O sonho de trabalhar e viver em outro país, com uma qualidade de vida superior, quase sempre vem acompanhado do medo de não conseguir uma oportunidade na área de formação. Por esse motivo alguns profissionais que decidem arriscar uma mudança de endereço acabam OU aproveitando a transição para investir em novos setores OU abrindo mão […]
O sonho de trabalhar e viver em outro país, com uma qualidade de vida superior, quase sempre vem acompanhado do medo de não conseguir uma oportunidade na área de formação.
Por esse motivo alguns profissionais que decidem arriscar uma mudança de endereço acabam OU aproveitando a transição para investir em novos setores OU abrindo mão da própria experiência.
Agora, se você faz questão de considerar seus estudos e a sua carreira trilhada no Brasil, você precisa entender sobre a validação do diploma brasileiro em Malta, como e porque fazer.
E se você perdeu as últimas atualizações, clique aqui ao terminar esse artigo e confira muitas outras dicas sobre trabalho na ilha.
O órgão que cuida desse processo é o Malta Qualification Framework, (MQF) responsável por supervisionar a certificação das qualificações dentro de oito níveis diferentes de educação.
A validação se dá após a corporação identificar as experiências do requerente e tornar visíveis essas experiências de acordo com os padrões estabelecidos em Malta, traçando assim uma equivalência entre Brasil-Malta. Veja os níveis abaixo:
Os níveis 1 a 5 consistem na educação formal desde a idade escolar obrigatória, até alunos que seguem cursos vocacionais ou acadêmicos. Já o ensino superior inclui toda a educação formal, treinamento e pesquisa que equivale as qualificações nos níveis 6 a 8 da tabela.
Esses níveis servem para identificar ao MQF o que um profissional com uma determinada qualificação sabe, entende e é capaz de fazer. São apenas pontos de referência comparativa!
Além de aproveitar adequadamente todas as oportunidades acadêmicas e profissionais que Malta tem a oferecer, seja com um curso de extensão ou especialização, validar o diploma também é interessante ao candidatar-se em um emprego, pois torna-se um diferencial anexar o documento de validação junto ao currículo.
Outro ponto relevante é na hora de aplicar para o Work Permit. Ao conseguir um emprego e aplicar para o visto, o reconhecimento do diploma passa a valer como documento oficial entre toda a papelada. A valorização das suas competências contribui para seu processo de integração e reconhecimento na ilha, o que com certeza vai lhe abrir muitas portas!
Pode comemorar, pois é possível fazer o pedido antes mesmo de chegar em Malta! Para isso, você precisará:
Outros gastos são variáveis conforme o tipo de qualificação a qual você aplicar. Por exemplo:
No geral, após concluídas todas as etapas o prazo é de poucas semanas para você receber o reconhecimento/resposta por carta e e-mail, que mostrará o nível no Quadro de Qualificações ao qual a sua titulação está vinculada.
Não é possível saber com certeza se o seu diploma será validado. Porém, uma forma de se ter uma noção é preenchendo o Formulário para Reconhecimento de Qualificações. Na aba de selecionar a instituição de ensino e o curso, se estes já foram reconhecidos por alguém, aparecerão nas opções automáticas.
Caso contrário, você precisará entrar com os nomes manualmente e isso significa que você seria a primeira pessoa a requerer a autenticação do curso e da instituição em questão, para serem válidos em Malta.
Mais informações podem ser obtidas através do número 153 ou do e-mail qric.malta@gov.mt.
Aproveite todas as vantagens de ter o seu diploma validado e não perca mais tempo!
Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.