fbpx

5 cidades incríveis para curtir o inverno na Europa

Quem disse que as temporadas de inverno não são boas épocas para visitar a Europa? Além da baixa temporada que surpreende pela queda nos preços de passagens e acomodações, os meses mais frios são excelentes oportunidades de se ter uma visita mais reservada a vários destinos especiais, por não estarem superlotados de turistas.  Por isso, […]

Quem disse que as temporadas de inverno não são boas épocas para visitar a Europa? Além da baixa temporada que surpreende pela queda nos preços de passagens e acomodações, os meses mais frios são excelentes oportunidades de se ter uma visita mais reservada a vários destinos especiais, por não estarem superlotados de turistas. 

Por isso, listamos 5 cidades descoladas e bem diferentes dos destinos tradicionais para visitar durante o inverno, que temos certeza que vão despertar o interesse dos mais destemidos. Conheça! 

 

Copenhagen, Dinamarca

Frequentemente comparada à Amsterdam, Copenhagen é uma cidade bastante jovem e agitada, mas também extremamente organizada e segura, o que não é sempre que vemos por aí, certo?

Apesar de pequena, a capital da Dinamarca irradia charme, especialmente entre o Nyhavn, um canal que é composto de prédios com fachadas coloridas, bares e lojas. O passeio pelos canais são a melhor forma de visualizar os principais pontos turísticos da cidade, além de serem um dos cartões postais mais famosos!

À parte da extensão do canal, uma atração que não pode ficar de fora e que sempre representa uma surpresa aos turistas é o Tivoli Park, considerado o parque de diversões mais antigo do mundo e que dizem ter inspirado Walt Disney na construção do seu império.

O lugar agrada de crianças a adultos, e graças à sua decoração que muda a cada estação do ano, a sensação é de viver uma experiência personalizada e única.

cidades-inverno-europa

E por falar em sensações únicas, você sabia que o conto da Pequena Sereia foi escrito por um escritor dinamarquês? Se você é fã da história, não deixe de conhecer uma das estátuas mais famosas de Copenhagen, que é uma escultura de bronze da sereia sentada em uma pedra à beira d’àgua.

A cidade também sedia um dos maiores jardins de inverno do mundo, localizado dentro do museu Ny Carlsberg Glyptotek, que tem exposições imperdíveis da história grega, egípcia e romana. 

E se durante o intenso dia de passeio bater aquela fome, que tal uma parada no elegante Torvehallerne, um mercadão fechado (excelente para fugir do frio!) no qual você encontra várias opções de comidas – típicas ou não – para as suas refeições! 

 

Oslo, Noruega

A capital cujo país é considerado um dos melhores do planeta para se viver, é também a capital do verde: apenas 60% de seu território é permitido para construção, enquanto o restante, 40%, é intensamente preservado.

O resultado? Parques e mais parques, que dividem a cena com cenários típicos de conto de fadas em plena baía do fiorde de Oslo. 

Mas não é só o visual que encanta, não. A Noruega é o país que mais aceita a diversidade, fato que pode ser visto em monumentos LGBT normalmente espalhados em áreas públicas e confirmado com a segurança ao se andar livremente pelas ruas. E por falar em andar pelas ruas, uma ótima forma de desbravar cada canto da capital é por meio das bicicletas, já que o terreno é em grande parte, plano. 

Não se esqueça de que em países nórdicos, durante o inverno os dias amanhecem mais tarde e anoitecem mais cedo, o que significa poucas horas de luz! Assim, destine o dia para visitar as atrações a céu aberto e caminhar pela cidade, e, à noite, faça os passeios nos lugares fechados como indicaremos abaixo. 

Para quem busca lazer, uma das opções é traçar um roteiro rumo aos vários museus de arte, como aqueles que homenageiam Edvard Munch, pintor da famosa obra ‘O Grito’ que era norueguês.

Oslo também encanta pela combinação da arquitetura moderna com a natureza, como pode ser observado no Opera House, uma construção moderna e emblemática que sedia apresentações de teatro e balé e que também permite visitas panorâmicas no seu terraço, tornando-se um verdadeiro point.

Uma outra construção de extrema importância é o Palácio Real de Oslo, que atualmente configura o local de trabalho da monarquia e onde o rei e rainha da Noruega residem. Ah, uma curiosidade sobre Oslo é de que a capital sedia anualmente o Prêmio Nobel da Paz, evento que movimenta figuras e celebridades do mundo todo. Legal, né?

E por estar em um país nórdico, não poderiam faltar as referências aos vikings, é claro. Existe um local bem reconhecido na cidade, o Museu do Navio Viking, iniciado pelo professor sueco Gabriel Gustafson que propôs a construção de um prédio que abrigasse as descobertas da Era Viking do final do século XIX. Aos apaixonados por história (ou não), uma série de coleções arqueológicas podem ser conferidas, como o navio Oseberg, que foi resgatado totalmente inteiro das escavações.

 

Zurich, Suíca

Engana-se quem pensa que turistar durante um inverno em Zurich é sinônimo de congelar e passar os dias dentro da acomodação! Por mais frio que possam marcar os termômetros da cidade, o que não faltam são opções quentinhas pra se apaixonar por esse lugar.

A começar que Zurich é o centro financeiro da Suíça, o que significa muito luxo para a high society. A parte boa é que, ironicamente, alguns desses luxos são bem acessíveis! Como? É o caso da Thermalbad & Spa, uma experiência sensacional que acontece dentro de uma piscina super aquecida (mesmo ao ar livre!) no topo de uma antiga fábrica de cervejas reformada.

