Como em qualquer lugar do mundo, é necessário se atentar às regras básicas de convivência e higiene para viver em harmonia com os demais! Ao falarmos sobre a coleta de lixo não é diferente: um tema aparentemente simples, mas que se relaciona com valores de respeito, ética e sustentabilidade. Em Malta, existe um consenso geral […]
Como em qualquer lugar do mundo, é necessário se atentar às regras básicas de convivência e higiene para viver em harmonia com os demais! Ao falarmos sobre a coleta de lixo não é diferente: um tema aparentemente simples, mas que se relaciona com valores de respeito, ética e sustentabilidade.
Em Malta, existe um consenso geral de separação e reciclagem do lixo, algo que pode não ser comum em algumas regiões do Brasil, por exemplo. E é claro, em busca de conservar a ilha e mantê-la limpa, é fundamental que todos se comprometam nesse sentido, seja ao passar uma temporada ou migrar de vez pra cá!
Além disso, o não cumprimento das regras de descarte de lixo pode resultar em multas, que é algo que você definitivamente não quer, certo?!
Por isso, continue acompanhando para entender como é a coleta de lixo em Malta.
É importante frisar que cada cidade possui seu próprio cronograma de coleta porta a porta, mas os protocolos de descarte no que diz respeito às sacolas e horários são os mesmos em toda a ilha.
O governo também reforça a importância de as sacolas serem colocadas na porta das casas cerca de uma hora antes da coleta, e não antes disso, para evitar mau cheiro e a destruição das mesmas pelo vento ou por gatos.
Confira o cronograma de cada cidade:
Para facilitar, dividimos cada resíduo nos blocos de informação abaixo com tudo o que você precisa saber para o descarte de cada um deles, tais como armazenamento, periodicidade e empresa responsável:
Devem ser dispostos em sacolas pretas, na frente das residências. A coleta geralmente acontece três vezes por semana através dos caminhões, que passam pelas ruas das cidades.
Devem ser dispostos em sacolas biodegradáveis (transparentes), na frente das residências. A coleta geralmente acontece três vezes por semana através dos caminhões, que passam pelas ruas das cidades.
Tais como papel, papelão, plástico e metal devem ser dispostos em sacolas verdes ou cinzas, na frente das residências. A coleta geralmente acontece duas vezes por semana através dos caminhões, que passam pelas ruas das cidades.
Outra opção é realizar o descarte mediante cronograma dos Roadshow, caminhões de coleta que cumprem uma periodicidade mensal em cada cidade, porém com ampla variedade de horários.
Uma terceira opção é levar até um dos mais de 800 iBiNs disponíveis em toda a ilha.
Devem estar vazios e limpos e colocados em um recipiente reutilizável (não podem ser sacolas) para a coleta porta a porta, que geralmente acontece uma vez ao mês através dos caminhões. Nessa ocasião, somente as garrafas e potes de vidro são retiradas.
Outra opção é levar as garrafas e potes de vidro até um dos iBiNs mais próximo de você!
Tais como pratos, copos e outros resíduos são coletados pelo caminhão Roadshow ou podem ser levados até uma unidade de Amenidades Cívicas.
Deve ser armazenado e recolhido por um caminhão Roadshow, mediante periodicidade geralmente mensal em cada cidade.
Devem ser levadas até um ponto de coleta BATRE encontradas nos principais supermercados, papelarias, escolas e conselhos locais em Malta e Gozo. São aceitas baterias AA, AAA, Button, C, D, 6V, 9V e baterias mistas. Baterias de veículos e baterias industriais não são coletadas por este esquema.
Devem ser coletados por meio de um serviço oferecido pelo conselho local. Entre em contato para obter mais informações sobre dias e horários da coleta ou visite uma unidade de Amenidades Cívicas em Mriehel, Hal Far, Luqa, Maghtab, Ta ‘Qali e Tal-Kus em Gozo.
Tais como móveis, linha branca e lixo de jardim devem ser levados para uma unidade de Amenidades Cívicas. No caso de roupas e sapatos, também podem ser direcionados a uma dessas unidades ou em pontos de coleta específicos da ilha, como fizemos em Sliema e mostramos neste vlog:
Tais como lâmpadas, seringas usadas, produtos químicos, tintas ou solventes, jamais devem ser descartados através dos caminhões de coleta ou iBiNs. Procure uma unidade de Amenidades Cívicas mais próxima para realizar o descarte.
Tais como comprimidos e cápsulas soltos ou embalados, medicamentos engarrafados, inaladores e tubos de creme medicinal devem ser levados até uma farmácia autorizada. Antes de realizar o descarte, certifique-se de remover as embalagens dos medicamentos, folhetos informativos e tampas de plástico.
Os frascos de remédios de vidro vazios tornam-se descarte de vidro comum. Embalagens de comprimidos e itens cosméticos são considerados metais e por isso requerem outro destino.
Confira o cronograma de coleta porta a porta da sua cidade: www.wsm.com.mt/domestic-waste
Confira o cronograma de coleta dos Roadshow: www.wsm.com.mt/en/roadshow
Encontre uma unidade de Amenidades Cívicas: www.wsm.com.mt/en/ca-sites
Encontre os iBiNs mais perto de você: www.ibins.greenpak.com.mt
Encontre uma farmácia autorizada para descarte de medicamentos vencidos: www.wsm.com.mt/en/domestic-waste
Confira os pontos de coleta de baterias usadas: www.greenpak.com.mt/Fleximanager/Siteimages/editorupload/Batree/2019_04_11_B_collectionPoints.pdf
Agora que você já sabe como é o sistema de coleta na ilha, salva esse artigo para acessar sempre que precisar!
Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.