fbpx

Fazendo as malas: o que levar para um intercâmbio de 1 a 3 meses

Vemos muitos blogs por aí dando dicas do que colocar na mala, mas saber exatamente o que te espera no destino do seu (…)

Vemos muitos blogs por aí dando dicas do que colocar na mala, mas saber exatamente o que te espera no destino do seu intercâmbio pode ser muito mais vantajoso para montar uma mala que realmente irá funcionar naquele lugar.

Para aqueles que vão passar 1 a 3 meses fazendo intercâmbio em Malta, listamos os itens indispensáveis para incluir na bagagem, dicas dependendo da época do ano que você irá viajar e, dentre todos os itens, o que colocar na mala de mão e na despachada.

Já prepare o bloquinho de anotações do lado e comece a fazer seu checklist pessoal!

 

1. Documentos

Este é o primeiro item, justamente por ser o mais importante de todos! Sem nossa documentação, nada acontece. Já imaginou, depois de horas de viagem, chegar na imigração e não ter em mãos a sua apólice de seguro, por exemplo?

Por isso, a primeira coisa que você deve se preocupar é em colocar toda a documentação em ordem – de preferência separada em uma pasta. Assim, fica muito mais fácil de você localizar tudo o que vier a precisar e não tem perigo de perder nada.

Lista de documentos que você NÃO pode esquecer vindo para Malta:

  • Passaporte + cópia;
  • Itinerário da viagem (Ida e volta);
  • Apólice do Seguro Saúde;
  • Carta da escola (no caso de curso de inglês);
  • Formulários e documentos específicos para aplicação de visto (se for seu caso);
  • Carteirinha da ANVISA com a vacina da febre amarela.

 

2. Dinheiro

Tendo em mãos seu passaporte/documentos e dinheiro, você se vira em qualquer lugar! Por isso, ter seu dinheirinho bem guardado é muito importante para qualquer eventual item que você esquecer, emergências e tudo mais.

Muitos tem dúvida de como levar o dinheiro para o intercâmbio, e aqui são as 3 formas mais comuns que você pode adotar – ou combinar para ter mais segurança:

  • Dinheiro em espécie;
  • Cartão pré-pago;
  • Cartão de crédito.

 

O recomendado é escolher pelo menos 2 formas de levar seu dinheiro, nunca levar somente de uma maneira. Problemas podem acontecer e é fundamental que você tenha um plano B para não acabar com a sua experiência!

Sempre considere levar um pouco em dinheiro e o resto em um cartão pré-pago ou cartão de crédito. Caso você já tenha todo o dinheiro planejado para o período da sua viagem, a dica é levar um cartão pré-pago, pois assim você não terá surpresas com a cotação do cartão de crédito e quem sabe gastar mais do que imaginou.

Além disso, não levar dinheiro em espécie é uma roubada! Pense que você pode estar em algum lugar que não aceite cartão, seu cartão pode não funcionar ou ser engolido no caixa eletrônico. E aí? Modo desespero ativar!

 

 

3. Eletrônicos

Intercâmbio sem celular para se comunicar e uma câmera para registrar todos os momentos? Não tem como, né?! Então seus itens eletrônicos precisam fazer parte da lista SEM DÚVIDAS!

Principais itens para não esquecer:

  • Celular;
  • Notebook;
  • Tablet;
  • Câmera fotográfica;
  • Cartão de memória;
  • Carregador de todos os eletrônicos;
  • Adaptador;

 

Aqui em Malta, a tomada é a mesma do Reino Unido. Aqui está uma foto:

tomada-em-malta

A dica é trazer um adaptador internacional, pois pode ser útil caso você planeje visitar outros países da europa (que consequentemente terão tomadas diferentes). Você também pode encontrar os modelos mais simples em várias lojinhas aqui em Malta.

 

4. Roupas e sapatos

Dependendo da época do ano que você está planejando fazer seu intercâmbio, as roupas e sapatos que você irá levar poderão variar muito! Alguns itens você deverá trazer em mais quantidade, e outros só uma ou duas peças basta para se garantir.

Além disso, é muito importante focar em peças-chave, que são aquelas que vão bem com tudo! Assim você consegue repeti-la mais vezes, ficar bem vestido e ainda economizar espaço na mala com peças desnecessárias e que você irá usar somente uma vez!

DICA: Opte por peças com cores lisas e sem muitas estampas, pois assim você não marca muito uma peça – principalmente nas fotos. Aquela camisetinha branca e preta básica você poderá repetir mais vezes e não chamará a atenção parecendo que você não trocou de roupa para as fotos.

Jeans também é uma peça super versátil, como shorts, calça e jaqueta. É só trocar a blusa e você está pronto pra outra!

Em relação aos sapatos, considere sempre trazer calçados confortáveis, pois você irá andar muito por aqui – principalmente quando for turistar pela ilha. Muitos caminhos serão de pedra, então é essencial um sapato que não irá machucar o seu pé e te permitirá explorar a ilha durante um dia inteiro.

