos locais

É comum que durante o intercâmbio as pessoas saiam bastante com outros intercambistas para lugares bem turísticos – e não há nenhum problema nisso, deve-se mesmo aproveitar ao máximo!

Contudo, nestes lugares você provavelmente ouvirá línguas do mundo todo, além é claro do inglês, mas se quiser focar apenas nesta língua, ou mesmo, tiver pouco tempo para realizar seu intercâmbio, é importante priorizar lugares com menos estrangeiros e mais locais, de maneira que otimize ao máximo seu aprendizado.

 

Ouvir músicas e assistir filmes

Esta é uma dica para todos que estão em busca de um aprendizado de uma nova língua! No intercâmbio, ela continua a valer… não é porque você está em muito contato com o inglês, ou porque bateu aquela saudade da sua língua materna, que deve tornar a ouvir músicas e filmes em português.

O período do intercâmbio deve ser aproveitado ao máximo, afinal, o objetivo é mesmo realizar uma imersão na língua! Através dos filmes e das músicas é possível aprender novas palavras e suas pronúncias, inclusive alguns sotaques – tudo isso de uma forma bem orgânica e prazerosa!

 

 

Ler livros e revistas

O princípio da leitura é o mesmo da escuta. É muito importante treinar o listening e o reading. Ao ler livros e revistas de seu interesse você estará expandindo seu vocabulário e o seu conhecimento de gramática. Caso ler um livro todo ainda seja muito difícil, os livros infantis são uma ótima opção, já que possuem uma linguagem mais simples, e possuem histórias menores.

A maioria das escolas de inglês oferecem livros para emprestar gratuitamente e isso pode te ajudar muito, nem que seja uma leitura rápida antes de dormir.

 

Assistir o noticiário local

Assistir o noticiário local ou até mesmo ler jornais impressos ou online, até ouvir podcasts, te proporcionará um ótimo conhecimento sobre o país em que está, viabilizando assim que você tenha muitos assuntos a conversar com os locais – além, é claro, de treinar o seu listening, reading e speaking. É o pacote completo!

Aproveite que está em um país diferente para assistir canais que dificilmente você teria acesso no Brasil e o melhor: sem legendas para colar.

 

Conhecer pessoas de outros países

Intercambistas, principalmente nós os brasileiros, temos muita dificuldade de resistir a tentação de andar somente com os conterrâneos, afinal é muito mais fácil, já que encontramos muitos brasileiros em qualquer lugar do mundo.

Mas verdade seja dita, o intercâmbio não é qualquer investimento para ir para tão longe falar e ouvir sua própria língua. Portanto, mesmo entre seus amigos brasileiros, você precisa continuar focado no seu objetivo: dar um upgrade no inglês!

Sendo assim, aproveite esse investimento para conhecer e sair com pessoas de outros países, é uma ótima oportunidade de conhecer novas culturas, ouvir alguns sotaques interessantes e treinar muito!

 

Não diga não!

Ao conhecer pessoas de lugares diferentes provavelmente irá receber alguns convites no mínimo inusitados, mas não diga não! Aprecie novas comidas, ouça novos estilos musicais, e aproveite para conhecer a maneira como pessoas de outros países se divertem.

Saia da zona de conforto e vá descobrir coisas novas, temos certeza que acumulará muitas lembranças incríveis! Nestes momentos, estará sempre treinando seus ouvidos e sua fala enquanto se diverte muito.

 

 

Se dedicar nas atividades escolares

Parece óbvio, mas algo muito importante é a frequência nas aulas. Muitas pessoas se empolgam tanto nas festas e viagens que deixam a sala de aula em segundo plano.

Contudo, mesmo que aprenda muito fora dela, é de extrema importância que sempre esteja presente na classe, assim absorverá o máximo de conteúdos, possibilitando, portanto, a subida de nível!

Juntamente com a frequência, outra maneira de aprender bastante é realizando todos os homeworks solicitados, assim estará revisando o que foi ministrado em sala, cultivando, assim, a memória de curto e longo prazo.

Ademais, a maioria das escolas internacionais oferece gratuitamente atividades extras para seus alunos, como aula de dança, aula de culinária, excursões e até aulas extras. É uma ótima ideia participar de tudo o que for possível, pois lá poderá aprender novas palavras em diferentes contextos e tirar suas dúvidas de maneira bem mais informal.

 

Arrume um trabalho

Muitas pessoas vão fazer intercâmbio com o intuito de trabalhar. Devemos, porém, lembrar que em Malta só é permitido após os primeiros 90 dias, e pode-se conseguir com o visto de estudante! Um part-time job pode te ajudar no inglês e ainda colocar uns euros a mais no bolso.

Trabalhar é uma ótima forma de se forçar a falar somente em inglês, dependendo do seu trabalho. Se for, por exemplo, na prestação de serviços em contato direto com o cliente, com certeza aprenderá muita coisa e se forçará a falar e se expressar cada vez melhor.

Outra forma bastante interessante de trabalhar, porém mais esporadicamente, é fazendo um voluntariado. É uma ótima forma de ajudar ou conseguir experiência, sem ter a necessidade de prender-se à um trabalho de 20 horas semanais. Há pedidas em todas as áreas, desde casas de idosos, serviços de limpeza, cuidado com crianças, trabalhos de recepcionistas e consertos em geral.

 

Não tenha medo de errar

É comum ter medo de falar quando se está aprendendo uma nova língua, mas procure não pensar muito nisso. A melhor forma de aperfeiçoar a sua fala e compreensão é falando! Vença suas barreiras e perca a vergonha, peça para repetir quando não entender, faça perguntas quando tiver dúvida e sempre esteja disposto a aprender e ser corrigido – este é o caminho mais rápido para o aprendizado!

 

__

Coloque em prática nossas dicas e nos diga como foi sua experiência, estamos ansiosos para saber o que mais funcionou pra você! Tem alguma outra dica infalível? Conta pra gente nos comentários.

 

Participe também do nosso grupo do facebook de Brasileiros em Malta! Basta clicar aqui.

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');