De território pequeno, à primeira vista Malta parece ser o tipo de país onde as pessoas dispensam o uso de veículos próprios para se locomover. Mas a verdade é que, segundo dados da OMS e do Fórum Econômico Mundial, Malta está entre os 10 países do mundo com mais carros per capita! Isso significa muitos […]
De território pequeno, à primeira vista Malta parece ser o tipo de país onde as pessoas dispensam o uso de veículos próprios para se locomover. Mas a verdade é que, segundo dados da OMS e do Fórum Econômico Mundial, Malta está entre os 10 países do mundo com mais carros per capita! Isso significa muitos veículos pela ilha, que acabam sendo amplamente utilizados por quem quer otimizar o tempo que seria gasto no transporte público (especialmente em alta temporada) e fugir das ruas íngremes presentes na maioria das cidades.
Pensando nisso, reunimos tudo o que você precisa saber para tirar a sua carteira de motorista em Malta, desde a identificação se você deve realizar essa etapa até o passo a passo do processo.
Brasileiros que vêm para a ilha passar férias ou através de programas de intercâmbio de curta duração não precisam ter uma habilitação maltesa. Para alugar um veículo e passear por Malta, a carteira de habilitação nacional é o suficiente pelo período máximo de 12 meses a partir da entrada no país.
Apesar de também não ser necessária durante esse tempo, possuir a PID (carteira de habilitação internacional) pode ser útil caso você se envolva em algum acidente, pois o documento tem informações em diversos idiomas.
Você deve providenciar a sua carteira de motorista em Malta caso ultrapasse o período de 12 meses de permanência no país e deseje circular por aqui.
Não muito diferente do Brasil, as etapas basicamente consistem em realizar as aulas práticas, uma prova teórica e uma prova prática. Isso claro, providenciando toda a documentação necessária! Talvez o fator mais divergente seja o fato de que, por Malta ser uma ex-colônia britânica, a direção é feita do lado esquerdo da estrada, o que pode levar um tempo para se acostumar.
Você deve:
Importante: existem valores adicionais variáveis para registro na escola e realização das aulas.
Dependendo o tamanho, tipo e peso do veículo que você possui ou vai passar a utilizar, deve se inscrever para uma categoria diferente de carteira de motorista. Confira mais abaixo as possibilidades.
Assim como no Brasil, você escolhe o lugar de realização das aulas práticas. A diferença é que você pode ir até uma Escola de Automobilismo Licenciada (veja a lista completa aqui) ou ser treinado por um Instrutor de Condução. No caso das escolas, é obrigatório que elas façam um registro das lições abordadas e os estágios do progresso, assim como a determinação da quantidade de aulas necessárias para a sua necessidade. Não existe um mínimo de aulas e você as paga à parte, conforme desejar.
Se optar por um instrutor, ele deve atender às qualificações exigidas pela Transport Malta, conforme é orientado aqui.
Essa etapa permite que você comece o seu treinamento na estrada com um instrutor autorizado. Cada categoria de veículos possui uma idade mínima como requisito para inscrição, sendo que a partir dos 16 anos é permitido ser aprendiz em scooters e a partir dos 20 anos conduzir motocicletas com potência entre 11 e 35 kw. As demais categorias comuns têm idade de 18 anos como requisito, assim como no Brasil. Em seguida, você deverá:
Com toda a documentação OK, é hora de fazer a prova teórica! Diferente do Brasil, não existem aulas para a realização desse teste (o famoso CFC ou Centro de Formação de Condutores). Os requisitos para a realização do teste são:
A prova tem duração de 45 minutos e é feita em um computador touch screen do órgão regulamentador. São 35 questões de múltipla escolha, sendo que é preciso acertar no mínimo 30 delas para ser aprovado. O banco de perguntas varia conforme a categoria do veículo e pode ser acessado aqui:
O resultado do teste teórico acontece imediatamente, e com o retorno positivo já é possível se inscrever para a prova prática caso você tenha concluído o treinamento das aulas práticas junto ao instrutor.
Como as aulas práticas acontecem concomitante ao processo da habilitação de forma geral, basicamente é você quem dita o ritmo delas junto ao seu instrutor. Conforme comentamos acima, não existe uma quantidade mínima de aulas a serem cursadas, e elas são todas pagas à parte conforme a sua necessidade.
Aconselhamos que, ainda que você possua habilitação brasileira, realize as aulas práticas até sentir segurança nesse formato de direção! Até porque Malta tem muitas curvas e ruas íngremes, fatores que contribuem para alguns acidentes de trânsito.
Após concluído o treinamento, é hora de inscrever-se para a prova final munido dos seguintes itens:
A Transport Malta agenda o teste após quatro semanas a partir da data de apresentação dos documentos acima e os candidatos recebem uma notificação da data e hora do teste.
Historicamente falando, é grande o número de pessoas que não são aprovadas na prova de primeira. Isso porque a avaliação permite uma quantidade específica de erros “simples” e erros considerados graves, que podem ocasionar a reprovação. Mas na expectativa de que você será aprovado logo de cara, basta se atentar para o último tópico!
Uhul! Você passou! O próximo passo é receber a sua carteira de motorista provisória, válida por 3 anos. Após esse período ela é trocada por uma habilitação completa com validade de 10 anos, desde que não sejam registrados pontos de penalização ou caso a pontuação aplicada for inferior a 12. Ah, anualmente você deverá pagar os impostos relativos à sua carteira de motorista!
Conheça abaixo os tipos de veículos mais comuns para circulação na ilha e veja onde você se enquadra.
Você pode conferir os requisitos para outras categorias aqui: www.transport.gov.mt/Land-Licence-Driving-Licence-licence-categories.pdf-f992
No final de tudo, vale reforçar que o processo não é trabalhoso e muito menos difícil! O que acontece é que, fora do nosso país de origem, as coisas aparentam ser um “bicho de sete cabeças”. Mas elas na verdade não passam de burocracias comuns, presentes em qualquer lugar do mundo.
Em todo caso, nós do VIVAMALTA estamos sempre por aqui, prontos para sanar as suas principais dúvidas e ajudar cada vez mais pessoas a terem uma experiência incrível na ilha!
Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.