fbpx

Roteiro de carro pela Sicília: o que visitar?

Entre as inúmeras belezas da Itália está a Sicília, uma região autônoma bem ao sul do país, rica em história e o melhor lugar – com exceção da Grécia – para visitar ruínas antigas. É válido destacar que, mesmo sendo parte da Itália, a cultura da Sicília pouco se assemelha à cultura das outras regiões […]

Entre as inúmeras belezas da Itália está a Sicília, uma região autônoma bem ao sul do país, rica em história e o melhor lugar – com exceção da Grécia – para visitar ruínas antigas.

É válido destacar que, mesmo sendo parte da Itália, a cultura da Sicília pouco se assemelha à cultura das outras regiões do norte devido a questões econômicas e sociais datadas antes mesmo de 1800, tanto que até hoje é possível identificar uma certa hostilidade entre os povos dos dois extremos.

Mas a verdade é que a região da Sicília é muito procurada pelo turismo (até mesmo dos próprios italianos!) por ser dona de paisagens naturais maravilhosas e oferecer uma enorme variedade de produtos frutos do investimento agrícola.

Agora que você já se situou um pouco sobre a região, que é a maior ilha do Mediterrâneo, chegou a hora de conhecer as cidades que você precisa visitar em uma road trip pela Sicília!

 

Parada número 1: Palermo

Começando o nosso tour pela estonteante Palermo, que é a capital da Sicília e uma das 6 cidades da região que têm aeroporto, portanto ideal para chegar de qualquer canto do mundo e alugar um carro.

A cidade é um lugar de história milenar, onde nota-se a junção de estilos arquitetônicos por onde passaram gregos, romanos, normandos e árabes.

 

 

Aconselhamos começar o seu roteiro no coração da capital, conhecido como Os Quatro Cantos (ou Quattro Canti), que nada mais é do que a intersecção de duas avenidas principais, originando uma praça na qual estão os quatro palácios do século XVII, cada qual com suas estátuas representativas das estações do ano.

Por lá, o espetáculo fica por conta do sol, que ao nascer até o fim do dia, cria um efeito de luzes que ilumina a fachada dos palácios. Em Palermo, não deixe de visitar também o Palácio dos Normandos (Norman Palace), a Capela Palatina, a Igreja de São João dos Eremitas, a Santa Maria dell’Ammiraglio e o Teatro Massimo.

 

 

Parada número 2: San Vito lo Capo

À oeste de Palermo e apenas 1h30 de carro de distância da capital, faça uma parada em San Vito lo Capo, um paraíso italiano ainda desconhecido pela maioria dos turistas tradicionais, onde quilômetros de areia branca e águas cor de esmeralda fazem morada e tornam o apelido “caribenho siciliano” super apropriado.

Para aproveitar os dias ensolarados, o melhor é fazer essa viagem nos meses de verão. Os fãs de uma boa gastronomia, no entanto, podem preferir visitar a cidade praiana em setembro, quando San Vito lo Capo promove um delicioso Festival de Cuscuz anual.

 

 

 

Parada número 2: Segesta

Localizada bem abaixo de San Vito lo Capo está Segesta, local que concentra alguns dos maiores tesouros arqueológicos da Sicília: o Teatro (Greek Theater of Segesta), o Templo de Segesta (Temple of Segesta) e o Castelo. De acordo com algumas histórias sobre a cidade, Segesta foi fundada pelos sobreviventes da guerra de Troia, em meados do século IV a.C.

A visitação ao Teatro e ao Castelo ficam no alto do Monte Barbaro, e o trajeto pode ser feito a pé por uma intensa caminhada ou então por excursões de ônibus.

À direita da base da montanha, a alguns metros de caminhada em degraus largos, é possível visitar o Templo, cuja existência em uma cidade não grega causa bastante controvérsia entre os historiadores. Entretanto, independente das razões para sua presença ali, é claro que a sua função entre os povos antigos era unicamente religiosa.

 

Parada número 3: Trapani e a costa oeste

A costa oeste da Sicília pode até ser deixada de lado em alguns roteiros, mas não no nosso! Para começar a descida de carro em direção ao sul, guarde de 2 a 3 dias para conhecer algumas cidades ocidentais da bela Sicília:

– Erice, uma charmosa vila medieval, localizada a mais de 750 metros acima do nível do mar, que oferece uma vista magnífica de Trapani e de San Vito lo Capo! Por lá, não deixe de experimentar algumas iguarias sicilianas por um preço super acessível.

 

 

– Trapani, a cidade portuária repleta de ótimos restaurantes, bares, lojas e atrações como o centro histórico, que tem algumas igrejas e monumentos, e também o famoso mercado de peixes.

– Levanzo abriga uma atração imperdível, que é uma caverna pré-histórica genovesa datada de quase 10 mil anos atrás que foi habitada por pessoas e animais. No entanto, para chegar até essa pequena ilha de 6 km² é preciso pegar uma balsa de Trapani ou então um barco táxi.

– Marsala é o ponto ideal para degustar e se deliciar com o vinho que leva o mesmo nome, Marsala! Diversas cantinas organizam as degustações pela cidade.

