fbpx

Os castelos mais incríveis para conhecer na Europa

De geração em geração, crescemos ouvindo histórias de reis e rainhas que habitavam castelos grandiosos e luxuosos nos quatro cantos do mundo. E quem é que vai negar que certos contos despertaram em nós um lindo fascínio por esses enredos, só de imaginar como seriam essas construções ao vivo e em cores? Para provar que […]

De geração em geração, crescemos ouvindo histórias de reis e rainhas que habitavam castelos grandiosos e luxuosos nos quatro cantos do mundo. E quem é que vai negar que certos contos despertaram em nós um lindo fascínio por esses enredos, só de imaginar como seriam essas construções ao vivo e em cores?

Para provar que nem tudo precisa ficar no campo da imaginação – e que ainda existe magia aí dentro de você – fizemos uma seleção dos castelos mais incríveis (que não estão em um reino tão tão distante), para incluir no seu roteiro de viagem na próxima Eurotrip.

Confira!

 

Alcázar de Segóvia, Espanha

Diretamente dos contos de fadas para a… Espanha! O Alcázar de Segóvia serviu de inspiração para Walt Disney na criação do castelo da Branca de Neve, graças às suas belíssimas torres e design um tanto quanto curioso: sua silhueta imita a proa de um navio!

O palácio fortificado, como a maioria das construções espanholas, foi idealizado priorizando a defesa, e acabou se tornando uma das moradas favoritas dos reis da era medieval. Com a queda da monarquia, o castelo também foi uma prisão e posteriormente uma academia militar. Hoje é um museu aberto ao público que também conta com uma visita à torre principal, a Torre de Juan II – cuja entrada é à parte – e que oferece uma experiência incrível e uma vista ainda mais linda!

 

Palácio Pena, Portugal

Eis uma construção bem diferente do que costumamos imaginar quando pensamos em um castelo! Resultado do talento inventivo de Dom Fernando II, o peculiar palácio cheio de cores chamativas é a personificação do romantismo que vigorava em Portugal no século XIX.

Construído no alto do parque de Sintra, o Palácio Pena tem uma localização privilegiada e é cercado de vegetação dos mais diversos lugares do mundo, além de possuir um jardim e lagos internos. É também a residência oficial do Presidente de Portugal e de outros funcionários do Governo, funcionando quase como uma Casa Blanca.

A visitação ao palácio é permitida, embora o acesso para chegar perto do castelo seja permitido somente com tuk tuks, ônibus de excursão ou então a pé. No entanto, as vistas panorâmicas nas instalações do castelo são de tirar o fôlego, o que acaba compensando!

 

Castelo de Bojnice, Eslováquia

Uma atração obrigatória de visitar ao viajar para a Eslováquia com certeza é o Castelo de Bojnice, o mais belo, conservado e diríamos até que o mais importante de todo o país. Por ele, já passaram diversos reis, sendo um deles o Matias I, conhecido por só anunciar os decretos reais sob a sombra de sua árvore favorita. Posteriormente, o Conde János Ferenc Pállfy contribuiu muito para a importância histórica do lugar, já que colecionava pinturas e outros tesouros que permanecem em exibição dentro do castelo até hoje.

O espaço investe muito na experiência dos turistas: além das visitações diurnas, você pode conhecer o castelo através de uma excursão noturna à luz de velas, ou ainda participar do Festival Internacional de Fantasmas e Sustos, que acontece todos os anos no fim de abril.

 

Castelo de Neuschwanstein, Alemanha

O castelo dos sonhos do Rei Ludwig II é provavelmente o castelo dos sonhos de qualquer um. Idealizado por ele e construído na região da Baviera, bastante conhecida hoje pela sua culinária e pela realização da Octoberfest, o palácio mais visitado da Alemanha recebe mais de 1,5 milhão de turistas todos os anos – o que, aos olhos do monarca isso seria um pesadelo, já que ele odiava receber visitas e apreciava o fato de morar sozinho. Tamanho seu desejo de isolamento, esse não foi o único castelo construído sob suas ordens: o Rei Louco, como também era chamado, tinha ainda mais 3 locais de refúgio, todos na Baviera.

Neuschwanstein é o maior de todos e contava com instalações bastante tecnológicas para a época, como linhas telefônicas e campainhas à bateria para comunicação com os empregados e um sistema de calefação para aquecimento. O grandioso palácio abriu suas portas poucas semanas após a morte do rei, e segue sendo hoje um dos cartões postais do país.

 

Castelo Chambord, França

É verdade que a França abriga inúmeros castelos incríveis como o popular Palácio de Versalhes, mas, desta vez, o Castelo Chambord é o destaque da nossa seleção. Há pouco mais de 200km de Paris está o Vale do Loire, região cujo Chambord foi construído apenas para servir de hospedagem de veraneio e pavilhão de caça ao Rei Francisco I. Não, ele nunca serviu de moradia oficial, portanto não espere ver muito mobiliário por lá. Um fato interessante é que o castelo abrigou, durante a Segunda Guerra Mundial, a obra mais conhecida de Leonardo da Vinci: Mona Lisa.

A atração do lugar histórico fica por conta de seus belíssimos jardins e pela imensidão do castelo, que impressiona logo à primeira vista, quando ainda se está na estrada chegando ao local. Também no exterior, há uma capela e diversas lojinhas de para comprar alguns souvenirs e experimentar o mais famoso doce do sul da França, feito com açúcar, amêndoas e melão, chamado calisson.

 

Castelo de Bran, Romênia

Curiosamente, Bram Stoker (o escritor da obra Drácula), nunca visitou o castelo cuja história é associada ao personagem principal. Os ares sombrios e a fachada enigmática do castelo, no entanto, remetem a acontecimentos reais: em 1456 quando Vlad Tepes assumiu a governança da Valáquia e passou a morar no castelo, ficou conhecido como um homem sem escrúpulos, que, para manter os otomanos afastados de seu território, utilizava friamente do método de tortura conhecido como empalamento.

Apesar do fardo histórico e da fama em ser a casa do Drácula, o motivo pelo qual milhares de turistas visitam o palácio é devido também à requintada coleção de arte e mobiliário deixados intactos pela Rainha Maria da Romênia, que morou no castelo no século XIII.

Lembrando que a Europa é repleta de palácios, cada qual com sua importância e relevância histórica, e de repente você esbarra com alguns deles sem querer durante a sua viagem! Mas conta pra gente, qual desses castelos, do romântico ao enigmático, você está doido (a) para conhecer?

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');