Lar de inúmeros destinos deslumbrantes, a Grécia mora no subconsciente de praticamente qualquer pessoa que sonhe com belas praias, locais históricos, culinária saborosa e uma cultura pra lá de alegre! O país, que está entre as principais atrações turísticas da Europa, guarda também particularidades pouco conhecidas. Você sabia, por exemplo, que a Grécia é o […]
Lar de inúmeros destinos deslumbrantes, a Grécia mora no subconsciente de praticamente qualquer pessoa que sonhe com belas praias, locais históricos, culinária saborosa e uma cultura pra lá de alegre!
O país, que está entre as principais atrações turísticas da Europa, guarda também particularidades pouco conhecidas. Você sabia, por exemplo, que a Grécia é o terceiro país mais montanhoso da Europa? Ou que ela abriga dezenas de resorts de ski que bombam durante o inverno?
Muito mais do que as belíssimas praias, a Grécia é a perfeita mistura entre o natural e o urbano, o calmo e o agito, e com certeza vai fisgar você independentemente do que você busca em uma viagem. Afinal, não é à toa que grande parte dos turistas que visitam o arquipélago grego, acabam retornando 2, 3 ou mais vezes!
Conheça o nosso 5 top locais imperdíveis por lá:
Quem é que não gostaria de pisar na praia considerada uma das mais bonitas do mundo? A Navagio Beach, Shipwrek Beach ou simplesmente Praia do Naufrágio é um tesouro localizado na ilha de Zakynthos, banhada pelo mar Jônico e a cerca de 300km da capital Atenas.
Essa pequena enseada de águas azul neon tornou-se popular por conta do naufrágio do navio Panagiotis, na década de 80. Segundo a história, o navio estava sendo usado por contrabandistas de álcool e cigarros quando, ao tentar fugir da marinha grega, acabou naufragando em meio a uma tempestade e encalhou por ali.
O cenário da Navagio Beach hoje conta com uma faixa não muito longa de areia branca que divide espaço com o pequeno navio, palco de muitas fotos entre os turistas. Além disso, enormes penhascos em forma de U completam – e diferenciam – a paisagem, que ganha vistas deslumbrantes tanto observada de cima quanto de baixo!
O mar azul turquesa é a estrela desse lugar, e por ser extremamente limpo e calmo, é rapidamente tomado por banhistas encantados pelo clima espetacular da enseada.
O acesso à praia se dá via mar e a permanência dos turistas ocorre da manhã até o fim da tarde, quando os barcos começam a retornar ao Porto Vromi. Por ter zero estrutura, é uma enseada selvagem e demanda que as pessoas levem seus próprios petiscos, água e etc.
Outro spot interessante é o de cima dos penhascos, no mirante! A visita ao mirante é gratuita e a trilha que leva ao melhor ponto, com a melhor vista e ângulo para as fotos, pode ser percorrida em menos de 15 minutos. O melhor horário para essa visitação é entre 12h e 13h, quando praticamente não há sombra das montanhas sob a água!
Do lado oposto à última atração está Santorini, certamente uma das ilhas mais populares e dona do famoso cartão postal da Grécia, com as pequenas casas brancas em diferentes níveis, as cúpulas azuis e o mar como pano de fundo.
Quem a conhece hoje, mal consegue imaginar que a ilha foi devastada por um vulcão no século 16 a.C., fato que moldou para sempre a sua paisagem em formas onduladas.
Numa área de aproximadamente 76km², há muito o que se fazer em Santorini, mas sugerimos que você se hospede numa localização estratégica caso não queira dirigir por lá, uma vez que os ônibus são escassos e não acessam boa parte das cidades.
De qualquer forma, sempre é possível caminhar até seus pontos turísticos favoritos ou fazer alguns trajetos sob as mulas, que são um importante meio de transporte por lá.
Cidades como Oia e Imerovigli são populares pelas excelentes vistas que proporcionam, especialmente no pôr do sol! Seja assistindo do terraço de um restaurante ou nas estreitas vielas, vale a pena parar alguns minutos e registrar esse momento junto com a multidão.
Além dos restaurantes, as cidades concentram uma infinidade de igrejas, cafés, bares, shoppings e hotéis, que dividem literalmente a mesma parede e são pontos muito fotogênicos!
Outro popular passeio por Santorini são as degustações de vinho, e você pode tanto ir por conta própria como através de um tour. Alguns dos melhores vinhos do mundo são produzidos na ilha, graças à peculiaridade que o solo ganhou após a erupção vulcânica.
