fbpx

6 coisas que os malteses herdaram dos britânicos

A ilha de Malta foi colonizada por diferentes povos ao longo dos anos e isso influenciou muita a sua cultura até os dias atuais. Um dos países que dominaram a ilha por muito tempo, foram os britânicos. No total, a ilha ficou sob domínio dos ingleses por quase 160 anos. Sendo assim, é comum que os […]

A ilha de Malta foi colonizada por diferentes povos ao longo dos anos e isso influenciou muita a sua cultura até os dias atuais.

Um dos países que dominaram a ilha por muito tempo, foram os britânicos. No total, a ilha ficou sob domínio dos ingleses por quase 160 anos. Sendo assim, é comum que os malteses tenham herdado vários costumes dos britânicos.

Apesar de Malta ter conquistado sua independência em 1964, é possível observar as influências culturais em todos os locais da Ilha. Portanto, não é necessário ir para um local específico para ver as coisas que os malteses herdaram dos britânicos, pois elas estão por toda parte.

Ficou curioso em saber quais são os costumes dos britânicos adotados pelos malteses? Então acompanhe o post para saber mais! Com certeza, você vai se apaixonar ainda mais pelo país.

 

Influência dos britânicos em Malta

Como mencionado anteriormente, Malta foi colonizada por vários povos e isso influenciou muito em como moldou-se a cultura do país.

Antes dos ingleses dominarem a ilha, o país estava sob domínio da República Francesa. Porém, este foi um período de grandes problemas econômicos. Como consequência, os malteses pediram ajuda ao Reino Unido para expulsarem os franceses e, deu-se assim, o início do domínio dos ingleses na ilha.

A partir do domínio britânico, Malta começou a prosperar, pois, eles ajudaram a ilha a crescer e ter grandes conquistas como:

  • Desaparecimento de pragas;
  • Criação da Ferrovia de Malta;
  • Criação de um sistema de postagem;
  • Construção de novos edifícios (Rotunda de Mosta).

 

Sob domínio britânico, o país também desempenhou um papel importante durante as Guerras Mundiais.  Pela sua localização estratégica, a ilha foi usada como posto de abastecimento e uma base para que os feridos pudessem se recuperar.

Após o fim das guerras, os britânicos concederam aos malteses a sua independência em 21 de setembro de 1964 e saíram definitivamente da ilha em 1979, diante do fechamento das bases militares.

 

Língua Inglesa

Como dissemos, as influências britânicas estão por todos os lados da ilha. Mas, uma das maiores heranças dos ingleses na cultura maltesa está relacionada à língua.

Isso porque, durante o domínio britânico, o inglês foi introduzido na cultura local. Desse modo, hoje em dia, o inglês é a língua oficial do país, ao lado do maltês. Ainda que o maltês seja amplamente falado pelos moradores, você não terá problemas em se comunicar em inglês.

Além disso, o sistema educacional maltês seguia o modelo de educação usado na Grã-Bretanha: Pré-primário (3 a 5 anos), primário (5 a 11 anos), secundário (11 a 16 anos) e terciário (acima de 16 anos).

 

Direção do lado direito

A mão-inglesa é uma característica dos países colonizados pelo Reino Unido, e em Malta não foi diferente. Pode ser difícil se acostumar no começo e é preciso ter cuidado ao atravessar a rua. Mas com o tempo fica fácil para aprender.

Além disso, os modelos de carros mais utilizados em Malta são britânicos, então é comum ver carros como: Morris Minor, Ford Anglias e Perfects, Triumphs e Caminhões Bedford.

 

Cabines Telefônicas

Caminhando pelas ruas de Malta, muitos turistas vão encontrar e se encantar pelas charmosas cabines telefônicas vermelhas. Esse símbolo é muito forte na cultura britânica e foi adotado pelos malteses durante o período de dominação.

Então, não deixe de garantir a sua foto nas cabines telefônicas vermelhas quando passar pela ilha.

 

Arquitetura

A arquitetura maltesa também foi influenciada por diferentes povos. Mas, como o império britânico durou 160 anos, é normal que ela tenha deixado muitas marcas.

Portanto, você vai notar grandes indícios da arquitetura neoclássica britânica, principalmente na capital Valletta. A influência arquitetônica fica ainda mais evidente em edifícios como a Igreja Paroquial de Sta. Marija Assunta, em Mosta, e a St. Paul’s Co-Catedral, em Valletta.

 

Comida

A culinária maltesa também sofreu influências da culinária britânica. Por isso, é comum os bares e cafés servirem brunchs e o famoso café da manhã inglês.

A cerveja também é muito consumida no Reino Unido e muito popular na Malta, sendo chamada e vendida no estilo “pint”.

Outra comida inglesa típica adotada pelos malteses é o Hot Cross Buns. Ele é um pão doce feito de fruta, marcado com uma cruz no topo. A cruz significa a crucificação de Jesus e as especiarias utilizadas simbolizam o embalsamento do corpo de Cristo. 

É comum que algumas receitas utilizem cascas de laranja que representam a amargura do período que Jesus ficou na cruz. Geralmente, o pão é consumido na sexta-feira santa e marca o fim da quaresma.

Além disso, outro costume marcante adotado pelos malteses, é o famoso chá da tarde e o consumo do chá em outras refeições no geral.

 

George Cross

Durante a Segunda Guerra Mundial, Malta foi como uma fortaleza para os britânicos, pois era onde eles podiam supervisionar o que acontecia no Mediterrâneo e planejar os próximos ataques.

Portanto, a cruz George Cross foi uma homenagem do Rei George VI da Grã-Bretanha diante da bravura e coragem do povo maltês durante o período. O símbolo foi adicionado à bandeira para representar a coragem dos soldados e inspirar as próximas gerações.

 

O legado britânico

Malta fez parte do império britânico por mais de 150 anos, então não se surpreenda se os costumes, leis e negócios sejam parecidos com os modelos utilizados no Reino Unido. O império britânico deixou muitas influências em Malta que podem ser apreciadas e testemunhadas até hoje.

Mesmo os britânicos tendo saído da ilha oficialmente em 1979, o país ainda possui uma boa relação com o Reino Unido.

E então, gostou de aprender sobre as coisas que os malteses herdaram dos britânicos?

Conta para a gente se você já sabia dessas curiosidades!

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');