Você tem o sonho de conhecer a neve, esquiar, brincar no gelo e viver todas aquelas cenas que vemos nos filmes? Sim? Então saiba que a Europa é um ótimo destino para viver essa aventura. O inverno no velho continente acontece entre 21 de dezembro e 20 de março, porém o mês mais frio é […]
Você tem o sonho de conhecer a neve, esquiar, brincar no gelo e viver todas aquelas cenas que vemos nos filmes? Sim? Então saiba que a Europa é um ótimo destino para viver essa aventura.
O inverno no velho continente acontece entre 21 de dezembro e 20 de março, porém o mês mais frio é fevereiro.
Mas, engana-se quem acredita que todos os lugares da europa neva e tem frio extremo durante o inverno. Isso porque, a temperatura varia de acordo com a localização de cada país.
Os países do norte são mais frios e com maiores chances de ver neve. Já os países do Sul, possuem temperaturas um pouco mais amenas e o frio é mais tranquilo, como em Portugal, Espanha, Itália e Malta, por exemplo.
Então, vamos conhecer 5 países para ver neve no inverno Europeu?
O inverno na Europa começa oficialmente em dezembro e vai até março, sendo que fevereiro é o mês mais frio do continente. Porém, as temperaturas variam bastante entre o sul e o norte da europa.
A vantagem de viajar nessa época é que as cidades estão mais vazias, então não será preciso enfrentar longas filas. Todavia, algumas atrações ficam fechadas e os dias são mais curtos.
Como vimos, as temperaturas podem variar de acordo com a localização do país. Os países do norte são os mais frios e é necessário utilizar roupas adequadas para enfrentar a estação. Veja quais são:
A Finlândia é conhecida como a “Terra do Papai Noel” e é considerada um dos países mais gelados da Europa. Durante o inverno, principalmente em janeiro, as temperaturas podem chegar a -30ºC.
A partir de setembro os termômetros já começam a cair e já é possível aproveitar as atrações dessa estação.
As atividades mais comuns para se fazer no inverno da Finlândia são:
Além disso, ainda é possível visitar a casa do Papai Noel, não é demais?
Já as principais cidades para conhecer a neve são:
Capital do país e a principal porta de entrada para os brasileiros. Durante o inverno, a cidade é uma imensidão branca com neve por todos os lados.
Tampere é a terceira maior cidade do país e tem a aparência de um cenário de filme antigo. No inverno, a cidade fica ainda mais bonita e você pode aproveitar para conhecer as famosas saunas.
Essa é uma das cidades mais ao norte do país, por isso, é possível ver neve praticamente todos os dias do ano. Muitos moradores possuem chalés na região e durante o inverno ela fica ainda mais movimentada.
A Estônia é um destino com aspecto medieval que fica ainda mais encantador durante o inverno.
O clima na Estônia é temperado continental. Todavia, devido a proximidade ao mar Báltico, as regiões podem sofrer diferenças de temperatura. Ou seja, nas áreas costeiras e nas ilhas o clima é mais ameno do que no interior.
Nas regiões do interior, o inverno é ainda mais rigoroso e as temperaturas podem chegar a -40ºC. A neve pode ser vista entre os meses de dezembro e março.
As principais atrações que país oferece durante o inverno são:
Vamos ver a seguir, as principais cidades para ver neve na Estônia:
A cidade é a capital da Estônia e é, sem sombra de dúvidas, uma ótima opção para curtir o inverno estoniano.
Na estação mais fria, você pode aproveitar para tomar uma bebida quente nos inúmeros cafés espalhados pela cidade e ter uma aventura pelos monumentos históricos que a cidade abriga.
A cidade de Bogs é conhecida pelos seus belos pântanos que, durante o período do inverno, ficam congelados. Por isso, a visita vale muito a pena.
Os pântanos são de fácil acesso e o mais comum é o Pântano Viru que fica a cerca de 65 quilômetros da capital.
A Estônia não possui muitas montanhas, porém, a cidade de Otepää é um destino muito conhecido para poder aproveitar o inverno.
Se você deseja um destino com cenário de inverno de tirar o fôlego, a Noruega é sem dúvidas uma ótima escolha.
O frio mais intenso é visto na região mais norte do país. Entre novembro e janeiro, acontece o fenômeno conhecido como “Luz da meia noite”, ou seja, quase não há luz do dia na cidade.
