Além das belezas naturais que Malta oferece aos turistas e aos moradores, ele também é um país muito rico na culinária devido a várias influências que sofreu durante a sua colonização. Por isso, quando você desembarcar em Malta, vai perceber que existem muitos restaurantes e comidas deliciosas para experimentar. Além disso, existem muitas feiras com barraquinhas […]
Além das belezas naturais que Malta oferece aos turistas e aos moradores, ele também é um país muito rico na culinária devido a várias influências que sofreu durante a sua colonização. Por isso, quando você desembarcar em Malta, vai perceber que existem muitos restaurantes e comidas deliciosas para experimentar.
Além disso, existem muitas feiras com barraquinhas e algumas lojinhas de rua que possuem comidas deliciosas. Então, se você ver algumas pessoas aglomeradas, certamente pode ser alguma comida boa para saborear!
Por isso, preparamos este post para falar sobre as 5 comidas de que rua você precisa experimentar em Malta.
O Pastizzi é uma comida de rua maltesa e esse salgado cai bem em qualquer refeição. É uma opção muito popular e barata! Você pode encontrá-los por todos os cantos de Malta e as pequenas lanchonetes que vendem essa comida típica são conhecidas como “pastizzeriji”.
Para entender melhor, o Pastizzi é um pequeno salgado folhado e os principais recheios da massa são:
Mas existem outros sabores como carne, frango e queijo, além de algumas opções doces.
Essa massa folhada é dobrada conforme o tipo de recheio para poder diferenciá-los. O pastizzi de ricota é dobrado ao meio, enquanto o de ervilha é dobrado de lado.
O valor é bastante convidativo também: gira em torno de €0,40 e pode ser uma ótima pedida para um lanche barato e saboroso a qualquer momento do dia (principalmente durante a madrugada, após curtir a agitação noturna em Paceville!). E aí, ficou com vontade?
Ftira é o pão típico de ilha em formato de anel que geralmente é consumido com recheios de atum, azeitona, alcaparra e outros ingredientes. O pão é feito com farinha, água e sal.
Ele lembra um pouco uma ciabatta, tanto na textura, quanto no sabor. Porém, ao mesmo tempo, é diferente. Por isso, só experimentando para saber o real sabor.
Em Gozo, segunda maior ilha do arquipélago, você vai encontrar a Ftira em uma versão diferente da que é encontrada na ilha de Malta. Vamos explicar mais sobre ela a seguir.
O Gozitan ftira é o prato mais popular da ilha irmã de Malta, Gozo. Nesta ilha, o prato é mais semelhante a uma pizza. Normalmente ele é encontrado nas padarias, pois é preparado no forno a lenha.
Essa espécie de “pizza” é coberta com produtos frescos e que estão disponíveis de acordo com a época. As coberturas mais comuns são: batatas, anchovas, alcaparras e tomates. Apesar de parecer pizza, ele é chamado de Gozitan Ftira, pois a massa é feita com a base do pão ftira.
Quando você estiver em Malta, aproveite para experimentar as duas versões do pão e veja qual delas você mais gosta!
Se você gosta de doces, ao chegar em Malta, você vai encontrar um paraíso. Ao redor da ilha, existem muitas feiras e barracas que vendem doces.
O cannoli é uma versão “aprimorada” dos doces da vizinha Sicília, na Itália. Em Malta, o doce pode vir em vários recheios, como: ricota doce, pistache, chocolate amargo ou meio amargo, nozes, ainda acompanha um mix de frutas (geralmente cereja glaciada) – tudo isso enrolado em uma massa frita e crocante.
E além do mais, o cannoli é uma ótima opção para acompanhamento no café da tarde ou após o almoço. Humm, delicia! Nesse site você encontra uma receita de recheio para usar nas massa pronta de cannoli que você encontra nos supermercados da ilha.
O Qassatt pode ser considerado um “primo” do Pastizzi. Você o encontra na ilha durante todo o ano, porém, ele é mais popular durante a Páscoa, pois é um período de Jejum em que os Católicos não comem carne e é o período de temporada dos principais itens que compõem o recheio.
A principal diferença do Qassatt para o Pastizzi é devido seu formato ser arredondado e massa em estilo de pão e não folhada como do Pastizzi. Além disso, os sabores mais comuns da massa são: anchova ou aliche. Também é possível adicionar passas, cebola salteada ou favas frescas no recheio.
Nesse site tem a receita completa, caso você queira fazer na sua casa. Mas, se você estiver na ilha e quiser comer um Qassatt, você pode encontrá-los nas mesmas lanchonetes regionais que vendeM Pastizzi.
O Qaghaq, em inglês “Honey Rings”, é conhecido como o biscoito de Natal típico da Ilha de Malta. Mas, não se preocupe se não estiver em Malta durante as festividades, pois é possível encontrá-lo o ano todo.
Ele é basicamente um biscoito assado recheado com melaço de cana. A massa é feita com os seguintes ingredientes:
O recheio é composto de xarope natural, raspas de limão e laranja, cravos e outras especiarias.
Quando esse doce surgiu, ele era feito a base de mel, aliás, de um subproduto do mel, conhecido como l-qastanija que é um xarope bem doce. Pois, nessa época, o país não tinha os recursos necessários para realizar a extração do mel. Porém, hoje em dia, os malteses já utilizam o mel na receita.
Se você ficou com água na boca, você pode fazer o qaghaq aí na sua casa, só acompanhar a receita através desse link (a receita está em inglês).
Em Malta, você pode encontrar esse doce em lojas de rua, bares, restaurantes ou em feiras espalhadas por toda a ilha – principalmente na feira de rua que acontece em Marsaxlokk aos domingos.
_____
Humm, quanta coisa gostosa que dá até água na boca, não é mesmo?
A culinária de Malta pode ser um pouco diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil. Mas, quando estiver na Ilha, não deixe de experimentar essas delícias e enriquecer a sua experiência cultural na ilha.
Gostou de conhecer sobre as comidas de rua de Malta? Então, conta pra gente qual delas você não vai deixar de provar quando chegar na ilha.
Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.