fbpx

Saiba qual o significado da cruz de Malta

Se você está em Malta ou tem pesquisado sobre o país, provavelmente já se deparou com o símbolo mais famoso da Ilha: a Cruz de Malta. Estampada em moedas de 1 e 2 euros, roupas e souvenirs, usada para decorar casas e joias, a Cruz de Malta também é utilizada em grandes instituições e empresas […]

Se você está em Malta ou tem pesquisado sobre o país, provavelmente já se deparou com o símbolo mais famoso da Ilha: a Cruz de Malta.

Estampada em moedas de 1 e 2 euros, roupas e souvenirs, usada para decorar casas e joias, a Cruz de Malta também é utilizada em grandes instituições e empresas maltesas como a Autoridade de Turismo Maltesa, Malta Enterprise, na companhia aérea Air Malta e até em bandeiras de times de futebol e rúgbi.

A importância do símbolo e seus significados se tornou tanta que diversos países pelo mundo passaram a usá-la em medalhas de honra.

 

Qual a origem da Cruz de Malta?

Diversas fontes sugerem que a cruz com o formato de quatro flechas apontando ao centro apareceu pela primeira vez no período medieval. Porém, ela foi adotada pela primeira vez pela República Marítima de Amalfi, localizada na Costa Amalfitana, no Sudoeste da Itália. O símbolo teria sido trazido pelos Normandos.

Contudo, sua importância e destaque se deve aos Cavaleiros Hospitalários, também conhecidos como Cavaleiros de São João, de Jerusalém ou Malta.

Os Cavaleiros Hospitalários eram monges que tinham inicialmente como objetivo cuidar de peregrinos em hospícios na Terra Santa. Mas, com o tempo, passaram a fazer escolta armada para que os peregrinos pudessem chegar em segurança, já que nessa época o território Sírio que fazia parte do trajeto era uma área altamente perigosa.

A ordem foi fundada durante as Cruzadas, e com seu sucesso em sua primeira missão, foi transformada em uma ordem militar.

 

 

Os cavaleiros ficaram conhecidos como Cavaleiros de Malta a partir do dia 26 de outubro de 1530. Seu então Grão Mestre, chamado Phillippe Villiers, navegou até Malta acompanhado de seus seguidores e reivindicou as terras.

As terras lhes foram garantidas pelo Imperador Romano Charles V, que em troca pediu que anualmente fosse enviada uma águia ao Vice-Rei da Sicília, e que celebrassem uma missa solene no Dia de Todos os Santos.

Um dos maiores feitos dos Cavaleiros de Malta foi durante o Grande Cerco de Malta em 1565, quando aproximadamente 30 mil guerreiros Otomanos tentaram invadir a Ilha de Malta.

Porém, sob comando de seu então Grão Mestre, Jean Parisot De Valette, os Cavaleiros e seus 6 mil homens aproximadamente, conseguiram evitar a invasão, fazendo um feito histórico conhecido como um dos maiores cercos de todos os tempos, o qual deixaria a Europa inteira grata já que Malta era um ponto estratégico ao plano dos Otomanos que pretendiam conquistar territórios europeus.

Apesar da cruz ter sido representada em diversas formas e alguns historiadores dizerem que a cruz com oito pontas já teria sido usada em decorações Bizantinas do Século VI, o formato final da Cruz de Malta que hoje conhecemos, aparece primeiramente na história em 1567, em uma moeda de cobre cunhada pelo próprio Jean Parisot De Valette.

 

Significado da Cruz de Malta

A Cruz de Malta é associada à 3 importantes significados históricos. Em websites operados pela Ordem de St. John na Alemanha, por exemplo, suas oito pontas são associadas às Oito Bem-Aventuranças (MT 5:8):

1. Bem-aventurados os pobres ou humildes de espírito;

2. Bem-aventurados os que choram;

3. Porque eles serão consolados;

4. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra;

5. Bem-aventurados aqueles com fome e sede de justiça, pois eles serão fartos;

6. Bem-aventurados os misericordiosos, pois eles alcançarão misericórdia;

7. Bem-aventurados os limpos de coração, pois eles verão a Deus;

8. Bem aventurados os pacificadores, pois eles serão chamados de filhos de Deus.

 

Já outros, atribuem às oito pontas da cruz às respectivas línguas ou nacionalidades dos Cavaleiros Hospitalários: Auvergne, Provence, França, Aragão, Castela e Portugal, Itália, Alemanha e as Ilhas Britânicas.

Por fim, o significado mais ligado aos Cavaleiros e mais reconhecido em Malta se refere às suas obrigações e aspirações. São elas:

  • Viver Sob a Verdade
  • Ter fé
  • Arrepender-se dos pecados
  • Provar-se humilde
  • Amar a justiça
  • Ser misericordioso
  • Ser sincero
  • Suportar a perseguição

 

Hoje, a Cruz de Malta é utilizada por dezenas de países em medalhas de honra, ordens civis, brasões, bandeiras, aviações, hospitais, entre outros.

Malta, além de suas praias paradisíacas e incríveis pontos turísticos, possui uma enorme herança histórica e fatos que sem dúvidas influenciaram não só a Europa como diversos países pelo mundo.

Conhecer um pouco mais sobre toda a história lhe permitirá entender muito mais sobre as cidades, as fortificações, o uso quase que absoluto de pedra na construção das residências e tantas outras curiosidades que tornam Malta um local tão especial.

Saber os significado da Cruz de Malta e um pouco de sua origem é o primeiro passo para uma leitura que lhe trará conhecimento e paixão por cada um de seus monumentos e cada uma de suas regiões. Leia, aprenda, aventure-se, e torne sua experiência no país uma memória inesquecível!

 

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');