Dezembro é o mês em que há mais chances de ver a Aurora Boreal e a neve. Além disso, durante o inverno, é possível praticar as seguintes atividades:
As temperaturas variam de acordo com a localização de cada cidade. Nas cidades costeiras, os termômetros podem chegar a 0 graus. Já no interior ele pode variar de -20ºC a -40ºC.
Agora, vamos conhecer as principais cidades para ver neve na Noruega.
Esta é a cidade mais ao norte do país, localizada a 350 km do círculo polar ártico, por isso é comum que a neve comece a cair a partir de novembro. Ela é conhecida por ser uma das cidades com as temperaturas mais baixas do país.
Existem muitas atividades para serem feitas no inverno em Tromso, como: cross-country ski, safari de snowmobile e até pescaria.
Oslo é a capital da Noruega e a cidade mais importante do país. Durante o inverno, a neve está presente por toda a estação e as temperaturas podem chegar a -7ºC.
Os turistas podem aproveitar várias atividades como por exemplo, esportes de neve e esquiar. Também é possível curtir a natureza da cidade e uma caminhada ao ar livre.
Bergen é uma das cidades mais chuvosas da Europa, são cerca de 240 dias de chuva por ano.
Durante o inverno, a cidade fica mais vazia, porém todas as atrações funcionam normalmente. Então é possível aproveitar tudo com mais tranquilidade.
Dentre as atrações que você pode fazer nesse período estão: fazer um cruzeiro pelos fiordes, andar no funicular Fløibanen e apreciar a bela vista.
O inverno na Suécia é bem rigoroso e em algumas regiões a temperatura pode chegar a -21ºC. Os dias também são bem curtos durante esse período, em alguns dias há apenas 6 horas de luz solar.
A região norte é a mais fria do país, com temperaturas que podem chegar a -21ºC, nessa região é possível ver neve praticamente todos os dias do ano.
Para aproveitar o inverno suéco, você pode fazer atividades como:
Além disso, não deixe de aproveitar para esquiar, já que na Suécia existem mais de 200 regiões de esqui.
Vamos descobrir quais as cidades mais comuns para ver a neve na Suécia:
Essa pequena vila está localizada além do Círculo Polar Ártico. Nessa cidade, o sol não nasce entre dezembro e janeiro.
A principal atividade para fazer na cidade é ver a Aurora Boreal e passear de trenó.
Esteja preparado para o inverno em Estocolmo. Os meses mais frios são entre dezembro e fevereiro e as temperaturas podem chegar a -3ºC.
Em Gotemburgo o inverno é bem longo, com bastante neve e ventos fortes. No mês de Dezembro, os mercados de Natal trazem vida para a cidade e são uma grande atração para os turistas.
No inverno, a República Tcheca fica coberta pela neve, os dias são nublados e frios. No geral, a temperatura fica em torno de 2ºC, mas é importante verificar a sensação térmica.
Além disso, os dias também acabam ficando mais curtos. O dia amanhece por volta das 8 horas da manhã e o sol se põe por volta das 16h.
A neve já pode ser vista a partir de Novembro, porém as temperaturas mais baixas poderão ser sentidas entre janeiro e fevereiro, quando os termômetros podem chegar a -10ºC.
Durante sua estadia pela República Tcheca é possível realizar atividades como:
Para ver neve na República Tcheca, você pode visitar as seguintes cidades:
Praga é uma das cidades mais belas do país e dentre as atrações mais comuns estão: a visita ao Castelo de Praga, a Ponte de Carlos e o Museu Nacional de Praga.
Esta cidade está localizada na região montanhosa do sul do país. Os meses mais frios são sentidos entre dezembro e fevereiro, quando as temperaturas variam de -5ºC a -3ºC.
Essa cidade é conhecida pelos brasileiros como a cidade da cerveja Pilsen. Por isso, quando estiver na cidade aproveite para visitar os túneis subterrâneos onde a cerveja é armazenada há séculos.
Mesmo com as temperaturas baixas, não deixe de experimentar a cerveja.
_____
Viu só, existem muitas opções de países para ver neve na europa. Mas não se preocupe, todas as cidades estão preparadas para que todos possam aproveitar a estação da melhor forma.
As casas e os edifícios contam com aquecimento que funciona muito bem durante esse período. E a principal vantagem, é encontrar os lugares mais vazios para turistar.
Gostou de conhecer os países para ver neve no inverno europeu? Então conta pra gente qual destino você escolheu!
Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.