fbpx

Trabalho voluntário em Malta: onde e como fazer

Poder contribuir ativamente para uma sociedade melhor independente do retorno financeiro é um propósito que leva milhares de pessoas a buscarem um trabalho voluntário ao longo de suas vidas!  Mas e se nós disséssemos que é possível unir esse objetivo com o sonho de ir pra Malta, fazer amizades, dar um up no currículo e […]

Poder contribuir ativamente para uma sociedade melhor independente do retorno financeiro é um propósito que leva milhares de pessoas a buscarem um trabalho voluntário ao longo de suas vidas! 

Mas e se nós disséssemos que é possível unir esse objetivo com o sonho de ir pra Malta, fazer amizades, dar um up no currículo e mergulhar na cultura local atuando diretamente com causas super relevantes? Tudo isso de uma forma segura e claro, em conformidade com as regulamentações de visto. 

Há diversas maneiras de ingressar num trabalho voluntário pela ilha e nesse artigo você vai conhecer as principais: 

trabalho-voluntario-em-malta

Red Cross

A maior rede humanitária do mundo abriga hoje mais de 100 milhões de voluntários espalhados nos quatro cantos do planeta. A Red Cross ou Cruz Vermelha de Malta é responsável por prevenir e aliviar o sofrimento humano, em especial das pessoas mais vulneráveis independente de raça, gênero, classe, crenças religiosas ou opiniões políticas.

Como voluntários, pessoas sem restrição de idade podem trabalhar prestando primeiros socorros, atuando em emergências, no auxílio e restauração de laços familiares, no apoio psicológico, na administração, entre outras áreas. Vale lembrar que a Cruz Vermelha promove cursos e treinamentos para essas atividades, de forma que o voluntário foque apenas em aprender e manter-se motivado a impactar positivamente a sociedade!

Além das tarefas propriamente ditas, os indivíduos também expandem seus conhecimentos e experiência de vida, seja desenvolvendo novas habilidades, construindo amizades, melhorando as habilidades de comunicação ou aprendendo outro idioma. 

Para conhecer mais detalhes de como tornar-se um voluntário da Red Cross, basta acessar esse link: www.redcross.org.mt/volunteering

Demais instituições sem fins lucrativos na ilha que trabalham com essa mesma abordagem são a Befriending Programme (Mental Health Services), Caritas Malta e Malta Hospice.

 

Friends Of Earth

A Friends of Earth (FOE) é uma organização com fundo ambiental que age, principalmente, na proteção da diversidade ecológica e cultural, na garantia do uso dos recursos naturais e na promoção da educação ambiental. 

É a opção ideal para quem já estuda ou se interessa pela ciência e conservação natural de forma geral, pois vai proporcionar uma imersão completa nesse sentido!

Para se tornar um voluntário, os interessados devem preencher um formulário no site com informações básicas de contato, idade e localização. A princípio, não existem limitações que excluam os candidatos, sendo necessário apenas identificar a área que você deseja se comprometer:

– Horta comunitária: aprender sobre plantio e colocar a mão na massa em todas as etapas da jardinagem;

– Suporte de comunicação: gerenciar campanhas online, lidar com marketing, eventos e arrecadação de fundos;

– Mudanças climáticas e democracia: atuar nas questões ambientais, educativas e ativistas;

– Alimentação, agricultura e biodiversidade: promover e apoiar a agricultura sustentável e conservação da biodiversidade;

– Jovens amigos da Terra (apenas para jovens entre 17 e 28 anos): realizar estratégias, atividades, debates, eventos e ter a chance de participar de treinamentos que acontecem em toda a Europa.

Para acessar o formulário basta clicar nesse link: www.foemalta.org/get-involved/vacancies/voluntary-work/ onde também há uma opção para se candidatar em vagas de estágio!

Outras organizações com foco similar são a BirdLife Malta, Nature Trust e Gaia.

 

YMCA

Com foco na assistência social a pessoas desfavorecidas, a YMCA promove uma série de atividades voltadas ao bem-estar espiritual, intelectual, social e físico de jovens e idosos. A organização atuante no mundo todo, é mantida em Malta pelo MCVS, Conselho de Malta do Setor Voluntário, que também opera em outras frentes de voluntariado.

Dois grandes pilares do YMCA são o programa de estágio e de voluntariado, que oferecem todo espaço e suporte para que os jovens criem e executem projetos de seu interesse. As áreas de trabalho mais comuns são: pesquisa, extensão, sustentabilidade, psicoterapia, aconselhamento e educação não formal. 

Por exemplo, se você consegue se imaginar dando palestras em escolas e instituições, organizando eventos e seminários, o campo de comunicação é por onde você deve seguir! Já se o que te move é lidar diretamente com suporte social, treinamento e serviços psicoterapêuticos, a área de bem-estar será perfeita para o desenvolvimento dessas habilidades.

Existem ainda possibilidades de voluntariado dentro da sustentabilidade e arrecadação de fundos, na pesquisa de missões, tópicos socialmente relevantes e outras organizações voluntárias ou ainda a promoção da educação não formal como complemento ao ensino regular, ou seja, lecionar! 

Mais informações podem ser obtidas no site do YMCA, pelo telefone +(356)27674278 ou diretamente no link: www.ymcamalta.org/internship-and-volunteering.php.

 

Voluntiera

Também gerenciado pelo Conselho de Malta do Setor Voluntário, a Voluntiera teve início em 2019 e em pouco tempo tornou-se uma rede de voluntariado completa, por mobilizar cidadãos que se interessam pelas áreas de cultura, meio ambiente, questões sociais, bem-estar animal e esportes. 

Ser um voluntário da Voluntiera vai te colocar diante todo o setor de voluntariado de Malta, sendo uma espécie de apoio em diversas ações, mas principalmente em eventos sociais. Para esses, será fornecido treinamento prévio que podem incluir procedimentos básicos de saúde e segurança!

Para se tornar um voluntário, é necessário preencher o formulário no site da Voluntiera e é preciso já estar com o passaporte em mãos. Posteriormente, um gerente em nome do Conselho de Malta do Setor Voluntário fará uma reunião de introdução e estando tudo certo, você passará a receber os convites para voluntariar nos eventos do mês. Os e-mails vão conter todas as informações assim como o descritivo das funções esperadas em cada um deles. 

Acesse e confira mais informações: www.volunteers.mt/#signup

______

Além dessas 4 opções, vale a pena navegar no site do MCVS e verificar os outros programas de voluntariado disponíveis, como o Youth Voluntary Work Scheme, que abrirá uma próxima lista de chamada em 1º de junho deste ano e é um programa remunerado. Nessa mesma linha, há também o European Voluntary Service, uma iniciativa da União Europeia. 

E obviamente, plataformas como a Worldpackers e Workaway também são alternativas para buscar uma vivência de voluntariado, com a vantagem de você poder conversar diretamente com o seu anfitrião e alinhar as expectativas previamente. Basta uma busca rápida para conferir que há muitas famílias, fazendas e hostels procurando voluntários em troca de acomodação e refeição. 

Você já sabia que dava pra ter esse tipo de experiência em Malta? Comente em qual dessas ONG’s você toparia ser um voluntário!

intercambio-em-malta

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');