Lindas praias também fazem parte das principais atrações em Santorini, sendo algumas muito especiais por conta de sua coloração: a Praia Vermelha, cuja rocha é literalmente nesse tom; e as praias de areia negra como a Perivolos e Perissa. Algumas delas possuem ótimas comodidades, sendo perfeitas para passar o dia sem preocupações, e quem sabe emendando um jantar perfeito de culinária grega?!
Para obrigatória dos jetsetters, Mykonos surpreende por ser um destino bastante cosmopólito e ao mesmo tempo muito pitoresco, graças à uma legislação grega que demanda que a arquitetura tradicional seja mantida.
Lar de centenas de atrações como baladas, beach clubs, shoppings e hotéis boutique, tem uma vida noturna muito agitada de vibe mais jovem, mas engana-se quem acredita que os encantos de Mykonos são somente à noite.
A capital da ilha, de nome Chora, tem uma grande semelhança com Veneza, na Itália, pelas casas à beira mar, ruelas charmosas e fachadas coloridas. O lugar é ótimo para caminhadas sem pressa, enquanto desfruta do agradável clima grego.
Os renomados restaurantes de Mykonos também merecem a sua visita: pratos da cozinha europeia e mediterrânea com muitos frutos do mar, queijos e uma receita de porco cozido picante são unanimidade e aclamados por todos!
Outras atrações imperdíveis são a Igreja de Paraportiani, uma das mais fotografas da Grécia e que na verdade concentra cinco igrejas construídas uma em cima da outra; os moinhos de vento Kato Mili e Little Venice e as badaladas praias Paradise e Super Paradise!
Para saber mais, veja mais detalhes de como chegar, o que fazer e onde se hospedar em Mykonos nesse post aqui.
Simplesmente a mais famosa do mundo (embora existam muitas outras), as acrópoles foram construídas basicamente para acomodar grandes templos e palácios. No caso da Acrópole de Atenas, é um complexo arquitetônico datado de 460 a.C. e que ao longo da história foi usado como fortificação militar, centro político e santuário religioso.
Há muitos motivos para você visitar a Acrópole de Atenas, especialmente no âmbito da importância histórica, mas também relacionados à grandiosidade de sua construção.
A acrópole está localizada a 156 m acima do nível do mar e abriga uma visão privilegiada não só de Atenas, como de muitas outras cidades ao redor. Quando à sua construção, os historiadores afirmam que ela está associada ao poder feminino, conforme mostram as esculturas de figuras femininas encontradas por lá!
O gigantesco monumento fortificado abriga alguns dos lugares mais relevantes para a história da humanidade, como o Partenon, o Erecteion, o Propileu e o Templo de Atena Niké, cuja deusa (chamada Niké) que era a personificação da vitória, força e velocidade, foi a origem do nome da marca Nike.
Na visita à acrópole é importante ter em mente que o local já passou por diversas restaurações após ter sido saqueado e danificado ao longo dos anos. O que se vê hoje são ruínas (gigantescas e imponentes, diga-se de passagem) mas extremamente capazes de teletransportar você à Grécia Antiga!
E mesmo se os seus programas favoritos sejam as praias da Grécia, ainda assim recomendamos que visite a capital Atenas para uma passagem pela acrópole. É uma daquelas experiências para a vida, sabe?
A 64km da capital Atenas, o monumento foi construído para homenagear o deus do mar, Poseidon, que ocupava uma alta posição na hierarquia divina para os gregos.
Em uma época em que os recursos eram escassos, as frequentes tempestades resultavam em muitas perdas, assim como naufrágios e destruição. O templo era, portanto, um lugar sagrado em que cidadãos comuns e especialmente marinheiros podiam deixar presentes ou realizar sacrifícios de animais fim de atenuar a ira de Poseidon.
Antigamente, o projeto continha um pórtico de frente com seis colunas que configuravam uma construção retangular. Hoje, apenas as colunas laterais e parte da frente estão de pé, mas ainda assim é possível notar as semelhanças entre este e outro Templo localizado em Atenas, o Hefesto. Tudo indica que foram projetados pelo mesmo arquiteto, em meados de 440 a.C.
O sítio arqueológico em que o templo está localizado é bem amplo e conta com diversas trilhas e displays informativos sobre a atração. É comum ver turistas visitando o monumento e depois permanecendo nos arredores, que oferece vistas sensacionais do mar Egeu.
mitologia grega em torno do templo é um capítulo à parte, algo que os amantes pela história certamente conhecem e admiram. Sendo assim, esta é a 5ª atração que nós recomendamos fortemente que você visite na Grécia!
Uma escolha difícil, mas queremos saber: quem é você na Grécia, fã das praias e belezas naturais ou das construções históricas?
Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.