O ambiente é extremamente fantástico, e proporciona, além da bela vista panorâmica, serviços de massagem, peelings e outros tratamentos terapêuticos.

cidades-inverno-europa

Outro passeio hypado é o tour pelo Lago Zurich, que funciona do fim de outubro ao fim de março, com barcos que partem da praça Bürkliplatz e que navegam por diversas paisagens da cidade com trajetos de aproximadamente 1 hora e meia.

A bordo, é possível adquirir comida e bebida e viver uma experiência tipicamente suíça, por exemplo regado a muito chocolate quente e fondue de queijo, duas tradições do país as quais você precisa experimentar ao menos uma vez, ok? 

Para quem aprecia boas doses de aventura, há também as opções super típicas de inverno, como a pista de patinação no gelo ao ar livre do Hotel Dolder ou ainda a Uetliberg, a montanha que emoldura o cenário de Zurique na qual é possível andar de trenó durante a temporada de neve. 

E caso tenha a sorte de estar pela cidade durante o Ano Novo, saiba que o evento por lá é comparado ao espetáculo do Rio de Janeiro em termos de proporções, shows e dos fogos de artifício que criam desenhos espetaculares no céu, às margens do lago. 

 

Viena, Áustria

Viena é a capital da Áustria, banhada pelo rio Danúbio e terra de figuras como Mozart, Beethoven e Freud, que conferiram à cidade a fama artística e intelectual presente nos museus, na arquitetura riquíssima em detalhes e em todas as suas atrações, de forma geral. 

O compacto centro de Viena é um convite para perder-se entre suas alamedas e desbravar cada canto dessa interessante cidade, cuja atmosfera inspira até os turistas mais despretensiosos.

Como não poderia ser diferente, um dos passeios prediletos de quem visita a capital é a Staatsoper Vienna State Opera (Ópera Nacional), que sedia apresentações de ópera e ballet em um espaço marcado pela Segunda Guerra Mundial. Ótima oportunidade para se arrumar e ter uma experiência única! 

Outro passeio a ser feito é no Palácio de Schönbrunn (ou o Palácio da Sissi) uma das principais atrações turísticas de toda a Áustria, cuja vida da rainha que ali morou deu origem ao filme Sissi, dos anos 50.

cidades-inverno-europa

A história de Sissi ganhou proporções tão grandes que coleciona fãs por todo o mundo, curiosos com a imensidão do palácio em que morava e com a abundância de monumentos e jardins que são comparados aos do Palácio de Versalhes.

E se toda essa riqueza lhe trouxer fome, permita-se um agrado e experimente uma Torta Sacher, provavelmente a mais famosa da cidade, feita com muitas camadas de chocolate e consistência cremosa. 

Viena é uma daquelas cidades cujo Natal é ansiosamente aguardado, graças à decoração que abraça cada pedacinho das ruas e nas quais são organizados pequenos mercados natalinos, com música ao vivo, comidas e bebidas típicas (e bastante alcoólicas, diga-se de passagem!). Alguns dos melhores são o da prefeitura (Rathaus), o do Belvedere e o da Maria-Theresien-Platz, todos gratuitos! 

 

Praga, República Tcheca

A colorida capital na qual habitam mais de 1 milhão de pessoas é também palco de histórias e lendas sobre a origem da mesma, que data o ano de 965, quando um comerciante espanhol a descreveu como uma agitada cidade “onde diferentes povos como muçulmanos, judeus e turcos trocavam as suas mercadorias”.

São onze séculos de história refletidos na arquitetura, na cultura e claro, no seu povo, que preserva as raízes de tanta coisa vivida. É o que acontece por exemplo no Bairro Judeu (Josefov), que concentra alguns dos prédios mais lindos da cidade e de pontos turísticos como as Sinagogas, o Velho Cemitério Judeu e a Rua Parizska, a mais cara de Praga, com lojas de grife retratando o auge do bom gosto. 

Outra atração interessante é a parede de John Lennon, que contém diversas pinturas em homenagem ao cantor, assassinado em 1980. As homenagens nesse muro se deram de forma espontânea, sendo que tudo começou quando um artista não identificado, ao retratar o ex-beatle, teve sua obra coberta de cinza pelo governo da época.

cidades-inverno-europa

O autor não desistiu, continuou retratando o cantor e, aos poucos, o ato tornou-se um símbolo de liberdade durante o regime comunista. Hoje, a parede recebe milhares de turistas que seguem contribuindo com o manifesto artístico! 

E provavelmente as atrações mais populares de Praga são o Relógio Astronômico, dono de um ritual que atrai muitos turistas nas horas cheias; a Torre do Relógio, que proporciona a vista mais linda da cidade;  a Ponte Carlos, construída sob mandamentos da numerologia, e claro, o Castelo de Praga, que está longe de ser um simples castelo e é na verdade um bairro todo, com várias igrejas, museus e  palácios (sim, palácios dentro do castelo!).

Para imaginar a grandiosidade, é só pensar que o Guiness Book o elegeu como o maior castelo do mundo. Praga é mesmo uma caixinha de surpresas! 

____

A disputa entre essas 5 incríveis cidades está bem acirrada, e nós não saberíamos escolher apenas uma pra curtir o inverno europeu! Mas conta pra gente, qual delas mais mexeu com a sua imaginação e porquê? 

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');