O nome “Carnival”, como é chamado em inglês, tem origem na expressão italiana “Carne Vale”, que significa “carne é permitida” (…)
O nome “Carnival”, como é chamado em inglês, tem origem na expressão italiana “Carne Vale”, que significa “carne é permitida”. Na religião católica romana, principal opção religiosa em Malta, não é permitido o consumo de carne durante a quaresma (40 dias que antecedem a Páscoa). O carnaval em Malta, portanto, é celebrado durante 5 dias antes do início desse período.
Historicamente, a comemoração do carnaval em Malta foi datada no início de 1400. Encorajado pelos Grão-Mestres da Ordem de São João de Jerusalém (1530-1798), o Carnaval acabou não tendo muito sucesso durante o século XIX, mas a tradição conseguiu sobreviver ao período de domínio britânico (1800-1964) e, portanto, é celebrado ininterruptamente por cerca de seis séculos.
Com o passar dos anos, o carnaval se tornou uma festa muito popular em Malta, sendo incorporada como uma tradição na cultura maltesa. O evento conta com os famosos desfiles gratuitos de escolas e carros alegóricos coloridos na capital Valletta, além de danças artísticas na St George’s Square para quem possui ingressos. Muita gente vai às ruas com fantasias, o que é muito divertido! Também é possível celebrar e encontrar diversas atividades em outras cidades.
Em Gozo também celebra-se o carnaval de forma bastante animada, sendo esta uma edição do evento organizada separadamente. Os gozitanos possuem seus próprios carros alegóricos e a festa principal acontece na praça Nadur, na capital Victoria.
Todos os anos, há a chamada Il-Parata, uma reencenação em forma de dança da luta do século XVI entre as forças de Malta e os Cavaleiros de São João contra os cavaleiros turcos muçulmanos. Esta tradição é levada muito a sério! Hoje, são principalmente crianças que participam dessa apresentação de dança.
O mais interessante do carnaval em Malta é a celebração saudável e familiar que acontece, principalmente em Valletta. Muitas pessoas se fantasiam para curtir, dançar e aproveitar o que a cidade tem a oferecer.
É muito bom ver que o espírito do Carnaval continua vivo e, ano após ano, mais turistas visitam Malta com o único propósito de se juntar à folia do Carnaval Maltês.
Você já participou de algum carnaval em Malta? Compartilhe sua experiência aqui nos comentários!
Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.