 

Para quem está indo para Malta na primavera/verão:

Nesta época é bem quente! Tipo, MUITO quente! Ou seja: não perca tempo trazendo casacos pesados e bota. Aposte nos shorts, camisetas e casaquinhos leves. Aqui venta bastante, então uma jaqueta corta-vento também é uma boa!

 

Para quem está indo para Malta no outono/inverno:

Bem diferente do verão, aqui no inverno faz bastante frio – principalmente pelo fato de ser uma ilha e ventar muito (o que baixa ainda mais a temperatura). As temperaturas giram em torno de 10º e 15º, ficando bem mais frio a noite e podendo chegar a -2º em alguns dias e cidades.

Considere trazer casacos de inverno, cachecol, lenços e touca. Caso você esteja planejando ir para outros países da europa onde o inverno é mais rigoroso, não esqueça das luvas, blusas/calças térmicas e botas para neve.

 

 

5. Cuidados pessoais

Quando a intenção é ficar de 1 a 3 meses, muitas coisas valem a pena já trazer na mala e não gastar dinheiro por aqui. Secador de cabelo, chapinha, barbeador, kit de unha… são alguns exemplos de itens que você precisa trazer.

Se você irá ficar apenas 1 mês, considere trazer outros itens de higiene pessoal como lenços umedecidos, shampoo, condicionador, cremes e protetor solar. Dessa forma você não precisa gastar com isso durante seu tempo aqui e já terá tudo o que precisa logo que chegar na sua acomodação.

Não esqueça dos seus remédios! Considere fazer uma mini farmácia, pois muitos medicamentos você acabará precisando de prescrição para comprar por aqui. Veja alguns remédios que seria importante trazer:

  • Analgésico;
  • Antinflamatório;
  • Remédio para gripe ou resfriado;
  • Vitamina C;
  • Anticoncepcional.

 

O que colocar na mala de mão?

Chegou o momento de organizar todos os itens listados acima nas suas malas de mão e despache. Vamos, então, começar pela mala que irá junto com você na cabine!

Você poderá levar uma mala de mão com 10kg (com as dimensões especificadas pela sua companhia aérea) e uma bolsa pessoal (que pode ser uma mochila, uma bolsa de mão ou transversal).

Para essas bolsas, você deverá separar tudo aquilo que é de mais valor (incluindo seu dinheiro!). Ou seja, todos os seus eletrônicos deverão estar na sua mala de mão, incluindo carregadores caso precise utilizar nos aeroportos.

Inclua no máximo uma cartela dos remédios que você precisa tomar, uma necessaire com itens de higiene pessoal (escova de dentes, creme dental, desodorante, escova de cabelo e lenço umedecido), e uma pasta com todos os seus documentos.

Além disso, coloque uma muda de roupas para trocar! Pode ser que algum acidente aconteça ou sua mala seja extraviada, e dessa forma você garante uma roupa limpa para trocar.

Lembre-se de que cremes, perfumes, desodorante e demais cosméticos, não podem ultrapassar 100 ml por embalagem. Caso você vá levar algo maior, deverá colocar na mala de despache.

 

 

O que colocar na mala de despache?

Nada de alto valor deverá ser colocado dentro da mala de despache. Isso porque sua mala pode ser extraviada, violada e você pode perder tudo o que está lá dentro! Se você tiver seguro, conseguirá reaver um valor em dinheiro, mas perderá os itens de valor sentimental ou documentos importantes.

Seus documentos SEMPRE devem estar com você, pois a passagem pela imigração acontece ANTES de você pegar sua mala de despache. Ou seja, se você não estiver com eles em mãos, pode ter problemas para entrar no país!

Resumindo: tudo aquilo que não foi considerado acima para ir na mala de mão, poderá ser acomodado na sua bagagem de despache, como roupas, sapatos, secador, cremes acima de 100 ml e etc.

 

Dicas para economizar espaço!

Está com uma lista de gigante de coisas para levar – e você não consegue diminuir as opções de blusas ou sapatos? Então que tal considerar a compra de sacos à vácuo? Em lojinhas que vendem itens variados para cozinha/casa ou até mesmo em supermercados no Brasil você irá encontrar! Com isso, você tirará todo o ar entre as peças e diminuirá um baita espaço da sua mala – principalmente se você está levando roupas de inverno.

Outra dica é sempre avaliar os itens que você certamente irá usar mais de uma vez. Não adianta levar 3 tênis diferentes, por exemplo! Considere levar somente aquele que combinará com todas as suas roupas e deixe espaço na mala para itens que você poderá comprar durante o intercâmbio.

A lista de coisas é grande, mesmo que para um intercâmbio de 1 a 3 meses, né?! Mas isso tudo é pensando em uma experiência agradável, onde você não terá que se preocupar em ficar gastando seu dinheiro com itens que você poderia ter levado de casa – e focar em turismo e lazer!

Quer ter certeza de que não vai esquecer nada? Preparamos um checklist super completo para você baixar e imprimir na hora de começar a organizar suas bagagens! Baixe o PDF aqui.

 

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');