É isso mesmo que você leu: existe uma Smart City em Malta que está só esperando a sua visita, e ela promete ser similar às Smart Cities (ou Cidades Inteligentes) que há em Dubai! E o melhor de tudo, num lugar super de fácil acesso até mesmo para quem tem poucos dias na ilha! Incluir […]
É isso mesmo que você leu: existe uma Smart City em Malta que está só esperando a sua visita, e ela promete ser similar às Smart Cities (ou Cidades Inteligentes) que há em Dubai!
E o melhor de tudo, num lugar super de fácil acesso até mesmo para quem tem poucos dias na ilha! Incluir essa atração no seu roteiro com certeza será algo que daqui a alguns anos vai lhe proporcionar uma importância enorme, dadas as previsões de desenvolvimento super promissoras desse projeto.
Continue lendo para conhecer mais sobre a iniciativa!
Se ao pensar na ideia de uma Cidade Inteligente você acredita que tenha algo a ver com a tecnologia, você está certo! Mas não é só isso. A busca por um modelo onde pessoas interagem e fazem uso da mesma energia e serviços, de forma sustentável e claro, inteligente, é o que fez originar esse sistema ao redor do mundo.
Cada país adapta à sua maneira, mas os projetos das Smart Cities sempre incluem um excelente planejamento, uso estratégico dos recursos e tecnologias inovadoras que correspondam (ou superem) às necessidades daquele lugar.
No arquipélago não foi diferente, e por isso em 2007 foi inaugurado o plano que pretende transformar a área em uma cidade de tecnologia da informação e mídia de ponta, nos modelos de Dubai Internet City e Dubai Media City. O máximo, não é?
Apesar de ter sua data de conclusão para este ano, 2021, a lagoa com 122 metros de diâmetro e vários escritórios já funcionam por lá há alguns anos em um espaço que corresponde à fase 1. O projeto prevê um custo total de € 275 milhões, porém com um retorno imensurável para a ilha: tanto economicamente como socialmente, já que a relevância de uma cidade modelo como essa, só agrega ao local.
A combinação entre os negócios e o estilo de vida moderno proporcionado pelo empreendimento certamente mudarão o cenário maltês, atraindo cada vez mais empresas locais e especialmente internacionais. Todo esse buzz também impactará diretamente na procura de imóveis residenciais, na criação de empregos e na atração de talentos dos setores de conhecimento.
Apesar de poucos turistas conhecerem o espaço, boa parte da infraestrutura planejada já está de pé! Portanto, compilamos bons motivos para você visitar a cidade:
O último motivo merece um tópico especial pois trata-se do Festival de Luzes Dançantes que acontece na lagoa central – a Laguna Walk – e é imperdível! Todos os dias a partir das 18h30, imensos chafarizes iluminados dão um show particular com picos de água que chegam a 30 metros de altura e dançam conforme a trilha sonora, sempre bem animada.
A fonte opera de segunda a sexta-feira a partir das 18h30 e aos finais de semana e feriados a partir do meio-dia. A cada 30 minutos o espetáculo muda e é possível passar horas só admirando a paisagem e/ou filmando tudo.
A Smart City fica em Kalkara, que está a sudeste da ilha, para baixo de Valletta no sentido St. Peter’s Pool e bem próxima ao Grand Harbour (ou Porto) da capital.
O local conta com um amplo estacionamento sendo possível alugar um carro para dirigir até lá ou utilizar o transporte público.
Quem aí já está curioso em percorrer a cidade? Não deixe de contar pra gente a sua experiência nesse passeio!
Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.