fbpx

Como funciona o couchsurfing na Europa e os principais sites

Quem não sonha em viajar por vários lugares gastando pouco? Tem gente que faz esses planos mas não tem ideia que pode conquistar a viagem dos sonhos por causa da pouca grana. Justamente para essas pessoas, foram criadas alternativas para colecionar experiências com pouco dinheiro. Uma dessas opções é o couchsurfing, que é uma hospedagem […]

Quem não sonha em viajar por vários lugares gastando pouco? Tem gente que faz esses planos mas não tem ideia que pode conquistar a viagem dos sonhos por causa da pouca grana.

Justamente para essas pessoas, foram criadas alternativas para colecionar experiências com pouco dinheiro.

Uma dessas opções é o couchsurfing, que é uma hospedagem gratuita. É muito simples: você se cadastra em sites disponíveis, onde donos de casas em diversos países se oferecem como anfitriões.

O objetivo é receber pessoas sem cobrar nada. Eles pedem apenas a experiência que o hóspede pode oferecer.

Só que não é tão fácil. Precisa existir confiança dos dois lados e existem critérios para se tornar hóspede e anfitrião.

Além disso, você está dormindo na casa da pessoa de graça e é preciso trocar experiências, por isso, não acorde tarde, respeite as regras da casa e mostre mais da sua cultura.

Neste post traremos dicas de como funciona essa hospedagem, as vantagens e os sites mais confiáveis, além de dicas para você aproveitar essa experiência da melhor forma.

Também vamos te contar como se tornar um anfitrião e um hóspede. Imagine as aventuras nessa jornada?

 

Como funciona o couchsurfing?

Primeiro, você precisa se cadastrar em um site de hospedagem gratuita, como o couchsurfing, um dos mais procurados.

O primeiro passo como hóspede é preencher todos os seus dados pessoais e mais do que isso, contar quem você é. Coloque fotos, os locais por onde já passou e porque você seria um ótimo hóspede.

Dependendo do seu perfil, um número de anfitriões no local escolhido aparece para que você entre em contato. Tudo é combinado com antecedência, os dias de visita, onde o hóspede dormirá e como será recebido. Depois, é só ir e economizar muitos dinheiros com hospedagem.

Daqui a pouco, explicaremos melhor como funciona para se tornar um anfitrião em qualquer parte do mundo e se o seu perfil se encaixa.

 

Quais as vantagens do couchsurfing?

A primeira vantagem para o hóspede é a economia de dinheiro, sem falar que conhecer culturas através das pessoas é o melhor caminho para se sentir parte de um lugar. Veja mais vantagens para hóspedes e anfitriões.

 

Para o hóspede

Por mais que seja perigoso sem orientação ou suporte de sites, uma relação de confiança começa a existir entre o hóspede e o anfitrião. Então, é seguro e confiável, sem falar na quantidade de dinheiro que irá economizar.

Imagine que por dia, você gaste cerca de 100 reais em uma diária, isso já convertido para alguma moeda. Para 6 dias de viagem, já são 600 reais de economia.

 

Para o anfitrião

O primeiro objetivo de um anfitrião receber alguém de graça é ter novas experiências. A principal vantagem é conhecer novas culturas sem sair de casa.

É fácil se tornar um anfitrião desde que já tenha boas referências e se cadastre no site com todas as suas informações mais importantes.

 

Principais sites de couchsurfing

Atualmente, existem muitas opções de sites para se hospedar de “sofá em sofá”. Separamos alguns deles para você ver qual se encaixa no seu perfil.

Sites em inglês e outros idiomas estão disponíveis para agregar viajantes de todo mundo.

Couchsurfing

Este é o site mais utilizado e indicado para se hospedar de graça. Preencha todo seu perfil e explique exatamente quem você é.

O site indica que você comece sua experiência conhecendo bastante onde você mora através dos couchsurfers, ou seja, quem já viveu essa experiência. Acesse o site e faça um teste.

 

Warm Showers

Essa é para os ciclistas viajantes. Quantas pessoas não conhecemos que viajam de bike ou moto? Pois é, esse site é especialmente para elas.

O sistema é o mesmo, mas neste caso você faz uma troca: trabalha ou presta algum serviço em troca de um lugar para dormir. Normalmente são pessoas que também tem bicicleta e combinam os perfis para todo mundo se dar bem.

 

Worldpackers

Um site totalmente em português que facilita encontrar casas no Brasil e até mesmo pousadas pelo país que aceitam você.

Um cadastro deve ser feito e o hóspede informa suas habilidades, para assim trocar por algum trampo que você possa fazer nessa pousada ou residência.

 

Trusted House Sitters

Aqui você também pode trocar serviços por estadia. Por um tempo, o hóspede mora na casa do anfitrião enquanto ele viaja.

Sua tarefa é cuidar dos pets do dono da casa e passar uns dias na cidade sem pagar nada de diária. Não é de graça, existe uma porcentagem a ser paga para o site. Ainda sim, é muito seguro porque até mesmo o histórico policial dos dois lados é levado em conta.

 

Airbnb

Esse é um dos mais famosos, se não o mais famoso. O Airbnb não é de graça, mas é mais barato que fica em muitos hóteis. O dono do imóvel te cobra um valor por diária e aluga a casa por temporada em diversos países do mundo.

É só se cadastrar, ser aprovado e começar a procurar o local perfeito para sua viagem.

 

Tenha cautela!

Todo cuidado é pouco. Ainda que você tenha feito o combinado de ficar na casa de alguém de graça e tudo foi acertado previamente, se certifique.

O mais importante é ter certeza que aquela pessoa é confiável. Há diversas maneiras de verificar isso, principalmente se ela já é uma anfitriã antiga, por exemplo.

Outra dica importante é sempre ficar de olho em tudo, nas conversas, nas pessoas que visitam a casa, como eles se portam uns com os outros. Tudo é importante para se sentir seguro.

Guarde bem suas coisas e tente se aproximar das pessoas para que também se sintam confortáveis com sua presença.

Caso se sinta coagido, ou com medo, saia imediatamente e encontre outro lugar para ficar. Não demore em perceber certos comportamentos, ainda mais se haver assédio, por exemplo.

Esteja sempre em contato com sua família e amigos e falando a todo momento onde você está e com quem. Ainda que pareça bom, não deixe de vigiar.

Participe também do nosso grupo do facebook de Brasileiros em Malta! Basta clicar aqui.

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');