fbpx

Conheça 5 restaurantes em Malta com estrela Michelin

Malta possui muitas opções de atividades a serem feitas. Desde praias, igrejas, belas paisagens, baladas e ainda é possível encontrar uma variedade de restaurantes. O guia Michelin é responsável por identificar os melhores restaurantes da ilha.  Ao longo desse post vamos conhecer as cinco opções de restaurantes que foram premiados com estrelas do guia. Também […]

Malta possui muitas opções de atividades a serem feitas. Desde praias, igrejas, belas paisagens, baladas e ainda é possível encontrar uma variedade de restaurantes.

O guia Michelin é responsável por identificar os melhores restaurantes da ilha. 

Ao longo desse post vamos conhecer as cinco opções de restaurantes que foram premiados com estrelas do guia. Também iremos abordar o que é o guia e de qual forma os restaurantes podem ser premiados.

 

O que é o guia Michelin?

É provável que você já tenha escutado sobre o guia Michelin. Esse guia é um indicador de quão boa a experiência em determinado restaurante pode ser.

O guia avalia mais de 30 mil estabelecimentos em 3 continentes. E ele já vendeu mais de 30 milhões de cópias no mundo todo.

Os viajantes o consultam para procurar estabelecimentos que oferecem boas experiências gastronômicas e em diversos lugares do mundo.

 

Como o guia Michelin nasceu?

Se você associou o Michelin com a empresa de pneus, você acertou! O guia foi criado por André Michelin em 1990.

Ele e seu irmão, Edouard Michelin, são os fundadores da empresa e, no início, eles vendiam pneus para bicicleta, pois os carros ainda não eram tão utilizados. 

Com o passar do tempo, eles perceberam que vender pneus de carro era mais lucrativo, entretanto, a procura por esse produto não era tão grande.

Então, eles pensaram em como poderiam aumentar a procura por pneus de carro e concluíram que a melhor forma era incentivar as pessoas a fazerem viagens de carro.

Portanto, o guia surgiu como uma lista indicando os locais onde os viajantes poderiam encontrar postos de gasolina e oficinas nas estradas.

Posteriormente, passou a indicar os principais hotéis e restaurantes da França para que as pessoas pudessem visitar, incentivando assim o uso do carro. Dessa maneira, eles conseguiriam vender mais pneus.

No início, o guia era fornecido de forma gratuita para as pessoas, mas com o passar do tempo e da crescente influência que o guia exercia, ele passou a adicionar anúncios pagos.

Em 1926, o guia começou a conceder estrelas para os melhores restaurantes.

 

Qual o significado de cada estrela?

A princípio era concedido apenas uma estrela para os restaurantes. Atualmente, cada estabelecimento pode receber de uma a três estrelas.

Para conceder a estrelas para os restaurantes os especialistas avaliam os seguintes aspectos:

  • Qualidade dos produtos;
  • O sabor das refeições e técnicas utilizados;
  • Personalidade do chef;
  • Relação entre preço e qualidade.

 

Vamos ver a seguir, o que representa cada estrela.

 

Uma estrela

O restaurante que recebe uma estrela é reconhecido por possuir uma cozinha preparada, utilizam ingredientes de boa qualidade e produzem os pratos de forma regular.

Nota: Cozinha requintada. Vale a pena conhecer!

 

Duas estrelas

Quando o restaurante recebe duas estrelas, ele é reconhecido por utilizar os melhores ingredientes no preparo das refeições e por possuir um chef talentoso e experiente na cozinha.

Nota: Cozinha excelente. Vale o desvio!

 

Três estrelas

Já os restaurantes que recebem três estrelas oferecem pratos deliciosos e utilizam alimentos de alta qualidade. Além disso, eles contam com chefs renomados que criam pratos que são considerados como verdadeira obra de arte.

Nota: Cozinha excepcional. Vale a viagem!

 

Quais restaurantes em Malta foram premiados pelo Guia Michelin?

As estrelas adquiridas pelos restaurantes mostram o quanto a experiência no local pode ser boa.  

Vamos conhecer agora 5 restaurantes em Malta que possuem estrelas do Guia Michelin.

 

De Mondion

O restaurante De Mondion oferece comidas francesas, mediterrâneas e europeias.

No cardápio é possível encontrar entradas a partir de €26,00 como Agnolotti (massa). Já como prato principal, o restaurante oferece opções de carnes e peixes.

Ele também oferece pratos vegetarianos, veganos e sem glúten.

O restaurante fica localizado no coração de Mdina, essa cidade é conhecida como a cidade silenciosa. Ela é uma cidade fortificada e se encontra na região norte da ilha e possui uma população de pouco menos de 300 habitantes. 

O restaurante De Mondion possui uma estrela do guia Michelin que foi conquistada ainda no ano de 2021 – considerada uma cozinha requintada.

 

Under Grain

O Under Grain é um restaurante localizado em Valletta, a capital de Malta. Ele oferece refeições no local apenas no jantar, em outros horários, ele conta com opção de delivery e possui influências mediterrânea e europeia.

O chefe de cozinha é o Vitor Borg e o restaurante foi contemplado com uma estrela Michelin. 

As opções de refeições variam entre risotos, saladas, massas, entre outros.

 

Noni

O Noni restaurante também está localizado na capital Valletta.

O menu conta com opções de pratos vegetarianos, veganos e sem glúten. Entre os pratos servidos, existem opções de filé de porco, aves e peixe.

Segundo o site do restaurante, a comida é feita utilizando técnicas tradicionais e possuem uma abordagem criativa na montagem dos pratos. O que torna a experiência gastronômica única e divertida.

O chefe, Jonathan Brincat, foi premiado em 2020 com uma estrela do guia.

 

Bahia

O restaurante Bahia fica localizado em um povoado chamado Lija que possui, aproximadamente, 3.200 habitantes.

O menu possui influências europeias, mediterrâneas e contemporâneas. Também inclui opção para veganos, vegetarianos e alérgicos a glúten.

Em 2020 o restaurante entrou na lista do Guia Michelin e em Abril de 2021 conquistou uma estrela.

 

ION – The Harbour Valletta

O ION – The Harbour Valletta possui influências da culinária francesa e europeia. Além de oferecer opções de refeições veganas.

O menu também inclui opções de carne, peixes e sopas.

O restaurante está localizado em Valletta e possui uma vista privilegiada da cidade.

O chefe Alex Diling ganhou sua primeira estrela em um restaurante de Nova York, depois continuou a carreira em Londres, onde conquistou sua segunda estrela.

Atualmente, é chefe do ION – The Harbour Valletta, onde mantém as suas duas estrelas.

Agora que você já conhece os restaurantes premiados, escolha pelo menos um deles para colocar no seu roteiro quando for visitar a ilha de Malta.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');