fbpx

Roteiro Algarve: o que visitar e dicas de onde se hospedar 

Ao sul de Portugal, considerada a região turística mais visitada do país e uma das mais relevantes da Europa, fica Algarve! Um destino paradisíaco, eleito a melhor opção de praia da Europa em 2017, que concentra infinitas enseadas, falésias de calcário gigantescas, grutas, cavernas, aldeias antigas, parques naturais, trilhas, cascatas e ainda uma porção bem […]

Ao sul de Portugal, considerada a região turística mais visitada do país e uma das mais relevantes da Europa, fica Algarve! Um destino paradisíaco, eleito a melhor opção de praia da Europa em 2017, que concentra infinitas enseadas, falésias de calcário gigantescas, grutas, cavernas, aldeias antigas, parques naturais, trilhas, cascatas e ainda uma porção bem generosa de gastronomia!

Não é por acaso que a região se tornou um verdadeiro must go Europeu, atraindo milhares de turistas nacionais e estrangeiros todos os anos, que se encantam para além das maravilhas dessa região: são fisgados pela simpatia e cordialidade dos portugueses, e também pelos preços super amigáveis dos serviços e passeios.

Algarve é o tipo de lugar que ou você ama, ou ainda não conhece! Então confira o roteiro de 5 dias que fizemos especialmente para você conhecer melhor esse lugar extraordinário.

 

Melhor época para visitar o Algarve

Por ser um destino costeiro, banhado pelo mar e cercado por gigantes rochedos, o Algarve é uma região de ventos e notórias águas geladas, especialmente fora da alta temporada, quando a simples contemplação se torna a atração número 1 do local.

De qualquer forma, seja para tomar um banho de mar ou aproveitar toda a infraestrutura dos comércios e passeios da região, o verão é disparado a melhor época para se visitar, em que tudo está aberto e preparado para receber os turistas da melhor forma. Com chances de chuva praticamente inexistentes e temperaturas lá em cima, é natural que nesses meses tudo encareça um pouco. Uma alternativa para isso é optar nos meses intermediários, viajando em junho ou setembro, por exemplo.

 

Como se locomover por lá

Muitos turistas incluem o Algarve em suas rotas de viagem pelo verão europeu pela facilidade e economia de locomoção (os vôos em companhias aéreas low cost são muito comuns), então uma opção bastante viável acaba sendo a chegada no Algarve através de Sevilha, na Espanha, ou ainda de Lisboa, que é bem próxima do litoral.

E para se sentirem mais livres com relação ao roteiro, acabam optando em sua maioria pelo aluguel de carro, o que é uma excelente alternativa para fugir do transporte público no Algarve – que funciona relativamente bem, mas não é a melhor opção caso você tenha poucos dias de viagem. Duas plataformas populares para aluguel de veículos são a Rentcars e a Rentalcars, sendo que a primeira trabalha com preços em reais, com opção de pagamentos adiantados e parcelados e sem IOF.

 

Roteiro de 5 dias pelo Algarve

 

Dia 1 | Chegada em Faro e centro histórico de Albufeira

Faro é a capital do Algarve, e mesmo não sendo a mais turística para se hospedar, vale a pena uma volta ao redor e fazer uma pausa para o lanche antes de partir para Albufeira, a cerca de 37 minutos de distância, e que pode ser uma das suas opções de acomodação.

A agitada cidade de Albufeira tem muito em comum com a paisagem grega, o que brilha aos olhos dos turistas e motiva hotéis e resorts a oferecerem preços cada vez mais competitivos em ótima localização. No entanto, a opção de se hospedar em pontos mais afastados da cidade também é válida, o que com certeza te garantirá mais tranquilidade e conforto.

Chegando no centro histórico de Albufeira, ao percorrer suas charmosas ruas e caminhar até um de seus mirantes, você vai notar que está no alto de uma falésia, de onde será possível avistar as praias mais centrais de Albufeira como a Praia dos Pescadores e a Praia do Peneco. Neste dia, o foco será a contemplação e adaptação em sua acomodação! Recarregue as energias pois os próximos dias serão de agito!

 

Dia 2 | Praias de Albufeira (Praia da Falésia, Praia dos Pescadores e mais)

Considerada uma das mais bonitas do país, a Praia da Falésia, como o próprio nome diz, é cercada por gigantes paredes de rocha que servem como corta-vento. A enseada é ideal para tomar banho de mar e de sol, e também para a prática de stand up paddle. Além disso, é bastante querida entre a população local por receber diversas festas e sunsets nos meses de julho e agosto. Sua infraestrutura conta com estacionamento, banheiros, restaurantes e espreguiçadeiras para aluguel.