– Agrigento, cidade onde está um dos locais históricos mais famosos da Sicília, o Vale dos Templos (Valle dei Templi), que é um parque de 8 templos, todos construídos entre 510 e 430 a.C. e listado como um Patrimônio Mundial da Unesco. Apesar da popularidade em torno do Vale dos Templos, se possível dê uma esticada na viagem para um passeio à noite na rua principal da cidade e vá até as coloridas “escadas dos ventos”, um cenário que é como uma tela para artistas locais.

 

Parada número 4: Ragusa e sudeste da Sicília

Praticamente enterrada nas colinas do sudeste da ilha está Ragusa, uma cidade interessante, grande e movimentada que agrada muito aos visitantes.

A parte turística da cidade se chama Ragusa Ibla, e nela você pode ver de perto as construções barrocas, ruas e praças que transmitem um clima de teatro e drama.

Inicie o passeio pela Igreja Santa Maria dele Scalle, depois dirija até a Catedral de San Giorgio (onde poderá ver a grandiosa cúpula da catedral, visível de quase toda a cidade). Ali mesmo, na praça onde está a Catedral, experimente um dos gelatos peculiares da Gelati Di Vini, famosa por oferecer sabores diferentes como gelato de azeite de oliva, chocolate com pimenta e vinho tinto.

Suba a escadaria ao lado da Catedral para estar em um dos pontos mais altos da cidade (acredite, a vista vale a pena!). não deixe de experimentar também os queijos famosos da região, Pecorino e Caciocavallo e visitar o cartão postal da cidade, o Jardins Ibleo.

 

 

Parada número 5: Siracusa

Rumo ao próximo destino, que é considerado um dos mais divertidos da Sicília: Sicarusa. A cidade cujo centro histórico localiza-se em uma pequena ilha chamada Ortigia, é cercada por uma baía e tem desde ruínas gregas e romanas antigas até atrações mais atuais coloridas e cheias de música.

 

 

Algumas imperdíveis são: o Anfiteatro Grego, a Orelha do Dionísio no Parque da Neopolis, a Fonte Aretusa, a Catedral Barroca e o Castelo Maniace. Durante o dia, permita-se perder a noção do tempo enquanto aproveita as praias, e à noite perambule pelas agradáveis ruas enquanto escolhe um dos muitos restaurantes de qualidade por ali.

 

 

Parada número 6: Catânia

Subindo um pouco mais está Catânia, a segunda maior cidade da Sicília, também conhecida por estar à sombra do vulcão Etna, cujo roteiro detalhamos aqui. A arquitetura do centro histórico de Catânia é marcada pelo uso criativo da rocha negra de lava do Monte Etna em diversas construções. E claro, a paisagem de 360º vista de todos os cantos da cidade fica por conta do vulcão, que dia e noite demonstram sua importância.

Não deixe de passar alguns minutos admirando a Fonte do Elefante, monumento que, segundo a lenga, detém o poder de apaziguar a ira do vulcão. E após caminhar o dia todo, que tal respirar um ar (ainda mais) puro e descansar nos jardins da Villa Bellini? Como o local fica aberto até as 22h, diversas festas e concertos são comuns por lá, e esperamos que você tenha a sorte de prestigiar algum deles durante a sua estadia!

 

 

Parada número 7: Taormina 

Ainda nas redondezas do ardente Etna está a pitoresca Taormina, a cidade balneária da Sicília cuja paisagem é marcada basicamente pelo vulcão e pelo mar.

 

 

Mas Taormina consegue surpreender e oferecer ainda mais: as interessantes ruas medievais, as vinícolas e a atmosfera romântica intensificada pela existência de um teatro grego e romano do século II, que inclusive inspirou escritores como D.H. Lawrence.

A cidade também tem uma das praias mais memoráveis de toda a Sicília, localizada logo abaixo do centro de Taormina: Isola Bella. Guarde esse nome!

 

 

Parada número 8: Cefalù

E por que não seguirmos falando sobre praias? Chegando à Cefalù você notará o motivo da cidade ser considerada um dos melhores balneários de toda a Itália!

 

 

Depois de revigorar-se da viagem (já estamos no fim!), é provável que você se sinta acolhido e rodeado de lugares que parecem acalentar o coração: como avistar pescadores puxando seus barcos para a praia, algo que remete a uma época antiga, visitar uma igreja-forte Normanda decorada com brilhantes mosaicos dourados em seu interior, ou ainda caminhar até La Rocca, uma rocha gigante íngreme e acidentada que tornou-se uma espécie de desafio pessoal aos turistas que se aventuram a fazê-la.

No topo do monte você se depara com a vista deslumbrante dos telhados da cidade e a enorme igreja, que juntos dividem o horizonte com o oceano.

E é assim que, no sentido anti-horário, sugerimos um possível roteiro para conhecer os quatro cantos da Sicília e permitir-se encantar pela ilha! Conta pra gente, você já conhecia a região? Fez algum outro roteiro? Ficaremos felizes em saber!

 

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');