fbpx

5 lugares para esquiar no inverno europeu

As estações mais recomendadas para visitar na temporada de inverno da Europa são verdadeiras lendas: não só pela possibilidade de esquiar, mas também pelos cartões-postais das pequenas vilas e cidades turísticas repletas de arte, culinária e atrações dos mais diversos tipos.  E o mais legal é que, por mais imponentes que sejam as montanhas e […]

As estações mais recomendadas para visitar na temporada de inverno da Europa são verdadeiras lendas: não só pela possibilidade de esquiar, mas também pelos cartões-postais das pequenas vilas e cidades turísticas repletas de arte, culinária e atrações dos mais diversos tipos. 

E o mais legal é que, por mais imponentes que sejam as montanhas e colinas do território europeu, elas não se limitam aos esquiadores experientes: a maioria das bases de esqui possuem terreno fácil e intermediário, com rampas e elevadores exclusivos para iniciantes. 

No que tange às medidas protetivas atuais, há mudanças ocorrendo a todo momento e o ideal é que se consulte as diretrizes de entrada em cada país. Mas, de forma geral, as medidas são as mesmas: uso de máscaras nas áreas internas e elevadores fechados, quantidade limitada de pessoas nas áreas comuns e competições/festivais (em sua maioria) sendo cancelados ou reduzidos. 

Continue lendo para conferir a nossa seleção de 5 lugares TOP para esquiar, que inclui desde os antigos e favoritos – assim chamados – resorts, até opções mais acessíveis e fora do radar turístico.

 

Zermatt, Suíça

No topo da lista de desejo da maioria dos esquiadores, temos Zermatt: a região mais alta dos Alpes, com a maior queda vertical e terreno de esqui da Suíça em altitudes de até 1.600 metros.

Os trechos são conhecidos por suas longas pistas, algumas das quais terminam na própria vila! E para completar a experiência radical, foi inaugurado em 2019 um teleférico que é (apenas) o mais alto do mundo e transporta cerca de 2.000 esquiadores por hora. A Suíça gosta de bater recordes, não acham?

À parte de estar entre as melhores estações de esqui da Europa, o lugar rodeado pela paisagem alpina é absurdamente lindo e parece ter saído de um conto de fadas! A gastronomia também não fica para trás, junto com o luxo abundante que atrai celebridades de todos os cantos do mundo.

 

Kitzbühel, Áustria

O ápice do romantismo e beleza está, com certeza, na vila murada de Kitzbühel, nos Alpes austríacos! As belas e coloridas casas distribuídas nas sinuosas ruas de paralelepípedos medievais dão um ar de aconchego em meio ao tapete branco das montanhas, cobertas pela neve. 

O lugar, que foi classificado em primeiro lugar entre as mais belas estâncias de esqui de toda a Europa, também impressiona pela tradição e sofisticação de suas pistas: são mais de 170 quilômetros de pistas esquiáveis, em sua maioria no estilo old school, adorada por esquiadores profissionais! Não é pra menos, já que todo inverno, a encosta Streif de Hahnenkamm é o local de uma das descidas mais difíceis da corrida de esqui da Copa do Mundo!

 

Cortina D’Ampezzo, Itália

Mais um resort de renome mundial, este é localizado no norte da Itália, a apenas 40 quilômetros da fronteira com a Áustria! Cortina, como é popularmente conhecida, impressiona pela qualidade de suas pistas e uma moderna infraestrutura. 

O lugar tornou-se hypado após as Olimpíadas de Inverno de 1956, e por muitos anos era o escape preferido dos jet-setters. Embora hoje tenha uma clientela muito maior, ainda conta com grifes e locais de entretenimento elegantérrimos.

Contudo, como esquiar continua sendo o maior atrativo, o local conta com um mix perfeito entre os declives de nível olímpico (avançados) e os terrenos intermediários, com muuuita neve para praticantes intermediários e iniciantes. 

Neste ano, e considerando as melhores condições sanitárias e de distanciamento social, o lugar sedia o Campeonato Mundial de Esqui, entre 7 e 21 de fevereiro. Se estiver por lá nesse período, não deixe de conferir!

 

Zakopane, Polônia

E na contramão de quem acredita que esquiar ainda é caro e inacessível, este lugar no sul da Polônia, que recebe milhares de turistas interessados na prática, pode ser a sua opção número 1 caso queira viver a sua primeira aventura na neve de uma forma bastante econômica! Isso porque a moeda, zloty, tem quase a mesma cotação do real, o que ajuda muito para passear, se hospedar e se alimentar bem!

A cidadezinha é rodeada por montanhas, sendo 7 delas destinadas para esqui, e algumas específicas para amadores. Os valores geralmente já incluem o aluguel das roupas específicas de esqui, o que compensa muito se comparado a outras estações europeias (que cobram à parte por item). 

O charme de Zakopane fica por conta dos chalés cobertos de neve em meio à paisagem natural de lagos, pinheiros e florestas! Ah, e rolando essa trip, não se esqueça de reservar um espacinho na mala para completar de queijos e vinho, ok?!

 

Val Thorens, França

Uma das estações de esqui mais badaladas da França, Val Thorens tem uma proposta um tanto diferente das tradicionais cidadezinhas francesas dos Alpes, Chamonix e Mégeve. 

Sendo a primeira estação a abrir e a última a fechar durante a temporada de inverno, a garantia de MUITA neve atrai visitantes do mundo inteiro e cativa pelas mágicas experiências proporcionadas por lá, graças à transformação tecnológica pioneira, com o serviço de drone de patrulha nas pistas e o fato de ter uma localização privilegiada, a 2.300 metros acima do nível do mar! 

Por falar em localização, o pequeno balneário tem a vantagem de estar situado no meio das pistas, ou seja, seria algo como o “pé na areia” nas praias do Brasil, só que versão neve: os praticantes já saem da hospedagem com os skis nos pés. Incrível! 

intercambio-em-malta

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');