Apesar de uma estação de trem ser normalmente apenas um local de embarque e desembarque de suas viagens e deslocamento (…)
Apesar de uma estação de trem ser normalmente apenas um local de embarque e desembarque de suas viagens e deslocamento entre regiões, na Europa muitas delas são consideradas pontos importantes quando se trata de história e arte.
Nem sempre percebemos isso e acaba passando batido! Descemos do trem e nosso único foco é chegar em nossas acomodações ou outros monumentos e pontos turísticos.
Mas, você já considerou que o cartão postal ou um dos pontos mais importantes da cidade, pode estar logo a sua frente ao embarcar ou desembarcar?
Para que não passe despercebido e possa apreciar um pouco incríveis estações, listamos algumas das mais belas de toda a Europa.
Lieja, Bélgica
Casa de uma das estações mais modernas no mundo, a cidade de Liege é a terceira maior cidade da Bélgica. A estação foi projetada pelo engenheiro e arquiteto Santiago Calatrava, conhecido pelo design de algumas outras estações na Europa e que abraçou o projeto com a intenção de modernizar o local e deixá-lo mais acessível e conveniente.
O foco principal do projeto foi poder implementar trens de alta velocidade, novos restaurantes, acomodações e linhas novas que supririam as necessidades dos passageiros.
O espanhol certamente criou um projeto incrível e apesar de não seguir uma linha clássica, mais comum entre estações europeias, desenhou com perfeição linhas modernas que deram ao local ainda mais benefícios que o necessário, sendo hoje um importante símbolo da cidade.
Londres, Inglaterra
Sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, a estação St. Pancras foi inaugurada em 1968 após duas décadas entre o início e a conclusão de suas obras. Com sua fachada gótica clássica composta por tijolos vermelhos, a estação é um bom exemplo da grande arquitetura Vitoriana da Inglaterra e possui um charme sem igual.
O local foi um ponto importante de encontro entre soldados aliados durante a guerra, portanto ter permanecido intacta é realmente um feito histórico. A estação também é famosa por abrigar o maior bar de champagne de toda a Europa.
Madrid, Espanha
Localizada em Madrid, capital da Espanha, a estação surpreende qualquer um que por ali passa. Com um design incrível e inúmeras facilidades, a estação ainda conta com um grande jardim em seu interior – Sim! A estação ficou famosa mundialmente por abrigar mais de 500 espécies de plantas em uma área de aproximadamente 4 mil metros quadrados, transformando a maior estação da cidade em um enorme jardim tropical.
O local, além de ser conveniente por ser próximo a diversos hotéis e hostels, ainda conta com um grande número de lojas, cafés e – acredite – uma balada! Tornando-o não só um ponto para acesso a outros locais, como também o destino final.
Antuérpia, Belgica
Conhecida também como “Estação Catedral”, a estação central da Antuérpia não poderia ficar de fora da lista. Construída pelo rei Leopold entre 1895 e 1905, é fácil dizer que economizar dinheiro não estava em seus planos, já que a estação foi construída com mais de 20 tipos de pedras diferentes e mármore.
Foi projetada por um dos maiores arquitetos da história, Louis Delacenserie, e alvo de bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar de ter permanecido em pé, ainda é possível encontrar rastros das bombas mesmo após diversas restaurações.
Logo que chegar na estação saberá o porquê de ser conhecida também como Estação Catedral, já que tanto externamente quanto internamente o local se assemelha com um edifício religioso.
Porto, Portugal
Localizada no Convento de São Bento de Ave Maria, em Porto, a estação apresenta externamente influências da arquitetura parisiense e internamente um maravilhoso mural de azulejos de cerâmica.
Decorado nas cores azul e branco, o mural possui aproximadamente 20 mil azulejos e levou 14 anos para ser finalizado. O mural conta em seus desenhos importantes momentos da história portuguesa.
A estação se encontra na praça Almeida Garret e você provavelmente terá bons momentos de apreciação de arte e história encontrada no local.
Milão, Itália
Uma das maiores e mais importantes estações de toda a Europa, a Estação Central de Milão foi inaugurada em 1931, substituindo a antiga estação que já não suportava o tráfego de passageiros da cidade que aumentou consideravelmente após a inauguração do túnel Simplon, um dos maiores túneis do mundo com aproximadamente 20km de extensão e que liga a cidade italiana Iselle à cidade suíça Brig.
Apesar de inicialmente apresentar um projeto simples, a estação levou anos para ser finalizada e se tornou um local impressionante quando Mussolini assumiu o poder. Seu desejo era que o local representasse a influência do regime fascista.
A estação recebe diariamente em torno de 300 mil passageiros que têm como destino outras cidades italianas ou diversas outras cidades europeias.
—
Em sua próxima viagem de trem, atente-se ao desembarcar; considere um tempo a mais para que possa conhecê-la, observá-la. Locomover-se de trem entre cidades e países da Europa é uma das experiências mais gratificantes que poderá ter no continente e não só as estações como os percursos serão sem dúvidas momentos inesquecíveis.
Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.