fbpx

Inland Sea e Blue Hole em Malta: onde ficam e como chegar

A geologia de Malta criou algumas belas características naturais para desfrutarmos, e duas delas, temas do blogpost de hoje, esbanjam águas quentes, um bocado de aventura e incríveis vistas, sendo uma experiência mega recomendada a vários perfis de turistas.  Estamos falando da Inland Sea (na tradução, seria algo como Mar Interior) e da Blue Hole […]

A geologia de Malta criou algumas belas características naturais para desfrutarmos, e duas delas, temas do blogpost de hoje, esbanjam águas quentes, um bocado de aventura e incríveis vistas, sendo uma experiência mega recomendada a vários perfis de turistas. 

Estamos falando da Inland Sea (na tradução, seria algo como Mar Interior) e da Blue Hole (Buraco Azul), atrações vizinhas localizadas na costa oeste de Gozo, próximas à aldeia de Dwejra. 

Abaixo, conheça mais sobre esses dois peculiares lugares, o que fazer por lá e como chegar!

 

Afinal, o que são? 

Tanto a Inland Sea como a Blue Hole são criações naturais originadas pela ação do sol, da chuva e do tempo. Basicamente o que acontece em Malta é que a água da chuva que penetra no solo é capaz de dissolver o calcário, sais naturais ou o gesso (como no caso de Dwejra). 

No caso das formações rochosas, à medida que a superfície é corroída pela água da chuva, o peso do “teto” dessas rochas e cavernas eventualmente cede, e dá lugar a uma depressão profunda e geralmente arredondada. 

Vale pontuar que esse fenômeno leva décadas para acontecer, e por isso, ambas atrações são seguras e fortemente indicadas para visitação!

intercambio-em-malta

 

Inland Sea

A atração é uma pequena lagoa quase totalmente sem litoral, cujas margens são rodeadas por pequenos barcos de pesca (os Luzzo’s). O tranquilo poço de águas rasas e mornas é separado do mar aberto por uma estreita fenda nas falésias, utilizada tanto para os passeios de barco como para os mergulhadores.

Uma excursão sossegada pela Inland Sea geralmente dá para ser feita em meio dia, e pode incluir um relaxante banho de mar, o popular passeio de barco, e pra finalizar, um pit stop em um dos quiosques e restaurantes ali localizados.

O roteiro dos barcos inclui a passagem de cerca de 105 metros pela fenda rochosa até o mar Mediterrâneo, vistas magníficas dos penhascos verticais, entradas em cavernas e visitação ao lugar que abrigava a (infelizmente colapsada) Azure Window. O passeio dura cerca de 30 minutos e custa €4.

Já um itinerário mais ousado é para os amantes da natureza! Considerado um dos locais de mergulho mais espetaculares da Europa, lembra-se da fenda que comentamos ser utilizada para os mergulhadores também? Pois é, este lugar dá origem a um túnel subaquático a mais de 60m de comprimento, abaixo do mar, à beira de uma parede rochosa repleta de corais e esponjas. A certo ponto, inclusive, os mergulhadores precisam de uma luz especial de mergulho para não perder nenhum detalhe do espetáculo que é o trajeto!

Além dos mergulhos de cilindros – que demandam treinamento prévio – muitos turistas aproveitam a imensa fauna para desbravar a região com snorkeling! A dica aqui é chegar cedo se quiser fazer várias atividades, ou ao final do dia para apreciar o pôr do sol. 

 

Blue Hole

Outro fenômeno natural é a Blue Hole, que fica ao lado da (inesquecível) Azure Window, o arco rochoso cena de diversos momentos históricos em filmes e seriados, especialmente Game of Thrones. E apesar da Janela Azul ter colapsado alguns anos atrás, o local continua digno de visita por abrigar o cobiçado Buraco Azul, por onde a visibilidade marinha é simplesmente perfeita!

A abertura em si não é muito grande, medindo 10m de largura por 25m de comprimento. O que impressiona, na verdade, é a nítida mudança na cor azul da água conforme fica mais profundo! Um arco subaquático localizado 10 metros abaixo da superfície conecta a Blue Hole ao mar aberto, tornando-a uma formação geológica única. 

Por lá, mergulhadores de todos os níveis (cilindro e snorkeling) ficam fascinados ao ver a quantidade de vida marinha a pouquíssimos metros de profundidade, como moreias, lagostas, polvos e cavalos-marinhos. É um dos pontos de mergulho mais populares e requisitados em Malta.

O banho para turistas já não é tão recomendado, uma vez que o espaço não é totalmente protegido do mar aberto, especialmente em dias de muito vento. Há, no entanto, um local para banhistas que pode ser alcançado a partir da área de estacionamento, próximo às escadas! De qualquer forma, a contemplação dos arredores é mais do que o suficiente para se surpreender e se apaixonar pelo lugar!

 

Onde ficam e como chegar? 

Tanto a Inland Sea como a Blue Hole estão situadas próximo a aldeia de Dwejra, na costa oeste de Gozo, conectadas por um estacionamento público em comum que é onde a estrada naturalmente termina. 

Para chegar, é preciso utilizar o Ferry que viaja de Malta a Gozo. Uma vez em Gozo, você pode escolher entre:

  • Utilizar o transporte público: no terminal próximo ao Ferry, tomar o ônibus 323 (Victoria) e então o 311 (Dwejra). O trajeto leva cerca de 40 minutos até as atrações. 
  • Alugar um carro, e aí basta seguir as placas para a antiga Azure Window e a Inland Sea, num trajeto de aproximadamente 24 minutos.
  • Ir de Hop-On Hop-Off, sendo que o tour acontece todos os dias das 9h45 às 15h45, e visita mais de 15 paradas. O ticket custa a partir de € 22,50.

A gente quer saber: você já tinha considerado esses dois lugares no seu roteiro pela ilha?

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu melhor e-mail para receber notícias e novidades sobre Malta.

    window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-134632733-1');