Já a Praia dos Pescadores é conhecida por causa de seu areal dourado e o mar de cor azul turquesa. A cidade costuma organizar concertos em palcos montados na areia, o que atrai ainda mais visitantes nesta pequena praia envolta por casas e hotéis. Por ser bem próxima à cidade de Albufeira, é possível acessá-la a pé através de túneis, escadas rolantes e até um elevador que o levam até o nível do mar. Pela orla, existem diversos restaurantes e bares.

Se possível, também não deixe de conhecer a Praia dos Salgados, Praia da Coelha e a Praia de São Rafael.

 

Dia 3 | Praias de Lagos (Praia da Dona Ana, Ponta da Piedade e mais)

A pequena cidade de Lagos (com apenas 30 mil habitantes!) esconde uma rica história datada da era dos descobrimentos de Portugal! Na parte urbana, o centro rouba a cena: com seus calçadões, lojas, gastronomia e uma excelente infraestrutura de hospedagem, Lagos é uma cidade completa. A fuga para as fantásticas praias ao seu redor vai tornar ainda mais memorável o seu terceiro dia de viagem no Algarve.

Um dos programas imperdíveis por lá é fazer um roteiro de caiaque ou barco por entre as formações rochosas de Lagos. O passeio cinematográfico com cerca de 1h30 e aproximadamente €15 contempla a Praia da Dona Ana, considerada pelo TripAdvisor a melhor praia portuguesa, e já eleita como a praia mais bonita do mundo!

O mesmo passeio também percorre a Ponta da Piedade, um dos mais lindos cartões postais de Portugal, tido como o Caribe português! A atração é um monumento natural turístico de Lagos, formado por rochas no mar de diversos tamanhos, que criam uma paisagem interessante e super instagramável. Ah, também é possível acessar o local via terrestre!

 

Algumas outras praias imperdíveis em Lagos são a Praia do Pinhão, a Praia dos Estudantes, Praia da Batata e Praia do Camilo, com uma escadinha pra lá de charmosa que dá acesso à areia.

 

Dia 4 | Praia e Gruta de Benagil, Praia da Marinha, Praia do Carvoeiro

Benagil concentra uma atração bastante hypada, que é a Gruta de Benagil: uma cavidade natural formada pela erosão do vento e da água. Só conhecendo para apreciar a perfeição dessa magnífica natureza!

A Praia de Benagil em si também é digna de notas altíssimas, junto à Praia da Marinha. Uma excelente dica é fazer o percurso dos Sete Vales Suspensos, que nada mais é do que uma trilha por cima das falésias da região. E já que a ideia é conhecer um pouco de cada lugar, super rola encurtar o caminho e fazer somente o trecho Benagil-Marinha (que inclusive é o mais bonito!)

E para fechar o penúltimo dia de viagem, dê um pulinho na Praia do Carvoeiro, uma antiga vila com uma enseada praticamente encaixada nas pedras. A costa é repleta de restaurantes à beira-mar e vários mirantes para contemplar o mar azul turquesa do alto – já imaginou um pôr do sol nesse lugar?

 

Dia 5 | Costa Vicentina

Geralmente no último dia de viagem os viajantes gostam de repetir algum passeio que amaram ou descansar no hotel para o próximo destino. Como o Algarve é cheio de surpresas, talvez você prefira voltar em alguma das cidades acima e explorar ainda mais as grutas e trilhas escondidas por lá. Porém, se estiver a fim de aventuras, recomendamos um tourpela Costa Vicentina!

Um pouco mais selvagem do que as demais praias, esse é um trecho do litoral português que faz parte do Parque Natural do Sudoste Alentejano. Em termos de território, as praias da Costa Vicentina começam logo após o Cabo de São Vicente e seguem em direção ao norte.

No entanto, vale destacar que Cabo de São Vicente já merece uma parada, pois o lugar é interessante para observar o trajeto dos grandes navios que transitam entre o norte da África e o mar Mediterrâneo. Seguindo viagem, ressaltamos também que a Praia da Ponta Ruiva é um dos cenários mais favoráveis para curtir um pôr do sol. O charme das rochas em tom avermelhado em contraste com os raios de sol, fazem dessa enseada uma ótima pedida para caminhadas e belas fotos.

Se o clima contribuir, que tal arriscar um trekking? A Rota Vicentina é super famosa e os caminhos revelam penhascos e paisagens de (literalmente) tirar o fôlego!

Conta pra gente se você já conhecia o Algarve e se curtiu saber mais sobre essa região que por tanto tempo ficou longe dos holofotes do turismo, mas que agora está mais acessível do que nunca!

E até a próxima!

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');